Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
67 dicas web marketing www.editoraquantum.com.br
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

67 dicas web marketing www.editoraquantum.com.br

  • 229 views
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
229
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
5
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. 67 Dicas de Webmarketing 1 Dicas de Webmarketing Organizado por Rodrigo Saporiti
  • 2. 67 Dicas de Webmarketing 2 AA proposta editorial inovadora de Raúl Candeloro, baseada na difusão de conhecimentos práticos, concretizada há alguns anos na revista Técnicas de Venda (hoje VendaMais), tornou-se uma referência para todos os profissionais de venda do Brasil. Posteriormente, esse mesmo compromisso foi assumido na criação do site VendaMais, o qual, em um curto espaço de tempo, já é visto como a maior comunidade de marketing e vendas da Internet brasileira. Em meio a esse fértil terreno, surgiu o Canal de Webmarketing VM, especializado em levar periodicamente aos seus assinantes, o caminho das pedras para quem quer fazer negócios online, sempre sob a forma de artigos objetivos e práticos sobre webmarketing, webdesign, webvertising (propaganda na Internet) e e-commerce. E o que você está recebendo agora é uma compilação de algumas das melhores dicas já publicadas no Canal Webmarketing. Mais precisamente, 67 delas. Espero que o ajudem a repensar pontos estratégicos importantes na sua empreitada pelo inóspito mundo do mercado virtual. Boa leitura e sucesso. Rodrigo Saporiti Editor PS: Agradeço ao Rafael Perry e ao Luciano Rosa pelo trabalho iniciado na e-zine varejo virtual e que hoje frutifica neste e-book.
  • 3. 67 Dicas de Webmarketing 3 Webmarketing 1 2 3 4 Oportunidades. Através de uma ação criativa de marketing, enfrentar o trânsito de São Paulo pôde deixar de ser um inconveniente, para se tornar uma boa opção para trabalhar. Há algum tempo, na sua primeira ação promocional fora dos EUA, o Yahoo! fantasiou alguns táxis paulistanos de roxo e amarelo, e disponibilizou laptops com acesso à internet para os caronas. Use o pensamento lateral e tenha idéias. Criatividade e Diferenciação. O site www.liquor.com teve uma idéia ostensivamente original. Visando estimular a compra dos seus produtos, ofereceu aos seus clientes a possibilidade de embrulhar os presentes com notas de dólar. Não só inusitado, o presente também fica mais caro. Um pacote com 32 cédulas de US$ 1 saía por U$59. A vantagem é que o presenteado podia recortar as cédulas e ainda faturar um troco. Nome é fundamental. Uma escolha infeliz para o nome de seu empreendimento virtual pode trazer conseqüências inesperadas. Ao utilizar nomes longos ou complicados de pronunciar, você acaba por dificultar a fixação do endereço e possivelmente da loja virtual na cabeça do internauta. Além disso, se você não tomar cuidado com este importante detalhe, seu interesse em acrescentar seu site ao hábito de navegação de seus possíveis consumidores pode ficar comprometido. Não dificulte as coisas. Perceba também a sonoridade que a pronuncia do nome traz. Quando divulgado em rádios por exemplo, normalmente o ouvinte não consegue identificar com clareza qual o endereço correto. Isso ao invés de fixar o endereço eletrônico, gera muitas confusões. Escolha nomes simples e fáceis de encontrar e memorizar.
  • 4. 67 Dicas de Webmarketing 4 Webmarketing 5 6 7 8 Canal Aberto. Noventa por cento das reclamações dos clientes está relacionada a problemas de atendimento - gente que simplesmente não atende o telefone ou retorna ligações, não disponibiliza e-mail para contatos ou simplesmente não responde as mensagens. Fortunas gigantescas poderiam ser economizadas em propaganda e pesqui-sa se as empresas dessem mais atenção a esse simples detalhe. Se a eficácia do 0800 está mais do que comprovada como ferramenta de Marketing, porque esse mal trato com e-mails? Fidelize. Busque fidelizar seu cliente com sua marca ou produto, oferecendo a ele facilidades de compra a custos baixos, controlando a aparição ou não de produtos para aquele consumidor através de cookies, oferecendo os produtos específicos da região através do IP (uma espécie de CPF do computador na rede), enviando um e- mail após cruzar os dados do mesmo cliente em cadastros diferentes. A sua Marca. Segundo os especialistas Al e Laura Ries, se a Internet for utilizada como um negócio, e não um meio para seu produto ou serviço, então você deverá começar tudo do zero. Você deverá desenvolver uma estratégia completamente nova, uma maneira totalmente nova de fazer negócios e – o mais importante de tudo – com um nome totalmente novo. (As 11 Consagradas Leis de Marcas na Internet – Makron Books) Planejamento. Após estabelecimento dos seus objetivos, que incluem a definição da política de relacionamento com clientes, escolha das informa- ções dos clientes a serem armazenadas, otimização dos processos atuais e definição de novos processos, caso seja necessário, você chegará ao momento da análise da ferramenta de software disponível no mercado que mais se adapte. Nesse ponto sua observação relativa à “modularização” do projeto é extremamente relevante e importante. Afinal, projetos muito longos e caros, como tendem a ser os de CRM, têm grandes chances de serem cancelados antes da conclusão, se forem incapazes de mostrar resultados intermediários que motivem os envolvidos e decisores.
  • 5. 67 Dicas de Webmarketing 5 9 10 11 12 Conteúdo na Medida. No começo, os maiores sistemas de busca orgulhavam-se de ter milhões e milhões de páginas catalogadas. Hoje, ninguém mais se posiciona como o maior catálogo de endereços do mundo - simplesmente porque ninguém quer chegar no Cadê, digitar ‘vendas’ ou ‘marketing’ e aparecerem 536 registros. Possivelmente os 20 primeiros serão analisados, o resto vai para o lixo. O usuário não tem tempo para analisar tudo – ele quer a informação filtrada e editada. Só com Permissão. Nunca compartilhe informações de clientes sem a permissão deles. Os clientes confiam informações a você para um determinado fim. Portanto, se você pretende alugar ou, de alguma forma, comparti- lhar os dados que possui sobre eles, solicite-lhes permissão, dê a eles o direito de recusar e respeite o desejo deles. Assinatura Viral. A primeira técnica de sucesso do marketing viral, e também a mais conhecida, envolve as assinaturas de e-mail. Concentre-se naquelas três ou quatro linhas que você coloca em todas as mensagens de e- mail. Assim, toda mensagem que você enviar, levará seu nome e endereço para os leitores. Big Brother. Não perca o controle. Observe tudo. Saiba quantas pessoas diferentes visitam o seu site e quantas delas retornam. Da mesma forma, monitore o comportamento dos seus visitantes a partir do momento em que eles acessam o site e use essas informações para tornar a navegação mais fácil e objetiva. Um trabalho cansativo, que utiliza relatórios e gráficos, mas que funciona como uma fórmula especial. Webmarketing
  • 6. 67 Dicas de Webmarketing 6 Webmarketing 13 14 15 Geração Digital. Esteja preparado para um mercado que, em breve, será dominado por uma geração que cresce utilizando meios de acesso a qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e à toda informação disponível. Essa geração “da fibra ótica” está sendo alfabetizada entre dois e três anos na linguagem do computador, assimilando ferramentas básicas do dia-a-dia como o celular. Imagine como deverá ser o atendimento ao cliente em uma realidade como essa?! Cadastre-se e Apareça. Cerca de 90% dos internautas (seus clientes potenciais) usam sites de busca para procurar de tudo na Internet, inclusive o seu produto. Então é claro que seu site precisa estar cadastrado neles. E fácil e, na maioria das vezes, a inserção é gratuita. Truque dos Jogos. Os games são especialmente bons para aumentar a freqüência regular dos visitantes em um site. Da mesma forma, pense em realizar concursos, sorteios, gincanas e até a famosa coleção de pontos para gerar ainda mais fidelidade.
  • 7. 67 Dicas de Webmarketing 7 Webvertising 16 17 18 19 Faça Perguntas. Efeitos e imagens bonitas não necessariamente incitam à ação. Use em seus banners perguntas incisivas, como: “Procurando por um Software?”, “Você precisa de um emprego?”. Esse truque tem demonstrado um aumento médio de 16% no número de cliques. Use cores brilhantes. Cada cor provoca um efeito diferente em nossos olhos. Usando cores brilhantes você poderá atrair a atenção dos olhos do internauta, fazendo com que ele leia (e não apenas perceba) o seu anúncio. Pesquisas comprovam que as cores Azul, Verde e Amarela têm um efeito muito melhor do que o Branco, o Preto e o Vermelho. Com os Pés no Chão. Antes de investir em propaganda, arrume a casa. Já se foi o tempo em que era fundamental ser o primeiro, quando tudo era novidade. As pessoas estão mais exigentes, e provavelmente você não terá uma segunda chance. Público Alvo. Não adianta você tentar vender cigarros para quem não fuma. Mesmo que você tenha o melhor produto e o melhor preço do mundo, você nunca será bem sucedido. Portanto, é extremamente importante que o seu banner seja publicado nos sites que tenham afinidade com o serviço que você está oferecendo.
  • 8. 67 Dicas de Webmarketing 8 Webvertising 20 21 22 23 24 Use Animação. Banners animados podem trazer 25% mais visitantes do que um banner estático. Use Mensagens Enigmáticas. Mensagens enigmáticas, que não revelam explicitamente as intenções e o teor do seu anúncio sempre despertam mais curiosidade. Banners com mensagens enigmáticas têm um retorno médio 18% superior aos normais. Chame a Atenção. Simples frases como “Clique Aqui” ou “Visite Agora” tendem a aumentar a taxa de retorno em aproximadamente 15%. Essas frases deverão ser colocadas em locais estratégicos dentro do seu anúncio, preferivelmente no lado direito, acompanhando o movimento natural dos olhos. Troque o seu Banner com Freqüência. Depois de várias exposições a eficiência de seu Banner começa a declinar significativamente. É necessário sempre renová-lo, fazen- do novo apelo, mudando as cores, a chamada, senão a partir da enésima vez que o internauta ver o seu banner, ele irá ignorá-lo totalmente. Brinde Ideal. Se sua campanha precisa de um brinde ideal, que não seja considerado um “resíduo” a mais pelo cliente, pense em algo que o seu público realmente aprecia e utiliza. O site mySEASONS.com, por exemplo, especializado em jardinagem, lançou uma campanha para cadastrar novos assinantes e clientes oferecendo sementes grátis. Em troca, o participante fornecia dados pessoais, próprios para seguir com uma relação futura.
  • 9. 67 Dicas de Webmarketing 9 Webvertising 25 26 27 28 A Palavra GRÁTIS. A eficiência da palavra GRÁTIS depende exclusivamente do tipo da oferta que você está fazendo. Anúncios de Hardware ou Software que contenham a palavra Grátis, aumentam o retorno em 35%, agências de viagens, 10%, enquanto ofertas ligadas a dinheiro, apenas 6%. Não Apresse o Internauta. “Oferta por tempo limitado”, “Última Semana”, “Só até Sábado” ou frases similares têm efeito contrário do que na mídia tradicional, diminuindo ao invés de aumentar o retorno. Avalie o Retorno do seu Banner. A relação Exposições/Clique (Click-Through) é apenas uma das medidas que você pode utilizar para avaliar o retorno do seu banner. Se o seu objetivo for exclusivamente aumentar o número de visitantes em seu site, esse pode ser um excelente termômetro, contanto, se você vende alguma coisa ou presta qualquer tipo de serviço é importante avaliar o retorno em relação ao seu objetivo final. Ou seja, 100 exposições, 5 visitas, 1 pedido é muito mais eficiente do que 100 exposições, 20 visitas, nenhum pedido. Comunique-se por E-mail. O e-mail marketing vem se transformando numa especialidade para muitas empresas que trabalham com Webmarketing. Afinal, quando a campanha toma o cuidado de não ser confundida com um spam, pode trazer ótimos resultados, tanto na prospecção de clientes como na sua fidelização – afinal, os custos, se comparados com os relacionados ao marketing direto convencional, são ínfimos.
  • 10. 67 Dicas de Webmarketing 10 Webvertising 29 30 31 É uma Somatória. Se pensa começar a utilizar a net como veículo publicitário, não abandone de todo os meios habituais. Construir imagem de marca exclusivamente pela internet não é tarefa fácil, especialmente se a sua empresa opera fora desse meio. O melhor mesmo é aproveitar as peculiaridades de cada mídia, de forma a fazer com que sua campanha atinja o seu público. Marketing Viral. Incentive seus maiores fãs e clientes a colocarem sua logo ou qualquer outra coisa que identifique seu site (de preferência explicitando o link) em seus próprios sites. Não envie mensagens não solicitadas. Contate somente aqueles clientes que expressaram interesse em receber seus e-mails e que forneceram o endereço eletrônico deles voluntariamente. Para evitar ser visto como um disseminador de spam, certifique-se de que seu convite para cadastramento deixa claro para os clientes a maneira pela qual você conseguiu os nomes deles, e lembre-os de que eles mesmos solicitaram o contato via e- mail.
  • 11. 67 Dicas de Webmarketing 11 E-commerce 32 33 34 35 36 Tudo à vista. Sua loja mostra com clareza onde estão os produtos à venda? Lembre-se que o internauta quer praticidade e não deseja despender tempo desnecessário procurando produtos que não lhe interessam e também preenchendo formulários. Mais um motivo para agilizar a compra online: é o próprio consumidor quem paga as contas extras como de telefone e provedor. Alcance da Entrega. Você informa as regiões de entrega dos produtos? Se não informa, passe a informar, pois o comprador não quer saber se a distribuição dos produtos de sua empresa está fixada no sul ou norte do país, se o produto está disponível na internet. Ele acredita ser óbvio que o produto chegará à sua casa sem grandes problemas. Caia na Real. As empresas do mundo real vendem o que produzem – as vendas são limitadas pela capacidade produtiva. Na Internet, as empresas vendem o que conseguem entregar – leia-se: logística. Enchendo os Olhos. Seus produtos possuem fotos de boa resolução com todas as especificações necessárias? Devem ter, pois ninguém comprará um produto sem vê-lo, e o mais importante, sem gostar do que está vendo. Lembrando ainda que ao realizar compras online, o consumidor não pode experimentar, testar ou trocar de imediato o produto pretendido, não pode conversar com o vendedor para tirar suas dúvidas nem mesmo assinar o ticket do cartão de crédito, então a loja virtual deve criar artifícios para descobrir ou até tentar adivinhar o que o consumidor espera, antes mesmo dele perguntar. Compra Fácil. Para confirmar um pedido, sua loja facilita as coisas para o cliente? Quanto à forma de pagamento, você adota políticas restritivas ou oferece várias opções? A aceitação de todos, ou senão vários cartões de crédito, boletos, depósitos e transferências bancárias devem fazer parte do processo de cobrança do produto, pois quanto mais abrangente forem as opções de pagamento, menos chance de acontecer desistências na hora de confirmar o pedido.
  • 12. 67 Dicas de Webmarketing 12 E-commerce 37 38 40 39 Atendimento Nota 10. As regras de atendimento para encantar o cliente continuam valendo na Internet. Além de funcionários bem treinados e um sistema tecnológico tipo “reloginho”, seu site precisa de serviços diferenciados. Veja o exemplo da Fuji, que criou um site por meio do qual você escolhe as fotos que quer ver reproduzidas em papel e a loja na qual vai retirá-las. E-zine. Crie uma e-zine, que irá funcionar como um informativo na forma de e-mail que o seu cliente irá receber de tempos em tempos, mantendo o nome do seu site em um lugarzinho de destaque na mente. É hora de baixar os preços. Segundo Evan Schwartz, autor do livro Darwinismo Digital (Makron Books), você deve estar pronto para reconhecer quando alguns de seus produtos e serviços estão chegando ao final da parte mais produtiva de seu ciclo de vida. Assim como o valor de computadores, software, passagens aéreas ou tempo ocioso de um consultor pode diminuir ou se tornar inútil, algumas de suas ofertas também podem se enquadrar na categoria “excesso de estoque”. Invista em Logística. Como está a entrega de seus produtos? Não existe situação mais desagradável que receber a fatura do cartão de crédito antes de ter a mercadoria solicitada em mãos. Isso acontece porque a data de envio da mercadoria não foi respeitada, ou seja, não adianta jogar a culpa nas empresas que fazem entregas, trabalhe com empresas profissionais e lembre-se que o objetivo de seu site é atender seu cliente da melhor forma possível, desde o primeiro clique até a entrega e de preferência antes do prazo estipulado nos formulários do site.
  • 13. 67 Dicas de Webmarketing 13 E-commerce 41 42 43 44 Boas Parcerias. Para o lojista que deseja desembolsar pouco ou quase nada, são indicados shoppings virtuais de qualidade ‘gratuitos’, ou que cobram apenas comissões sobre as vendas. A maioria deles, além de realizar a exposição de seus produtos, oferece toda a estrutura do shopping para: cobrança, logística, publicidade, suporte, administração da loja online e até dependendo do caso, consultoria virtual. Assim, nunca tenha medo de associar-se a outros sites. Ou porque você acha que o negócio se chama World Wide Web? Erros e Atrasos. A utilização de boleto bancário é uma forma de facilitar a compra para quem não possui cartão de crédito, ou não sente segurança em utilizá-lo na internet, mas também constitui-se em um dos principais responsáveis pelos atrasos na entrega. Além disso, os usuais erros de informação, incluindo troca de cidades, erros no nome ou endereço do destinatário, e no faturamento, também acabam gerando sérios problemas. Nichos. Assim como no marketing direto real, a internet fornece inúmeros nichos de mercado a serem explorados. Ainda mais com a tecnologia de fidelização à disposição. Foi o que o pessoal do site Mycountrybrazil.com fez. Especializado em atenter aos milhares (talvez milhões) de brasileiros que vivem fora do país, obrigados a se alimentar com produtos regionais, muito diferentes dos nossos costumes – o que gera uma demanda reprimida. Assim, um brasileiro em Paris pode acessar o site e encomendar camisetas do time preferido, guaraná, doce de jaca e paçoca. E, segundo os gerenciado- res, tudo é entregue em até dez dias em pelo menos 200 países. Tenha Paciência. Segundo Renato Friedschtein, no começo, você só deve fazer uma venda a cada milhares de visitantes que chegam ao site, isso se tiver sorte. Se tudo correr bem, depois de algum tempo será uma venda a cada poucas centenas de visitas e depois a cada cem visitas e, finalmente, a cada poucas dezenas. Isso chama-se “processo de qualificação de tráfego”, isto é, à medida que o tempo vai passando, você descobre onde estão as pessoas realmente interessadas em seu produto e deixa uma trilha digital para que eles possam seguir e encontrar você.
  • 14. 67 Dicas de Webmarketing 14 E-commerce 45 46 47 48 Dentro da Lei. O Governo criou um site específico para difundir as ações que estão sendo implementadas no País para o comércio eletrônico. A iniciativa partiu do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, através do Comitê Executivo de Comércio Eletrônico. O endereço do site é: http://ce.mdic.gov.br. No site, você pode encontrar toda a legislação voltada para o comércio eletrônico, notícias sobre o tema, além de uma agenda de eventos ligados ao setor. Operação de Cooperação. O Yahoo! Brasil Shopping sentiu que as características do internauta brasileiro o levam a pesquisar preços antes de fechar suas compras. Então, lançou a possibilidade do consumidor carregar o seu carrinho da Yahoo! enquanto navegava por outros shoppings virtuais, e fazer todas as suas compras com ele. É isso aí. O usuário pôde comparar livremente os preços nos sites cadastrados ao sistema e receber uma única fatura de compra. Como eles ganharam com esta história? Cobrando as tradicionais comissões sobre as compras e mensalidades dos conveniados. Produto Perecível. Existe uma crença de que produtos perecíveis não combinam com a Internet. Porém, para contrariar essa regra, uma tradicional sorveteria de Campo Grande chegou a implantar um sistema para receber pedidos online. Se a idéia pega, logo os donos poderão instalar uma web-cam no setor de coberturas para fazer um “buffet de sorvetes virtual”. Onde está? Outro dia, depois de uma grande coletiva de imprensa em que um desses megasites de compras foi lançado, já era possível comprovar os primeiros furos. Ao ser realizada uma busca no site por um “aquecedor”, o resultado foi uma cafeteira e um outro produto para os cabelos. Reflita: do que adianta ter a informação no seu site, se o cliente não encontra?
  • 15. 67 Dicas de Webmarketing 15 Webdesign 49 50 51 52 Primeira Página. Tenha atenção especial no posicionamento das imagens dos produtos, principalmente na primeira página do site, pois é através dessas imagens que o consumidor conseguirá seu objetivo principal, a compra online. Cada Coisa no seu Lugar. Produtos escondidos em páginas secundárias só fazem com que o internauta perca tempo e paciência. Portanto, não complique, apenas facilite a vida do internauta identificando o produto principal e definindo um local exclusivo e apropriado para ele. Eles Sabem o que Querem. Temos hoje dois tipos de internautas - os veteranos, que já têm hábitos de navegação estabelecidos e são cada vez mais exigentes, e os calouros iniciantes, para quem tudo é lindo e maravilhoso, e que provavelmente vão gastar a maior parte do seu tempo trocando piadas e fotos por e-mail e procurando sites de sexo no Japão e na Suécia. Você tem que adequar o seu site a ambos os públicos, principalmente com a enxurrada constante de novos internautas. Site em construção. Ainda vale aquele ditado: se não tem nada a dizer... Ou seja, se o link ou página não estiverem prontos para ir ar, o melhor a fazer é não fazer nada. Sem sombra de dúvida esse tipo de atitude gera muita insatisfação nos internautas.
  • 16. 67 Dicas de Webmarketing 16 Webdesign 53 54 55 56 Pegando Leve. Páginas com muitas imagens, banners e animações, tendem a não funcionar, pois essas imagens acabam competindo entre si, além de prejudicar a visibilidade do produto principal da página em questão. Multimídia. Em todo caso, se o seu público gosta e já está acostumado com tecnologia, reforce esse diferencial oferecendo novidades através de outros recursos. O site Cidade Internet, da Argentina, por exemplo, passou a investir em um sistema que divulgasse filmes artísticos, de poucos minutos de duração, dando origem ao Pulga – o Festival Permanente de Curtas na Internet. Bem Explicadinho. Não devemos esquecer de uma descrição detalhada dos produtos, quanto mais informações esclarecedoras e objetivas, maiores as chances de sucesso. Testemunhais. Avaliações feitas por consumidores que já adquiriram os produtos em exposição contam muitos pontos para a confirmação de novos pedidos. Novos consumidores acreditam muito mais no depoimento de um “semelhante” do que na publicidade em que o produto está inserido.
  • 17. 67 Dicas de Webmarketing 17 Webdesign 57 58 59 60 Unidade. Lembre-se de utilizar cores que mantenham uma unidade visual entre a loja real e a virtual. É muito importante na identificação por parte do consumidor. Mudando sem Parar. Uma das coisas mais incríveis que existe na Internet é a velocidade de resposta. Qualquer profissional de Marketing Direto se preocupa com coisas que dão retorno: chamadas, ilustrações, cores, fotos, assinaturas, etc. E a Internet é o meio ideal para fazer isso. O problema é que nunca pára: um bom site está permanentemente em construção. Você aprende, muda, testa, aprende - é um círculo virtuoso interminável. Personalização. Desenvolva um sistema de pedidos fácil de ser usado, permitindo que os compradores montem seu próprio produto personalizado. Isso funcionou bem com carros e pode fazer a diferença numa caixa de chocolates, por exemplo. Auditoria Interna. Mantenha um policiamento ostensivo das informações da loja virtual, pois dados desatualizados apenas trazem aborrecimentos tanto para quem compra quanto para quem vende.
  • 18. 67 Dicas de Webmarketing 18 61 62 63 64 Webdesign Descadastramento Rápido. Deixe esse procedimento bem à vista no seu Web site e acrescente- o a todas as mensagens eletrônicas que enviar. Respeite as solicitações de descadastramento, efetuando-as de imediato (dentro de 24 horas) sem falta. Conteúdo Compreensível. Os designers que trabalham com Internet são, na maioria, muito jovens, e não têm a mínima condição/conhecimento/curiosidade de saber como funciona o olho humano, o seu cérebro, a leitura, a psicologia necessária para transmitir informações, etc. Eles simplesmente fazem uma diagramação bonita e, como naquela propaganda da IBM, ficam maravilhados com o logo que gira. Então vemos textos intermináveis, com letras estranhas, fundos coloridos, colunas longas, movimentos que distraem e tudo que for possível imaginar para fazer com que o usuário não assimile a informação. David Ogilvy nunca fez nada na Web, mas organizou as regras de como fazer com que um texto seja lido. Na Internet, essas regras continuam as mesmas (e estão todas lá, no seu livro Confessions of na Advertising Man - é de 1963, porém está mais atual do que nunca). Direto ao Assunto. Na opinião de Roberto Guarnieri, para chegar na informação desejada, os visitantes consideram tolerável até 3 clicks, portanto não desperdice os clicks com menus lindos e animados, mas em conduzir o visitante até a informação de seu interesse. Ao chegar na informação, ofereça links para outras páginas, não perca a oportunidade de “vender” sempre, afinal, tempo e espaço na internet são muito preciosos. De Grátis. As pessoas gostam de não pagar por algum benefício. Aproveite e ofereça algo gratuito em seu site, alguma coisa que sirva para espalhar seu endereço e trazer novos visitantes ao site. A idéia é dar para vender: amostras, textos especiais, períodos de acesso sem pagar, etc.
  • 19. 67 Dicas de Webmarketing 19 Webdesign 65 66 67 Pense Neles. Quem trabalha com desenvolvimento de sites tem, normalmente, acesso a conexões mais rápidas e muitas vezes não percebe a ineficácia de seu trabalho numa linha discada normal. Pioram os casos onde o visitante não tem a opção de pular a animação ou desligar determinado recurso. E-mails automáticos. O grande consultor Jameson Rangel já dizia: evite ao máximo e- mails automáticos ou de auto-resposta. Só utilize se for realmente indispensável, o que ocorre se o volume de mensagens for muito grande, ou se você oferecer serviços online que exijam tais e-mails. Erro Grosseiro. A falta de telefone, fax ou endereço real impede que alguns consumidores que queiram se comunicar com a empresa possam fazê-lo por outros meios que não a internet. A verdade é que não custa nada garantir.