Your SlideShare is downloading. ×
Parâmetros que auxiliam
Parâmetros que auxiliam
Parâmetros que auxiliam
Parâmetros que auxiliam
Parâmetros que auxiliam
Parâmetros que auxiliam
Parâmetros que auxiliam
Parâmetros que auxiliam
Parâmetros que auxiliam
Parâmetros que auxiliam
Parâmetros que auxiliam
Parâmetros que auxiliam
Parâmetros que auxiliam
Parâmetros que auxiliam
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Parâmetros que auxiliam

596

Published on

Apresentação comunicação visual - cores

Apresentação comunicação visual - cores

Published in: Design
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
596
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior – FACCAMP 2012 Prof. Gilberto Tessari Jr.Parâmetros que auxiliam na definição das coresA cor, elemento fundamental em qualquer processo de comunicação, merece umaatenção especial. É um componente com grande influência no dia a dia de umapessoa, interferindo nos sentidos, emoções e intelecto; pode, portanto, ser usadadeliberadamente para atingir objetivos específicos. O uso apropriado de cores poderesultar em uma rápida e correta assimilação da informação.Como muitas vezes age no inconsciente de uma pessoa, é um parâmetro que deveser muito bem compreendido; seu uso incorreto pode trazer resultados indesejáveisque nem chegam a ser notados.Cada cor e seus nuances impõem aos indivíduos uma reação psicológica peculiar ecabe, a quem se propõe executar trabalhos visuais, o conhecimento desses princípiospara provocar nos receptores a reação psicológica necessária ao objetivo proposto.
  • 2. O uso de cores em imagens permite:. Mostrar as coisas conforme são vistas na natureza;. Representar associações simbólicas;. Chamar e direcionar a atenção;. Enfatizar alguns aspectos sociais;. Determinar um estado de espírito;. Tornar uma imagem mais fácil de ser memorizada.No que diz respeito aos fatores humanos, associações climáticas podem facilmenteser identifica das na preferência por certas cores. De um modo geral, as pessoas delugares tropicais gostam mais de cores saturadas e com brilho; já os moradores deregiões mais temperadas possuem uma tendência ao uso de cores sombrias. Isso sedeve ao fato de serem essas as cores que elas estão mais acostumadas a ver no seuhabitat natural. Outro exemplo de associação que reflete aspectos culturais é a corbranca: no ocidente, ela é associada à pureza e à alegria, sendo muito usada pornoivas no dia de seu casamento. No oriente, é a cor da morte e da dor, sendo overmelho a cor convencional para o vestido de noiva.Segue abaixo uma relação de cores e suas respectivas influências quando utilizadas:
  • 3. BrancoA cor branca é a chave para a comparação de cores; é usada para determinar oconteúdo espectral de uma luz. É a cor que possui a maior leveza, e atrair aatenção em um fundo escuro.Uma imagem com o fundo branco fornece a máxima legibilidade para um objetoescuro, mas seu intenso brilho pode causar problemas ao se olhar para ela por umperíodo prolongado; áreas extensas de branco geralmente resultam em um brilhoque dilui as cores exibidas. Devemos evitá-la também nos cantos das imagensdevido à grande sensibilidade do olho a intensidade de luz no campo visualperiférico. Para a reprodução de imagens, recomenda-se uma margem estreita(com uma largura próxima a 5 mm) de modo a estabelecer a referência brancapara um melhor julgamento da aparência da cor.Em nossa cultura a cor branca está associada a: neve, pureza, inocência, paz,leveza, limpeza, frio, hospital, vulnerabilidade, palidez fúnebre, rendição eesterilidade.
  • 4. PretoA cor preta age como um estimulante para as demais cores e se harmoniza bemcom todas elas. Apesar de muitas conotações emocionais negativas, suaconformidade faz dela um padrão para várias situações: traje para noite, roupa denazistas e fascistas, grupo de adolescentes.Objetos brilhantes aparentam ser mais escuros do que objetos foscos e assuperfícies pretas geralmente se tornam mais negras à medida que o nível deiluminação aumenta. Contrastes simultâneos fazem com que um contorno pretotorne áreas coloridas mais claras e amplas.Nos dispositivos de vídeo, o preto é a cor natural de fundo (nenhum sinal nomonitor ou cor no pixel). Ela fornece um bom contraste com as cores brilhantes etorna-se mais legível quando em contraste com fundos claros.A cor preta está associada a: noite, carvão, poder, estabilidade, formalidade,solidez, medo, vazio, segredos, anonimato e maldição. Quando aplicado, sugeremorte, luto, infortúnio, porém pode vir a mostrar elegância e distinção, se fortratado com camada brilhante. Uma combinação interessante é o preto fosco e opreto brilhante.
  • 5. CinzaO cinza é uma cor que reduz as conotações emocionais. Combina bem com todas ascores, as quais, por sua vez, apresentam seu colorido máximo quando contrastandocom cinza escuro.Pode ser obtida através da mistura de branco e preto ou de cores complementares;pode também ser gerada através da mistura de pontos adjacentes pretos ebrancos, como no caso de um monitor de vídeo, o que provoca um tom de cinzamais vibrante do que quando se trata de um cinza uniforme.Por ser uma resultante da mistura entre o preto e o branco, a cor cinza não possuiuma associação específica.O cinza é uma cor neutra, que assume reações diferentes, de acordo com ascombinações. A tonalidade em si traduz tristeza, angústia, desânimo. Quandoassume tons muito escuros transmite a sensação de sujeira.
  • 6. VermelhoÉ a cor com o maior impacto emocional universal,provavelmente devido à sua associação com o sangue eo fogo; portanto, com a guerra. Seu significadosimbólico varia com diferentes culturas: na Inglaterrasimboliza a realeza; nos Estados Unidos denota perigo;na China representa revolução; na Índia, casamento.A cor vermelha é uma das três cores primárias usadasnos dispositivos de vídeo RGB. Mostra-se muitoeficiente quando usada nas imagens para sinalizaralgum perigo ou chamar a atenção, como, por exemplo,bordas vermelhas nos sinais de advertência sãorapidamente percebidas. Mas seu uso deve ser evitadoem áreas amplas ou para a cor de fundo; trata-se deuma cor dominante e agressiva que chama muito aatenção.A cor vermelha está associada a: vitória, paixão, amor,força, energia, sexualidade, sangue, guerra, fogo,perigo, raiva e satã.O vermelho libera sensações de alegria, força,vitalidade. É uma cor que se impõe sem discrição.Classificada como uma cor quente, possui apropriedade de aumentar o veículo. Igualmente, osnuances de vermelho têm características particulares. Opúrpura, por exemplo, encerra severidade, riqueza,dignidade. O vermelho voltado para o cereja transmiteum toque de sensualidade. Quanto mais escuro, maisprofundas serão as sensações de suas radiações,quanto maior sua claridade, mais fantásticos e joviaisserão os impulsos transmitidos.
  • 7. LaranjaO laranja, muito mais que o vermelho, transmite radiação e expansão. Cor quenteque transmite efervescência, fogo, que sugere intimidade e calor.
  • 8. VerdeO verde é uma cor intimamente ligada à natureza; é a cor da vegetação e se tomoua marca dos movimentos ambientalistas. A idéia tradicional de que a plantaçãosignifica uma certa estabilidade resultou na associação do verde com o sentimentode segurança. Acredita-se que ambientes com um tom de verde-claro promovamum estado de paz na mente, mas verde em excesso pode resultar em umaaparência doentia.O olho humano é mais sensível aos comprimentos de onda próximos ao amarelo-verde. Quanto mais amarelado, mais associado a uma força ativa, ao contrário,quanto maior a predominância do azul leva os nuances de verde à seriedade:indiferente à sua claridade, o verde jamais perde a estabilidade. Assim, essa é a cormais visível das três cores primárias dos terminais RGB, sendo muito propíciaquando se deseja passar rapidamente uma informação.O verde é a mais calma das cores. Estático e frio, está associado à estabilidade,vegetação, natureza, primavera, fertilidade, esperança, segurança, decadência,inexperiência, inveja, ganância, fuga da realidade e má sorte.
  • 9. AmareloO amarelo é uma cor incandescente com grande qualidade acolhedora. Suaassociação imediata com o Sol faz com que ela simbolize a vida e o calor.Nos terminais RGB, essa cor é produzida pela combinação de vermelho e verde e,em geral, preferencialmente de baixa saturação. Por ser o mais claro de todos osmatizes, é um bom indicador de atividade: daí o seu uso em faixas de obstruçãopolicial.Não deve ser usada como cor de texto, a não ser com fundo preto ou azul escuro. Acor amarela está associada a: sol, verão, serenidade, ouro, colheita, inovação,covardia, traição, ciúmes, risco, doença e loucura.MarromO marrom é uma cor que exprime compactação e de grande utilidade. É uma correalista, que não vulgariza e nem brutaliza, representando pés no chão.
  • 10. AzulPor ser a cor do céu e do mar, o azul sugere ar, espaço e profundidade. É uma corfria e suave; tem uma grande capacidade de relaxar e tranqüilizar as pessoas.Fornece um bom fundo para cores vívidas. É a cor preferida pela moda, emqualquer circunstância social. Simboliza autoridade e espiritualidade, sendo a cormais amplamente usada nas bandeiras nacionais, mostrando assim, o desejo deunidade e estabilidade.É uma das três cores primárias dos terminais de vídeo. Como o olho humano émenos sensível aos comprimentos de onda do azul, o azul é uma cor difícil de serfocalizada e de se obter um bom contraste; não deve assim ser usado para textonem detalhes finos. É uma excelente cor para o fundo, principalmente porque pode-se tirar proveito de sua qualidade de expansão e profundidade infinita.A cor azul está associada a: céu, mar, espiritualidade, estabilidade, paz, unidade,frio, depressão, melancolia, obscenidade, mistério, conservadorismo.Introvertida e discreta, é a cor preferida pelos adultos, exprimindo lembrançasdistantes. A calma transmitida por essa tonalidade é diferente dos tons verdes, jáque o azul é dinâmico e traduz viagens imaginárias.
  • 11. RosaO rosa é uma cor íntima, de fácilassimilação quanto às sensações,transmitindo feminilidade,intimidade e também se enquadranas cores quentes, devido àpresença do vermelho.VioletaA cor violeta transmite misticismoe meditação, sua claridade natonalidade lilás já nos impõe asensação de magia.

×