Your SlideShare is downloading. ×
.Problemas de eletricidade.
.Problemas de eletricidade.
.Problemas de eletricidade.
.Problemas de eletricidade.
.Problemas de eletricidade.
.Problemas de eletricidade.
.Problemas de eletricidade.
.Problemas de eletricidade.
.Problemas de eletricidade.
.Problemas de eletricidade.
.Problemas de eletricidade.
.Problemas de eletricidade.
.Problemas de eletricidade.
.Problemas de eletricidade.
.Problemas de eletricidade.
.Problemas de eletricidade.
.Problemas de eletricidade.
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

.Problemas de eletricidade.

4,230

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
4,230
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
62
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Problemas de Física PROFESSOR HELANDERSON SOUSA ASSUNTO: ELETRODINÊMICA PARA OBTER AS SOLUÇÕES MANDE EMAIL PARA helandersonslavyero@hotmail.com1) Considere um circuito formado em forma de uma escada infinita de resistores R1 e R2 dispostos como mostra a figura abaixo. Se K = ½, determine a resistência equivalente entre os pontos A e B.2) Dois circuitos A e B são mostrados na figura abaixo, Se a resistência equivalente entre os pontos 1 e 2 na figura a é X e na figura B é Y. Determine a alternativa correta. a) Y X b) Y = ( c) X.Y = 2 d) X-Y = 2R e) X/Y = 3R3) Se a resistência equivalente entre os pontos 1 e 2 no Circuito mostrado abaixo vale NR (a) Determine o valor de K. (b) Para quais valores de N esse circuito é possível?
  • 2. 4) Calcule a resistência equivalente entre os pontos A e B5) A figura abaixo mostra o esquema de um circuito planificado, onde todas as arestas tem resistência R. Ao ligarmos os pontos A, B e C, formamos um circuito tridimensional. Nessas condições determine a resistência equivalente entre os pontos E6) e F.7) Determine a resistência equivalente entre os pontos A e B
  • 3. 8) Nas figuras 1 e 2, temos duas associações infinitas de resistores onde todos possuem a mesma resistência . Sendo 1 a resistência equivalente entre os pontos A e B da Figura 1 e 2, a resistência equivalente entre os pontos C e D da figura 2, determine razão 1/ 2.A)1.B) 2.C) 3.D) 4.E) 5 9) Se todas as resistências no arranjo de resistores mostrado abaixo valem R. Determine a razão entre Rec(CB) e Rec(DF)
  • 4. 10) No sistema mostrado abaixo, determine a resistência entre os pontos A e B.11) O circuito mostrada na figura abaixo é formado por resistores com resistência igual a R. se X é a resistência entre os pontos A e B e Y a resistência entre os pontos C e D. Determine X/Y12) Sabendo que todos os resistores possuem a mesma resistência R, determine a resistência equivalente entre os pontos A e B.
  • 5. A) 5R/6B) 16R/7C) 4/RD) 2R/313) Determine a resistência equivalente entre os pontos A e B no sistema mostrado na figura abaixo.14) Quando duas resistências diferentes são ligadas é série, a resistência equivalente é dada por p, se essas mesmas resistências forem ligadas em paralelo a resistência equivalente passa a ser q, se p = n.q determine o menor valor possível para n. a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 515) Observe a figura abaixo, onde um prisma reto de base hexagonal tem uma resistência R em cada uma de suas arestas. Calcule a resistência equivalente entre os pontos A e B.
  • 6. 16) Observe a figura abaixo, onde um prisma reto de base hexagonal tem uma resistência 13 em cada uma de suas arestas. Se a diferença de potencial entre os pontos A e B é 13V, determine a corrente que passa pelo gerador17) Calcule a resistência equivalente entre os pontos 1 e 2 no circuito da figura se todas as resistências são iguais a R.18) Na associação de resistores abaixo, cada resistência vale R. Se a ddp aplicada aos terminais A e B vale U, determine a potência dissipada pela associação.
  • 7. 19) Cinco resistores são dispostos como mostrado na figura abaxo, cada um com resistência igual a R. Determine a resistência A B20) Se todas as resistências mostradas no circuito a baixo valem R, Determine a resistência equivalente entre os pontos S e R.21) Na associação de resistores infinita abaixo, todas as resistências valem 1K . Determine a resistência equivalente entre os pontos A e B.
  • 8. 22) O valor da resistência equivalente entre os terminais A e B do circuito mostrado na figura abaixo é:a) R/2b) 6 R/11c) 6R/13d) 16R/29e) 15R/31 23) Cada ramo, do circuito mostrado a seguir, possui resistência R
  • 9. Determine a resistência equivalente entre os pontos A e B. 24) O pentagrama é uma figura que pode ser construída por uma linha fechada única entrelaçada, sendo considerado símbolo da perfeição. O nome pentagrama se dá em virtude da formação de um pentágono regular no seu interior. Gilson, então, resolver fazer uma associação de resistores usando um pentagrama conforme a figura abaixo. Sabendo que Gilson utilizou resistores de mesma resistência , determine a resistência equivalente entre os pontos e .a) 5 /6b) 7 /6c) 10 /9d) 5 /4 e) N.D.A 25) Achar a resistência equivalente entre os pontos A e B no circuito da figura abaixo.
  • 10. 26) Ache a resistência equivalente entre os terminais X e Y no circuito mostrado na figura abaixo, onde todos os resistores possuem resistência igual a R.27) Determine resistência equivalente entre os pontos A e B.28) Sabendo que todos os resistores da figura abaixo possuem a mesma resistência , determine a resistência equivalente entre os pontos e .
  • 11. a) 5 /6b) 7 /6c) 10 /7d) 5 /12e) 10 /3 29) Na figura abaixo cada aresta possui uma resistência R. Determine a resistências entre os pontos: a) A e B b) A e C c) A e D 30) Na figura espacial abaixo, todos resistores possuem a mesma resistência .Sabendo que a resistência equivalente entre os pontos e é 5 , o valor de é:a) 22b) 20c) 18
  • 12. d) 16e) 14 31) Na escada infinita de resistores mostrada na figura abaixo, considere todas as resistências iguais a R. Determine a resistência entre os pontos A e C 32) Na figura abaixo cada lado possui resistência igual à nR se a resistência equivalente entre os pontos A e B vale R determine o valor de n. 33) Na figura abaixo se mostra uma rede elétrica. Determine a resistência equivalente entre os terminais a e b se todas as resistências são iguais a R.
  • 13. 34) O circuito abaixo é composto por uma bateria de 7V e um conjunto de resistores cada uma com resistência R= 30 . Determine a corrente fornecida bela bateria. a) 1A b) 0,6 A c) 0,4 A d) 0,5 A e) Nenhuma das alternativas acima.35) Na figura abaixo, estão associados N geradores em série, em que suas forças eletromotrizes crescem em progressão geométrica. Sabendo que todos os resistores da figura apresentam a mesma resistência, determine o número de geradores associados para que o potencial no ponto G seja de 1640 Volts. Considere os geradores como ideais.
  • 14. 36) No circuito infinito abaixo, cada resistor possui resistência igual a R, se é aplicada uma diferença de potencial igual a V entre os pontos A e B, determine a diferença de potencial entre os pontos C e D.37) Como mostra a figura abaixo, uma malha espacial infinita de resistores foi construída. Na associação, todos os resistores são iguais a . Determine a resistência equivalente entre os pontos e .38) Determine V no circuito da figura abaixo 39) Determine a resistência equivalente no circuito assim com a corrente fornecida pela bateria na figura abaixo.
  • 15. 40) No circuito mostrado abaixo ABCDA é um anel circular de resistência total igual a 2 . Os ramos AC e BD são diâmetros da circunferência e possuiem resistência total igual a 1 cada um. Uma bateria de f.e.m desconhecia de resistência r e conectada entre os pontos AD. Determine a resistência equivalente do circuito.41) Na figura abaixo são mostrados dois circuitos que possuem resistências todas iguais a R. Se a resistência equivalente no circuito acima na figura vale X e no circuito abaixo na figura vale y. Determine o valor de X.
  • 16. 42) Na figura abaixo tem-se uma bateria de N volts ligada a um conjunto espacial de resistores. Determine a potência dissipada no resistor de 743) A figura abaixo mostra um circuito ligado a uma bateria de 10V. Determine quanto tempo um bloco de gele de massa igual a 500g levaria para ser derretido se toda a energia dissipada no resistor de 7 fosse usada para esse fim. DÚVIDAS OU PARA OBTER AS SULUÇÕES MANDE EMAIL PARA helandersonslavyero@hotmail.com
  • 17. “ALGUNS PROBLEMAS FORAM RETIRADOS DE GILSON RESOLVE E DO FORUM DEFÍSICA E MATEMÁTICA PIR2”

×