09 01 09 Ermis Resumo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

09 01 09 Ermis Resumo

on

  • 890 views

As boas práticas do município de Penela no fomento do empreendedorismo e da inovação valeram o reconhecimento e convite do Instituto Pedro Nunes (IPN) para a participação conjunta no projecto ...

As boas práticas do município de Penela no fomento do empreendedorismo e da inovação valeram o reconhecimento e convite do Instituto Pedro Nunes (IPN) para a participação conjunta no projecto ERMIS, no âmbito de uma candidatura ao programa INTERREG IVC. A candidatura foi aprovada e agora seguem-se acções que vão permitir o intercâmbio de boas práticas entre nove países da União Europeia, envolvendo 15 parceiros.


O INTERREG IVC é um programa de cooperação inter-regional que visa a partilha de conhecimento e experiência entre parceiros de diferentes países, com objectivos de desenvolvimento comuns. Além dos 27 estados da União Europeia, o programa abrange também a Suíça e Noruega e encontra-se estruturado em duas áreas prioritárias: “Ambiente e protecção de riscos” e “Inovação e sociedade do conhecimento”. É nesta última que se insere o projecto ERMIS e a candidatura do IPN e do município de Penela. O IPN, como incubadora de empresas de renome mundial foi convidado a ser parceiro do ERMIS, mas precisava também ele de ter um parceiro, uma entidade pública da área da administração local. Penela foi o município escolhido, por ser considerado como «exemplo de boas práticas no fomento do empreendedorismo e inovação em territórios de baixa densidade demográfica e de pequena dimensão», lê-se numa nota da Câmara de Penela.


O presidente da autarquia mostra-se satisfeito pela escolha, sinal do reconhecimento do trabalho que o município tem vindo a desenvolver no sentido de promover a competitividade, a inovação e o empreendedorismo, em especial junto das Pequenas e Médias Empresas (PME). E a partir de agora, diz Paulo Júlio, vai ser possível melhorar ainda mais esse trabalho. «Vamos partilhar experiências e aprender com os bons exemplos», adianta. «A participação acaba por ser um reconhecimento, mas, acima de tudo, uma oportunidade de perceber outras políticas de desenvolvimento local que se fazem noutros países», explica ainda o autarca.


Com duração prevista de 36 meses, o ERMIS irá, segundo a autarquia de Penela, «contribuir para melhorar a eficiência das políticas públicas, métodos e capacidade de apoio às PME, de forma a incentivar a inovação, que levará a um crescimento sustentável e contribuirá para o desenvolvimento sustentável». Envolvidos estão 15 parceiros de França, Itália, Holanda, Portugal, Hungria, Espanha, Grécia, Dinamarca e Roménia. As acções a desenvolver são variadas, tendo sempre em vista a partilha de experiências. Tanto podem ser, exemplifica o autarca, visitas aos territórios onde há desde zonas industriais a incubadoras, percebendo «o resultado que isso deu», como conferências gerais entre os 15 parceiros ou reuniões sectoriais. «O objectivo é partilhar modos de saber e afinar as acções de modo a que sejam melhores no futuro», resume o autarca.


O programa ERMIS foi apresentado a 29/01/10 no salão nobre da Câmara de Penela.

Statistics

Views

Total Views
890
Views on SlideShare
888
Embed Views
2

Actions

Likes
0
Downloads
10
Comments
0

1 Embed 2

http://www.slideshare.net 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

09 01 09 Ermis Resumo 09 01 09 Ermis Resumo Presentation Transcript

  • INTERREG IVC ERMIS « Effective Regional and Local Management of Innovation Systems » Project Outline
  • ERMIS PARTNERSHIP País   Instituição   França   Chamber of Commerce French Riviera Sophia Antipolis Comunauty Agglomeration   Itália   Cesena Municipality  CISE   Holanda   Eindhoven Municipality   Portugal   Penela Municipality IPN Incubator – Ideas and Business Incubator   Hungria   Miskolc Municipality Miskolc Holding Plc.   Espanha   ADEuropa Foundation   Grécia   Region of North Aegean North Aegean Chamber of Commerce   Dinamarca   The Municipality of Hørsholm Copenhagen Regional Agency (Erhvervnet)   Roménia   Iasi Municipality
  • Problem description/issues addressed
    • ERMIS will tackle two major issues:
    • How to create value innovation leading to sustainable growth within SMEs (Technological Innovation - product/process, Marketing oriented Innovation and Organizational Innovation)?
    • 2. What makes a Local Innovation System effective?
  • Objectives of the project General objective: To develop an effective model of governance for Local Innovation Systems (LIS) dedicated to fostering innovation within SMEs.
  • Objectives of the project
    • Sub-objectives:
    • Interregional cooperation between business support organizations, knowledge centers and policy makers
    • Exchange best practices of Innovation Governance Models
    • 3. To involve throughout the project relevant local, regional and European stakeholders outside the project for exchange, input and dissemination of project outputs (EC, Regional Programme Managers…)
  • Objectives of the project
    • The innovation process in 3 dimensions of the development strategy of a firm:
    • Focus and/or diversify?
    • Internationalization and/or domestic market?
    • Endogenous development and/or collaboration and strategic alliances with partners (R&D, suppliers, knowledge centers, large size firms…)
  • EXPECTED RESULTS Adjustable model of LIS to be implemented and tested by partners in their respective territories.