FISPQ - Ficha Completa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

FISPQ - Ficha Completa

on

  • 7,554 views

Apresentação completa da ficha técnica do produto FISPQ

Apresentação completa da ficha técnica do produto FISPQ

Statistics

Views

Total Views
7,554
Views on SlideShare
7,379
Embed Views
175

Actions

Likes
0
Downloads
48
Comments
0

4 Embeds 175

http://www.fumace.net 168
http://fumace.net 4
http://www.google.com.br 2
http://www.slideshare.net 1

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

FISPQ - Ficha Completa Presentation Transcript

  • 1. FISPQ Pág. 1 FORMICIDA FUMACÊ ® 1 – Identificação do Produto e da Empresa Ecco Conttrol Controle Ecológico de Pragas e Comercial Ltda Al. Dom Pedro de Alcantara, 622 CEP 09771-281 – São Bernardo do Campo – SP Telefones de emergência: Centro de Informações Toxicológicas: 0800 17 04 50 Telefone da empresa: 0xx11 4330-6644 PRO QUIMICA – ABIQUIM: 0800 11 82 70 2 – Composição e informações sobre os ingredientes Natureza Química : TIPO DE FORMULAÇÃO : Pasta fumigante CLASSE : Formicida GRUPO QUÍMICO : Éster peretróide Fórmula molecular : C 22 H 19 Cl 2 NO 3 Nome químico : ( ±)-  -ciano-3-fenoxibenzil ( ±)-cis, trans-3-(2,2-diclorovinil)-2,2-dimetilciclopropanocaboxilato (CIPERMETRINA) .......................................................................66,6 g/kg ou 6,66% m/m Ingredientes Inertes ..................................................................933,3 g/kg ou 93,33% m/m 3 – Identificação de perigos Principais Perigos: Pela modalidade de uso, há risco de incêndio. Efeitos do Produto : Saúde : Efeitos de superexposição resultam tanto da inalação como o do contato com a pele. Os sintomas de superexposição incluem coriza nasal, convulsões, falta de coordenação ae aumento de sensibilidade do tato. O contato com este produto pode causar sensações na pele como dormência, queimação e formigamento. Estas sensações na pela são reversíveis e normalmente desaparecem dentro de 12 horas.
  • 2. FISPQ Pág. 2 FORMICIDA FUMACÊ ® Efeitos do Produto : Meio Ambiente : Altamente tóxico para peixes e organismos aquáticos. Manter distante de esgotos e mananciais de água. Perigos físico-químicos : Pela modalidade de uso, há risco de incêndio. Perigos específicos : ND 4 – Medidas de primeiros socorros Inalação : remover para o ar fresco. Se fizer parada respiratória fazer respiração artificial. Se desconforto ou dificuldade respiratória ocorrer e persistir, procurar cuidados médicos. Contato com a pele : Retirar as vestes contaminadas e lavar com bastante água e sabão. Se ocorrer irritação e persistir, procurar assistência médica. Contato com os olhos : Lavar com bastante água por no mínimo 15 minutos. Se ocorrer irritação e esta persistir, procurar orientação médica. Ingestão : Se a vítima estiver consciente dê para beber um ou dois copos d´água e induza o vômito tocando a garganta com o dedo ou administrando xarope de ipeca. Nunca induzir o vômito ou dar algo na boca de uma pessoa inconsciente. Procurar cuidados médicos. Sintomas e efeitos mais importantes :ND Proteção para prestadores de primeiros socorros : ND Notas para o médico: Este produto tem baixa toxicidade oral e dérmica. Presume-se que tenha baixa toxicidade inalatória. É minimamente irritante para os olhos e não irritante para a pele. Não administre leite, creme ou outras substâncias que possam conter gorduras vegetais e animais, já que estas aumentam absorção. A estimulação do sistema nervoso central deve ser controlada por sedação com, como por exemplo, barbitúricos. Podem ocorrer sensações reversíveis na pele (parestesia) e as pomadas dérmicas comuns são úteis para reduzir o desconforto. O tratamento é, de qualquer maneira, controlado pela remoção da exposição seguida de cuidado sintomático e cuidades vitais. 5 – Medidas de combate a incêndios Meios de extinção apropriados : espuma, CO 2 ou pó químico. Leve neblina de água, somente se necessário. Conter qualquer escoamento. Meios de extinção contra indicados : ND
  • 3. FISPQ Pág. 3 FORMICIDA FUMACÊ ® Perigos específicos : ND Métodos específicos : Isolar a área do fogo. Evacuar áreas a favor do vento. Não aspirar fumaças, gases ou vapores gerados. Equipamentos especiais para proteção dos bombeiros : Usar roupas totalmente protetoras e aparelho de respiração autônoma. Risco de explosão : Material combustível Produtos de Decomposição Perigosa : Calor e fogo podem resultar em decomposição térmica e liberação de monóxido de carbono, dióxido de carbono, cianeto de hidrogênio, cloro, cloreto de hidrogênio. 6 – Medidas de controle para derramamento ou vazamento Precauções pessoais : Usar roupas protetoras e equipamentos de proteção pessoal como prescrito na seção 8, “Controle de Exposição e Proteção Pessoal”. Precauções para o meio ambiente : Manter o produto longe de lagos, mananciais de água ou esgotos. Grandes derramamentos devem ser cobertos para prevenir que se dispersem. Para pó químico usar um composto úmido ou água para prevenir a formação de poeira. Se for usada água, prevenir o escoamento ou dispersão do excesso do líquido com a formação de diques e absorva com produtos tais como argila, areia e terra. Aspirar, bombear ou recolher com pá todo o resíduo, inclusive o usado como absorvente, colocando-os dentro de recipientes rotulados para sua disposição. Métodos para remoção e limpeza : Para limpar e neutralizar a área afetada, ferramentas e equipamentos usados, lavar com uma solução cáustica/cinza de soda e álcool apropriado (ex: metanol, etanol ou isopropanol). Em seguida lavar o local com uma solução de sabão concentrado e água. Absorver, como dito acima, qualquer líquido em excesso e colocar nos recipientes de resíduos já coletados. Repetir a operação se necessário. A disposição dos resíduos colocados nos recipientes deve ser feita de acordo com o método destacado na seção 13 “ Considerações para Disposição”. Recuperação : ND Neutralização : Para limpar a neutralização a área afetada, ferramentas e equipamentos usados, lavar com uma solução cáustica/cinza de soda e álcool apropriado (ex.: metanol, etanol ou isopropanol). Prevenção de perigos secundários : ND Observações : Isolar e sinalizar a área de derramamento. Manter pessoas e animais desprotegidos fora da área.
  • 4. FISPQ Pág. 4 FORMICIDA FUMACÊ ® 7 – Manuseio e armazenamento Manuseio Medidas técnicas apropriadas : ND Prevenção da exposição do trabalhador : Usar equipamentos de segurança indicados na seção 8. Prevenção de fogo ou explosão : ND Precauções para manuseio seguro do produto químico : Não comer, beber ou fumar durante o manuseio ou aplicação do produto. Após a utilização do produto, remover as roupas protetoras e tomar banho. Lavar as mãos e as partes do corpo expostas ao produto com abundância de água e sabão ao fim de cada turno de serviço, e principalmente antes de comer, beber ou fumar. Avisos de manuseio seguro : Manter afastado da área de aplicação, crianças, animais domésticos ou pessoas desprotegida. Não distribuir o produto com as mãos desprotegidas, usar luvas impermeáveis. Ventilar todos os veículos que transportam este produto antes de descarregar. Armazenamento Medidas técnicas apropriadas : Armazenar somente em embalagens originais, fechadas. Manter fora do alcance de crianças e animais. Ao estocar ou dispor deste material, não contaminar outros pesticidas, fertilizantes, água, comida ou alimentos em geral. Condições de armazenamento : Adequadas : Estocar em local fresco, seco e bem ventilado. A ser evitadas : Não usar ou estocar perto do calor, chamas abertas e superfícies quentes. Produtos incompatíveis : ND Materiais para embalagens Recomendadas : ND Inadequadas : ND
  • 5. FISPQ Pág. 5 FORMICIDA FUMACÊ ® 8 – Controle de exposição e proteção individual Medidas de controle de engenharia: Usar exaustão em todos os locais de processos onde poeiras ou vapores possam ser emitidos. Parâmetros de controle : Limites de exposição : ND Indicadores biológicos : ND Procedimentos recomendados para monitoramento : ND Equipamentos de proteção individual : Proteção respiratória : Para exposição usar, no mínimo, respirador semi facial, com filtro combinado para vapores orgânicos (VO) e poeiras (P2) a qual seja aprovada para pesticidas com certificado de aprovação. O uso e a seleção da máscara respiratória devem ser baseados em concentrações do ar ambiente. Proteção para as mãos : Usar luvas protetoras de produto químico de materiais como neoprene ou nitrílica. Proteção para os olhos e face : Para exposição a poeiras, usar óculos de proteção a produtos químicos ou proteção para o rosto. Proteção para a pele e corpo : Dependendo das concentrações encontradas, usar macacões ou uniformes de mangas compridas e capuz. Para longas exposições como no caso de derramamentos, usar roupa impermeável cobrindo todo o corpo, tal como roupa de PVC. Itens de couro – como sapatos, cintos, pulseiras de relógio – que se tornarem contaminados devem ser removidos e destruídos. Medidas de higiene : O local de manuseio deve ter disponível lava olhos, chuveiro ou água limpa para uso em casos de contaminação dos olhos da pele. Lavar a pele antes de comer, beber ou fumar. Tomar banho no final de cada turno de trabalho. Lave abundantemente as luvas por for com sabão e água antes de remove-las. Verificar se há furos. Lavar toda a roupa de trabalho antes de reusá-la (separadamente das roupas domésticas). As informações prestadas acima servem como informativo útil e adicional para pessoas que usam ou manuseiam o produto e não estão Providas de rótulo do produto.
  • 6. FISPQ Pág. 6 FORMICIDA FUMACÊ ® 9 – Propriedades físico - químicas Estado Físico: Sólido. Aparência : Pastoso Cor : Bege – Classificação Pantone 458 u Odor : Inodoro pH : 5,6 a 22ºC Temperaturas específicas ou faixas de temperatura nas quais ocorrem mudanças de estado´físico: Ponto de ebulição : não se aplica Ponto de fulgor : inflamável Faixa de destilação : ND Ponto de congelamento : ND Ponto de Fusão: ND Temperatura de decomposição : ND Temperatura de auto-ignição : ND Limites de explosividade superior/inferior : ND Densidade : 1,3425 g/cm 3 a 20 ºC Solubilidade em água : insolúvel Coeficiente de partição água/octanol : ND
  • 7. FISPQ Pág. 7 FORMICIDA FUMACÊ ® Radioatividade : ND Densidade aparente: ND Outras informações: Pressão de vapor : não avaliado Peso Molecular : 416,3 (cipermetrina) Viscosidade : ND Propriedades oxidantes : ND 10 – Estabilidade e reatividade Condições específicas : Estabilidade Térmica e ao Ar: Estável Reações Perigosas: ND Condições a evitar : Calor e fogo excessivo Materiais a evitar : ND Produtos Perigosos da Decomposição : Calor e fogo podem resultar em decomposição térmica e a liberação de monóxido de carbono, dióxido de carbono, cianeto de hidrogênio, cloro e cloreto de hidrogênio. 11 – Informações toxicológicas Do Produto Formulado: Toxicidade aguda Inalação:
  • 8. FISPQ Pág. 8 FORMICIDA FUMACÊ ® Contato com a pele: DL 50 DERMAL: 575 mg/kg Sensibilização Dérmica: não causa sensibilização Irritação cutânea: não irritante Contato com os olhos : Irritação Ocular: moderada Ingestão : DL 50 ORAL:> 2000 mg/kg Efeitos agudos da superexposição: A Cipermetrina tem baixa toxicidade oral e dérmica. Presume-se que tenha baixa toxicidade inalatória. É minimamento irritante para os olhos e não irritante para a pele. Sinais de toxicidade em animais de laboratório incluiram convulsões, ataxia, hipersensibilidade ao toque, mancha na região abdominal – genital e sialorreia e lacrimejamento. Experiências atuais idicam que o contato com este produto pode produzir sensações na pele como dormência, queimação e formigamento. Estas sensações são reversíveis e normalmente desaparecem dentro de 12 horas. Sensibilização : O ingrediente ativo cipermetrina produz sensibilizações na pele em animais de laboratório (reações alérgicas) e pode causar efeitos similares em humanos. Toxicidade crônica da superexposição : Não existem dados disponíveis para a formulação. Em estudos com animais de laboratório, a cipermetrina não causou toxicidade reprodutiva, teratogênica, neurotoxica ou carcinogênica em ratos, ratas e camundongos machos. A cipermetrina causou um aumento de um tumor benigno no pulmão do camundongo fêmea com 1600 ppm na dieta. O EPA concluiu, num balanço de proximidade de evidência, que a cipermetrina apresenta baixo potencial oncogênico a camundongos fêmeas neste nível de dose (aproximadamente 228 mg/kg/dia). Um aumento no fígado é regularmente notado em animais de laboratórios que ingeriram grandes doses de cipermetrina durante um período de suas vidas. Os testes mutagênicos mostraram ausência total de genotoxicidade, danos no DNA e anomalias nos cromossomos. Efeitos específicos : ND 12 – Informações ecológicas A menos que outra forma indicado, os dados apresentados abaixo são para o ingrediente ativo. Mobilidade : Não é imóvel no solo Persistência e degradabilidade : A cipermetrina é rapidamente degradada no solo com meia vida de 2 a 4 semanas. É rapidamen- te hidrolizada sob condições básicas (pH = 9) mas, sob condições neutra e ácidas, a meia-vida da hidrólise pode ser de 20 a 29 dias. A cipermetrina tem grande afinidade com matérias orgânicas e um Log Pow de 5.0.
  • 9. FISPQ Pág. 9 FORMICIDA FUMACÊ ® Bioacumulação: Por causa da facilidade com que o material chega a degradação, ele tem baixíssimo potencial para a biocon- centração (BCF = 17). Ecotoxicidade : A cipermetrina é considerada altamente tóxica aos peixes e artrópodes aquáticos. Tem valores de CC 50 que se classificam de 0,0004 µ/L a 3,6 µ/L. Os artrópodes aquáticos tenderam ser uma das espécies mais sensíveis. Deve-se tomar cuidado para evitar a contaminação do ambiente aquático. A cipermetrina é levemente tóxica aos pássaros e os valores de DL 50 orais são maiores que 10,248 mg/kg. 13 – Considerações sobre tratamento e disposição Resíduos do produto: é proibido jogar em locais abertos ou queimar este material ou sua embalagem. Método de disposição : Se o material derramado não puder ser disposto da maneira indicada no rótulo, um método aceitável de disposição é a incineração de acordo com as regulamentações, padrões, regras e leis locais, do estado e nacionais. Entretanto, antes da disposição, as agências apropriadas devem ser contatadas porque os métodos de disposição aceitáveis podem variar dependendo do local e os regulamentos requeridos podem ser diferentes. Limpeza e neutralização : para limpar e neutralizar a área afetada, ferramentas e equipamentos usados, lavar com uma solução cáustica/cinza de soda e um álcool apropriado (ex.: metanol, etanol e isopropanol). Em seguida lavar o local com uma solução de sabão concentrado e água. Absorver, como dito acima, qualquer líquido em excesso e colocar em tambores de resíduos já coletados. Repetir a operação se necessário. Embalagens vazias : É obrigatória a devolução desta embalagem, ao estabelecimento onde foi adquirido o produto ou no local indicado,por escrito, na nota fiscal de compra conforme instruções da bula. Não armazene ou transporte embalagens vazias junto com alimentos, bebidas, rações, medicamentos, animais ou pessoas. A destinação inadequada de embalagens e restos de produtos no meio ambiente ocasiona contaminação do solo, da água e do ar. Siga as instruções contidas na bula referentes aos procedimentos de lavagem das embalagens.
  • 10. FISPQ Pág. 10 FORMICIDA FUMACÊ ® 14 – Informações sobre transporte Está sujeito às regras e aos procedimentos estabelecidos na legislação específica. Número ONU 3077 Nome apropriado para embarque : Substâncias que apresentam risco para o meio ambiente, sólida, NE. Número de risco : 90 Classe Risco : 9 substâncias perigosas diversas Quantidade reportável (RQ): Nenhuma Poluente Marítimo #1 : Cipermetrina (forte poluente marítimo) 15 – Regulamentações Estados Unidos SARA TÍTULO III (ATO DE REAUTORIZAÇÃO E EMENDA DE SUPERFUNDOS) Seção 311 Categorias de risco (40 CFR 370): Imediato, demorado Seção 312 Quantidade limiar planejada (40 CFR 370): a quantidade limiar planejada (TPQ) para este produto, se tratado como mistura, é de 10,000 lb. Este produto contém os seguintes ingredientes com a TPQ de menos que 10,000 lb: Nenhum. Seção 313 Ingredientes reporável (40 CFR 372): Não há ingredientes neste produto que estejam sujeitos a requerimentos reportáveis da seção 313. SARA TÍTULO III SEÇÃO 302 SUBSTÂNCIAS EXTREMAMENTE PERIGOSAS (40 cfr 355): Não listadas CERCLA – Ato de responsabilidade e Compensação de Resposta Ambiental Compreensiva. Regulamento do Cercla (40 CFR 302,4): Não listado Comentários : Código de Risco Australiano: 3xE Palavra de sinalização do EPA dos EUA : Cuidado
  • 11. FISPQ Pág. 11 FORMICIDA FUMACÊ ® 16 – Outras Informações Este documento foi preparado para atender os requerimentos da NBR 14725 e outros requerimentos regulamentares. As informações contidas nesta são para concentrados como embalados, a menos que notificado de outra forma. Referências Bibliográficas: Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico – FISPQ FUMACÊ Abreviações : ND – não disponível NA – não aplicável NE – não estabelecido