Ciclo da água

2,450 views
2,347 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,450
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ciclo da água

  1. 1. ÁREA DE PROJECTOÁREA DE PROJECTO ““VIVER NO MUNDO E SABER RESPEITÁ-LO”VIVER NO MUNDO E SABER RESPEITÁ-LO” “SER CIDADÃO” A ÁguaA Água O Ciclo da ÁguaO Ciclo da Água Experiências com a Água : os materiais e mudanças de estado
  2. 2. A ÁguaA Água Introdução / Tarefa / Recursos / ProcessoIntrodução / Tarefa / Recursos / Processo / Avaliação / Conclusão/ Avaliação / Conclusão
  3. 3. IntroduçãoIntrodução Pretendemos com este trabalhoPretendemos com este trabalho proporcionar -vos um conhecimento maisproporcionar -vos um conhecimento mais profundo sobre a ÁGUA.profundo sobre a ÁGUA. A água, deixou de ser, como até háA água, deixou de ser, como até há pouco tempo, uma dádiva inesgotável dapouco tempo, uma dádiva inesgotável da Natureza. É importante dizer que a água éNatureza. É importante dizer que a água é fundamental para a vida do Homem, dosfundamental para a vida do Homem, dos animais e das plantas, como tal devemosanimais e das plantas, como tal devemos preservá-la!preservá-la!
  4. 4. Tarefas a realizarTarefas a realizar  Descrever e desenhar o Ciclo da Água.Descrever e desenhar o Ciclo da Água.  Procura as respostas para estas tarefasProcura as respostas para estas tarefas com o auxílio de manuais, livros e nacom o auxílio de manuais, livros e na Internet.Internet.  Este é o vosso desafio, descobre oEste é o vosso desafio, descobre o cientista que há em ti!cientista que há em ti!
  5. 5. Processo e RecursosProcesso e Recursos  Após veres a apresentação daApós veres a apresentação da história da “Salpico, a Gotinha dehistória da “Salpico, a Gotinha de Água” vais:Água” vais:  Formar grupos de cinco elementos eFormar grupos de cinco elementos e iniciar a tua tarefa.iniciar a tua tarefa.
  6. 6. Podes consultar livros, enciclopédiasPodes consultar livros, enciclopédias Podes navegar nestes sítios:Podes navegar nestes sítios: www.fvirtual.ptwww.fvirtual.pt/ambiente/agua/ambiente/agua www.amigodaagua.ptwww.amigodaagua.pt www.mundodaágua.comwww.mundodaágua.com
  7. 7. Conhecem aConhecem a História da “Salpico”, aHistória da “Salpico”, a Gotinha de Água ? ...Gotinha de Água ? ... A viagem da “Salpico”A viagem da “Salpico”
  8. 8. Era uma vez umaEra uma vez uma gotinhagotinha de água pequenina ede água pequenina e transparente.transparente. JuntamenteJuntamente com outras, Salpicocom outras, Salpico formavaformava a água de um lago.a água de um lago.
  9. 9. Um dia, o SolUm dia, o Sol brilhante aqueceu abrilhante aqueceu a água do lago. Salpico e aságua do lago. Salpico e as amigas transformaram-seamigas transformaram-se em vapor de água, subiramem vapor de água, subiram e formaram as nuvens.e formaram as nuvens. Salpico é agora uma parteSalpico é agora uma parte da nuvem.da nuvem.
  10. 10. No céu, oNo céu, o vento empurrou as nuvensvento empurrou as nuvens e a Salpico viajou pore a Salpico viajou por muitas terras…viumuitas terras…viu florestas, desertos, riosflorestas, desertos, rios e oceanos…e oceanos…
  11. 11. Dentro da nuvem, as gotinhas deDentro da nuvem, as gotinhas de água dançam ao som do vento queágua dançam ao som do vento que sopra… Salpico e as amigassopra… Salpico e as amigas encontraramencontraram ar mais frio e caíram em formaar mais frio e caíram em forma de chuva.de chuva.
  12. 12. Ao passarem pelaAo passarem pela montanha, o ar eramontanha, o ar era muito, muito frio e agoramuito, muito frio e agora asas gotinhas caíram na terragotinhas caíram na terra em forma de neve.em forma de neve.
  13. 13. O calor do Sol derreteuO calor do Sol derreteu a neve, Salpico e as amigasa neve, Salpico e as amigas voltaram a ser águavoltaram a ser água líquida.líquida.
  14. 14. Parte da águaParte da água introduziu-se na terra eintroduziu-se na terra e alimentou as plantas.alimentou as plantas. Outra parte infiltrou-seOutra parte infiltrou-se no solo e quandono solo e quando encontrou rochasencontrou rochas impermeáveis formou umimpermeáveis formou um lençol de água.lençol de água.
  15. 15. Salpico e as suas amigas,Salpico e as suas amigas, correramcorreram debaixo da terra edebaixo da terra e formaram uma nascente.formaram uma nascente.
  16. 16. A Salpico foiA Salpico foi ter ao rio onde conheceuter ao rio onde conheceu os peixes… e viajou comos peixes… e viajou com ele até ao mar.ele até ao mar.
  17. 17. Agora a Salpico fazAgora a Salpico faz parte do mar. Vive numaparte do mar. Vive numa onda à espera que o Solonda à espera que o Sol a aqueça, para de novoa aqueça, para de novo poder subir e começarpoder subir e começar uma nova viagem.uma nova viagem.
  18. 18. Fim !Fim !
  19. 19. Ciclo da ÁguaCiclo da Água
  20. 20. AvaliaçãoAvaliação – Os alunos irão elaborar cartazes sobre oOs alunos irão elaborar cartazes sobre o tema: “ O Cíclo da Água”.tema: “ O Cíclo da Água”. – Os alunos irão elaborar folhetos paraOs alunos irão elaborar folhetos para distribuir junto da Comunidade Educativadistribuir junto da Comunidade Educativa sobre a necessidade de preservar a água.sobre a necessidade de preservar a água. – Poderá ser feita uma exposição com oPoderá ser feita uma exposição com o produto final destes trabalhos, no final doproduto final destes trabalhos, no final do ano lectivo.ano lectivo.
  21. 21. ConclusãoConclusão Com este trabalho pretendemosCom este trabalho pretendemos que os nossos alunos entendamque os nossos alunos entendam que a água é um bem preciosoque a água é um bem precioso essencial à vida e que devemosessencial à vida e que devemos preservar!preservar!

×