FISPQ - Ficha Completa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

FISPQ - Ficha Completa

on

  • 7,397 views

Apresentação completa da ficha técnica do produto FISPQ

Apresentação completa da ficha técnica do produto FISPQ

Statistics

Views

Total Views
7,397
Slideshare-icon Views on SlideShare
7,222
Embed Views
175

Actions

Likes
0
Downloads
45
Comments
0

4 Embeds 175

http://www.fumace.net 168
http://fumace.net 4
http://www.google.com.br 2
http://www.slideshare.net 1

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    FISPQ - Ficha Completa FISPQ - Ficha Completa Presentation Transcript

    • FISPQ Pág. 1 FORMICIDA FUMACÊ ® 1 – Identificação do Produto e da Empresa Ecco Conttrol Controle Ecológico de Pragas e Comercial Ltda Al. Dom Pedro de Alcantara, 622 CEP 09771-281 – São Bernardo do Campo – SP Telefones de emergência: Centro de Informações Toxicológicas: 0800 17 04 50 Telefone da empresa: 0xx11 4330-6644 PRO QUIMICA – ABIQUIM: 0800 11 82 70 2 – Composição e informações sobre os ingredientes Natureza Química : TIPO DE FORMULAÇÃO : Pasta fumigante CLASSE : Formicida GRUPO QUÍMICO : Éster peretróide Fórmula molecular : C 22 H 19 Cl 2 NO 3 Nome químico : ( ±)-  -ciano-3-fenoxibenzil ( ±)-cis, trans-3-(2,2-diclorovinil)-2,2-dimetilciclopropanocaboxilato (CIPERMETRINA) .......................................................................66,6 g/kg ou 6,66% m/m Ingredientes Inertes ..................................................................933,3 g/kg ou 93,33% m/m 3 – Identificação de perigos Principais Perigos: Pela modalidade de uso, há risco de incêndio. Efeitos do Produto : Saúde : Efeitos de superexposição resultam tanto da inalação como o do contato com a pele. Os sintomas de superexposição incluem coriza nasal, convulsões, falta de coordenação ae aumento de sensibilidade do tato. O contato com este produto pode causar sensações na pele como dormência, queimação e formigamento. Estas sensações na pela são reversíveis e normalmente desaparecem dentro de 12 horas.
    • FISPQ Pág. 2 FORMICIDA FUMACÊ ® Efeitos do Produto : Meio Ambiente : Altamente tóxico para peixes e organismos aquáticos. Manter distante de esgotos e mananciais de água. Perigos físico-químicos : Pela modalidade de uso, há risco de incêndio. Perigos específicos : ND 4 – Medidas de primeiros socorros Inalação : remover para o ar fresco. Se fizer parada respiratória fazer respiração artificial. Se desconforto ou dificuldade respiratória ocorrer e persistir, procurar cuidados médicos. Contato com a pele : Retirar as vestes contaminadas e lavar com bastante água e sabão. Se ocorrer irritação e persistir, procurar assistência médica. Contato com os olhos : Lavar com bastante água por no mínimo 15 minutos. Se ocorrer irritação e esta persistir, procurar orientação médica. Ingestão : Se a vítima estiver consciente dê para beber um ou dois copos d´água e induza o vômito tocando a garganta com o dedo ou administrando xarope de ipeca. Nunca induzir o vômito ou dar algo na boca de uma pessoa inconsciente. Procurar cuidados médicos. Sintomas e efeitos mais importantes :ND Proteção para prestadores de primeiros socorros : ND Notas para o médico: Este produto tem baixa toxicidade oral e dérmica. Presume-se que tenha baixa toxicidade inalatória. É minimamente irritante para os olhos e não irritante para a pele. Não administre leite, creme ou outras substâncias que possam conter gorduras vegetais e animais, já que estas aumentam absorção. A estimulação do sistema nervoso central deve ser controlada por sedação com, como por exemplo, barbitúricos. Podem ocorrer sensações reversíveis na pele (parestesia) e as pomadas dérmicas comuns são úteis para reduzir o desconforto. O tratamento é, de qualquer maneira, controlado pela remoção da exposição seguida de cuidado sintomático e cuidades vitais. 5 – Medidas de combate a incêndios Meios de extinção apropriados : espuma, CO 2 ou pó químico. Leve neblina de água, somente se necessário. Conter qualquer escoamento. Meios de extinção contra indicados : ND
    • FISPQ Pág. 3 FORMICIDA FUMACÊ ® Perigos específicos : ND Métodos específicos : Isolar a área do fogo. Evacuar áreas a favor do vento. Não aspirar fumaças, gases ou vapores gerados. Equipamentos especiais para proteção dos bombeiros : Usar roupas totalmente protetoras e aparelho de respiração autônoma. Risco de explosão : Material combustível Produtos de Decomposição Perigosa : Calor e fogo podem resultar em decomposição térmica e liberação de monóxido de carbono, dióxido de carbono, cianeto de hidrogênio, cloro, cloreto de hidrogênio. 6 – Medidas de controle para derramamento ou vazamento Precauções pessoais : Usar roupas protetoras e equipamentos de proteção pessoal como prescrito na seção 8, “Controle de Exposição e Proteção Pessoal”. Precauções para o meio ambiente : Manter o produto longe de lagos, mananciais de água ou esgotos. Grandes derramamentos devem ser cobertos para prevenir que se dispersem. Para pó químico usar um composto úmido ou água para prevenir a formação de poeira. Se for usada água, prevenir o escoamento ou dispersão do excesso do líquido com a formação de diques e absorva com produtos tais como argila, areia e terra. Aspirar, bombear ou recolher com pá todo o resíduo, inclusive o usado como absorvente, colocando-os dentro de recipientes rotulados para sua disposição. Métodos para remoção e limpeza : Para limpar e neutralizar a área afetada, ferramentas e equipamentos usados, lavar com uma solução cáustica/cinza de soda e álcool apropriado (ex: metanol, etanol ou isopropanol). Em seguida lavar o local com uma solução de sabão concentrado e água. Absorver, como dito acima, qualquer líquido em excesso e colocar nos recipientes de resíduos já coletados. Repetir a operação se necessário. A disposição dos resíduos colocados nos recipientes deve ser feita de acordo com o método destacado na seção 13 “ Considerações para Disposição”. Recuperação : ND Neutralização : Para limpar a neutralização a área afetada, ferramentas e equipamentos usados, lavar com uma solução cáustica/cinza de soda e álcool apropriado (ex.: metanol, etanol ou isopropanol). Prevenção de perigos secundários : ND Observações : Isolar e sinalizar a área de derramamento. Manter pessoas e animais desprotegidos fora da área.
    • FISPQ Pág. 4 FORMICIDA FUMACÊ ® 7 – Manuseio e armazenamento Manuseio Medidas técnicas apropriadas : ND Prevenção da exposição do trabalhador : Usar equipamentos de segurança indicados na seção 8. Prevenção de fogo ou explosão : ND Precauções para manuseio seguro do produto químico : Não comer, beber ou fumar durante o manuseio ou aplicação do produto. Após a utilização do produto, remover as roupas protetoras e tomar banho. Lavar as mãos e as partes do corpo expostas ao produto com abundância de água e sabão ao fim de cada turno de serviço, e principalmente antes de comer, beber ou fumar. Avisos de manuseio seguro : Manter afastado da área de aplicação, crianças, animais domésticos ou pessoas desprotegida. Não distribuir o produto com as mãos desprotegidas, usar luvas impermeáveis. Ventilar todos os veículos que transportam este produto antes de descarregar. Armazenamento Medidas técnicas apropriadas : Armazenar somente em embalagens originais, fechadas. Manter fora do alcance de crianças e animais. Ao estocar ou dispor deste material, não contaminar outros pesticidas, fertilizantes, água, comida ou alimentos em geral. Condições de armazenamento : Adequadas : Estocar em local fresco, seco e bem ventilado. A ser evitadas : Não usar ou estocar perto do calor, chamas abertas e superfícies quentes. Produtos incompatíveis : ND Materiais para embalagens Recomendadas : ND Inadequadas : ND
    • FISPQ Pág. 5 FORMICIDA FUMACÊ ® 8 – Controle de exposição e proteção individual Medidas de controle de engenharia: Usar exaustão em todos os locais de processos onde poeiras ou vapores possam ser emitidos. Parâmetros de controle : Limites de exposição : ND Indicadores biológicos : ND Procedimentos recomendados para monitoramento : ND Equipamentos de proteção individual : Proteção respiratória : Para exposição usar, no mínimo, respirador semi facial, com filtro combinado para vapores orgânicos (VO) e poeiras (P2) a qual seja aprovada para pesticidas com certificado de aprovação. O uso e a seleção da máscara respiratória devem ser baseados em concentrações do ar ambiente. Proteção para as mãos : Usar luvas protetoras de produto químico de materiais como neoprene ou nitrílica. Proteção para os olhos e face : Para exposição a poeiras, usar óculos de proteção a produtos químicos ou proteção para o rosto. Proteção para a pele e corpo : Dependendo das concentrações encontradas, usar macacões ou uniformes de mangas compridas e capuz. Para longas exposições como no caso de derramamentos, usar roupa impermeável cobrindo todo o corpo, tal como roupa de PVC. Itens de couro – como sapatos, cintos, pulseiras de relógio – que se tornarem contaminados devem ser removidos e destruídos. Medidas de higiene : O local de manuseio deve ter disponível lava olhos, chuveiro ou água limpa para uso em casos de contaminação dos olhos da pele. Lavar a pele antes de comer, beber ou fumar. Tomar banho no final de cada turno de trabalho. Lave abundantemente as luvas por for com sabão e água antes de remove-las. Verificar se há furos. Lavar toda a roupa de trabalho antes de reusá-la (separadamente das roupas domésticas). As informações prestadas acima servem como informativo útil e adicional para pessoas que usam ou manuseiam o produto e não estão Providas de rótulo do produto.
    • FISPQ Pág. 6 FORMICIDA FUMACÊ ® 9 – Propriedades físico - químicas Estado Físico: Sólido. Aparência : Pastoso Cor : Bege – Classificação Pantone 458 u Odor : Inodoro pH : 5,6 a 22ºC Temperaturas específicas ou faixas de temperatura nas quais ocorrem mudanças de estado´físico: Ponto de ebulição : não se aplica Ponto de fulgor : inflamável Faixa de destilação : ND Ponto de congelamento : ND Ponto de Fusão: ND Temperatura de decomposição : ND Temperatura de auto-ignição : ND Limites de explosividade superior/inferior : ND Densidade : 1,3425 g/cm 3 a 20 ºC Solubilidade em água : insolúvel Coeficiente de partição água/octanol : ND
    • FISPQ Pág. 7 FORMICIDA FUMACÊ ® Radioatividade : ND Densidade aparente: ND Outras informações: Pressão de vapor : não avaliado Peso Molecular : 416,3 (cipermetrina) Viscosidade : ND Propriedades oxidantes : ND 10 – Estabilidade e reatividade Condições específicas : Estabilidade Térmica e ao Ar: Estável Reações Perigosas: ND Condições a evitar : Calor e fogo excessivo Materiais a evitar : ND Produtos Perigosos da Decomposição : Calor e fogo podem resultar em decomposição térmica e a liberação de monóxido de carbono, dióxido de carbono, cianeto de hidrogênio, cloro e cloreto de hidrogênio. 11 – Informações toxicológicas Do Produto Formulado: Toxicidade aguda Inalação:
    • FISPQ Pág. 8 FORMICIDA FUMACÊ ® Contato com a pele: DL 50 DERMAL: 575 mg/kg Sensibilização Dérmica: não causa sensibilização Irritação cutânea: não irritante Contato com os olhos : Irritação Ocular: moderada Ingestão : DL 50 ORAL:> 2000 mg/kg Efeitos agudos da superexposição: A Cipermetrina tem baixa toxicidade oral e dérmica. Presume-se que tenha baixa toxicidade inalatória. É minimamento irritante para os olhos e não irritante para a pele. Sinais de toxicidade em animais de laboratório incluiram convulsões, ataxia, hipersensibilidade ao toque, mancha na região abdominal – genital e sialorreia e lacrimejamento. Experiências atuais idicam que o contato com este produto pode produzir sensações na pele como dormência, queimação e formigamento. Estas sensações são reversíveis e normalmente desaparecem dentro de 12 horas. Sensibilização : O ingrediente ativo cipermetrina produz sensibilizações na pele em animais de laboratório (reações alérgicas) e pode causar efeitos similares em humanos. Toxicidade crônica da superexposição : Não existem dados disponíveis para a formulação. Em estudos com animais de laboratório, a cipermetrina não causou toxicidade reprodutiva, teratogênica, neurotoxica ou carcinogênica em ratos, ratas e camundongos machos. A cipermetrina causou um aumento de um tumor benigno no pulmão do camundongo fêmea com 1600 ppm na dieta. O EPA concluiu, num balanço de proximidade de evidência, que a cipermetrina apresenta baixo potencial oncogênico a camundongos fêmeas neste nível de dose (aproximadamente 228 mg/kg/dia). Um aumento no fígado é regularmente notado em animais de laboratórios que ingeriram grandes doses de cipermetrina durante um período de suas vidas. Os testes mutagênicos mostraram ausência total de genotoxicidade, danos no DNA e anomalias nos cromossomos. Efeitos específicos : ND 12 – Informações ecológicas A menos que outra forma indicado, os dados apresentados abaixo são para o ingrediente ativo. Mobilidade : Não é imóvel no solo Persistência e degradabilidade : A cipermetrina é rapidamente degradada no solo com meia vida de 2 a 4 semanas. É rapidamen- te hidrolizada sob condições básicas (pH = 9) mas, sob condições neutra e ácidas, a meia-vida da hidrólise pode ser de 20 a 29 dias. A cipermetrina tem grande afinidade com matérias orgânicas e um Log Pow de 5.0.
    • FISPQ Pág. 9 FORMICIDA FUMACÊ ® Bioacumulação: Por causa da facilidade com que o material chega a degradação, ele tem baixíssimo potencial para a biocon- centração (BCF = 17). Ecotoxicidade : A cipermetrina é considerada altamente tóxica aos peixes e artrópodes aquáticos. Tem valores de CC 50 que se classificam de 0,0004 µ/L a 3,6 µ/L. Os artrópodes aquáticos tenderam ser uma das espécies mais sensíveis. Deve-se tomar cuidado para evitar a contaminação do ambiente aquático. A cipermetrina é levemente tóxica aos pássaros e os valores de DL 50 orais são maiores que 10,248 mg/kg. 13 – Considerações sobre tratamento e disposição Resíduos do produto: é proibido jogar em locais abertos ou queimar este material ou sua embalagem. Método de disposição : Se o material derramado não puder ser disposto da maneira indicada no rótulo, um método aceitável de disposição é a incineração de acordo com as regulamentações, padrões, regras e leis locais, do estado e nacionais. Entretanto, antes da disposição, as agências apropriadas devem ser contatadas porque os métodos de disposição aceitáveis podem variar dependendo do local e os regulamentos requeridos podem ser diferentes. Limpeza e neutralização : para limpar e neutralizar a área afetada, ferramentas e equipamentos usados, lavar com uma solução cáustica/cinza de soda e um álcool apropriado (ex.: metanol, etanol e isopropanol). Em seguida lavar o local com uma solução de sabão concentrado e água. Absorver, como dito acima, qualquer líquido em excesso e colocar em tambores de resíduos já coletados. Repetir a operação se necessário. Embalagens vazias : É obrigatória a devolução desta embalagem, ao estabelecimento onde foi adquirido o produto ou no local indicado,por escrito, na nota fiscal de compra conforme instruções da bula. Não armazene ou transporte embalagens vazias junto com alimentos, bebidas, rações, medicamentos, animais ou pessoas. A destinação inadequada de embalagens e restos de produtos no meio ambiente ocasiona contaminação do solo, da água e do ar. Siga as instruções contidas na bula referentes aos procedimentos de lavagem das embalagens.
    • FISPQ Pág. 10 FORMICIDA FUMACÊ ® 14 – Informações sobre transporte Está sujeito às regras e aos procedimentos estabelecidos na legislação específica. Número ONU 3077 Nome apropriado para embarque : Substâncias que apresentam risco para o meio ambiente, sólida, NE. Número de risco : 90 Classe Risco : 9 substâncias perigosas diversas Quantidade reportável (RQ): Nenhuma Poluente Marítimo #1 : Cipermetrina (forte poluente marítimo) 15 – Regulamentações Estados Unidos SARA TÍTULO III (ATO DE REAUTORIZAÇÃO E EMENDA DE SUPERFUNDOS) Seção 311 Categorias de risco (40 CFR 370): Imediato, demorado Seção 312 Quantidade limiar planejada (40 CFR 370): a quantidade limiar planejada (TPQ) para este produto, se tratado como mistura, é de 10,000 lb. Este produto contém os seguintes ingredientes com a TPQ de menos que 10,000 lb: Nenhum. Seção 313 Ingredientes reporável (40 CFR 372): Não há ingredientes neste produto que estejam sujeitos a requerimentos reportáveis da seção 313. SARA TÍTULO III SEÇÃO 302 SUBSTÂNCIAS EXTREMAMENTE PERIGOSAS (40 cfr 355): Não listadas CERCLA – Ato de responsabilidade e Compensação de Resposta Ambiental Compreensiva. Regulamento do Cercla (40 CFR 302,4): Não listado Comentários : Código de Risco Australiano: 3xE Palavra de sinalização do EPA dos EUA : Cuidado
    • FISPQ Pág. 11 FORMICIDA FUMACÊ ® 16 – Outras Informações Este documento foi preparado para atender os requerimentos da NBR 14725 e outros requerimentos regulamentares. As informações contidas nesta são para concentrados como embalados, a menos que notificado de outra forma. Referências Bibliográficas: Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico – FISPQ FUMACÊ Abreviações : ND – não disponível NA – não aplicável NE – não estabelecido