• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
II Encontro de Blogueiros e Rede Sociais do Alto Tetê
 

II Encontro de Blogueiros e Rede Sociais do Alto Tetê

on

  • 204 views

 

Statistics

Views

Total Views
204
Views on SlideShare
203
Embed Views
1

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

1 Embed 1

http://profwilner.blogspot.com.br 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    II Encontro de Blogueiros e Rede Sociais do Alto Tetê II Encontro de Blogueiros e Rede Sociais do Alto Tetê Presentation Transcript

    • Blog: Uma ferramenta indispensável para ocotidiano
    • Um pouco de História Está certo que o blog foi criado no final  Uma das provas de que a Internet dos anos 90 e nessa época o acesso à realmente havia decolado no Brasil veio internet para a população era praticamente no dia 14 de dezembro de 1996, quando zero. No Brasil, a internet era muito Gilberto Gil fez o lançamento de sua usada de forma fechada apenas para música pela Internet através da própria acadêmicos e empresas rede, cantando uma versão acústica da multinacionais, mas o grande momento música ao vivo e conversando com da democratização da rede aconteceu ao internautas sobre sua relação com a longo do ano de 1996. Um pouco pela Internet. melhoria nos serviços prestados, mas principalmente pelo crescimento natural do mercado. Nesse momento, a Internet brasileira crescia demasiadamente, tanto em número de usuários quanto de provedores e de serviços prestados através da rede.
    • O Blog como Novidade É necessário notar que Jorn Barger foi  A moda dos Blogs começou mesmo no pioneiro em desenvolver um sistema ano de 1999, quando muitos blogueiros onde uma pessoa poderia relatar tudo o começaram a construir blogs para tratar que achasse realmente interessante na sobre diversos assuntos, alguns para fazer internet, e para nomear esse sistema foi um “diário virtual”, outros para fazer utilizado o termo “weblog”. humor, política, e assim por diante, mesmo O primeiro weblog da história ainda com conhecimentos intermediários em mantém sua forma original, podendo ser linguagens de programação e design, os vista no site de seu criador, cujo blogueiros se sentiam importantes com endereço é http://robotwisdom.com, seus blogs, eles o tratavam como jóias raras mesmo com o layout sendo considerado e mostravam para todo mundo como se os precário até mesmo para época, o weblog assuntos apresentados ali fossem algo do rapidamente se tornou uma sensação. interesse de todos. Muitas pessoas pronunciavam o “weblog” da forma que elas achavam mais conveniente, até que Peter Merholz pronunciou a palavra como se estivesse dividindo ela em duas partes, “wee-blog”, que futuramente foi encurtada, até se tornar simplesmente “Blog”.
    • O Blog como Novidade Nesta época, os posts, nome dado às informações adicionadas periodicamente  fazendo de tudo para tentar induzir um ao blog, eram apenas links, ou seja, eram leitor de sites a se tornar um leitor diário ou apenas pontes para um outro site, e quando semanal do seu próprio blog. um blog usava um link de outro blog, ele apontava o pioneiro como sendo o “dono  No final do ano de 1999, tudo ficou mais do link”, com isso os blogs passaram a se fácil para pessoas que não sabiam nem o autodivulgar, pois as pessoas queriam básico de linguagem de programação, ou conhecer quem foi o blog que achou determinado link que estava linkado em seja, não eram expert no assunto, porém outro blog e assim foi até que começou a gostariam de ter um blog. Os Blogs se surgir uma certa concorrência, os blogs tornaram uma preciosa fonte de renda mais interessantes começaram a ter muitos para empresas, que começaram a investir acessos, e acabou-se criando uma disputa, foi quando os blogueiros começaram a em sua automatização, ou seja, a partir de fazer links cada vez mais interessantes, eles um template pronto e um backoffice uma não colocavam mais qualquer coisa em pessoa leiga no assunto poderia muito bem seus blogs, eles pesquisavam assuntos do desenvolver um blog, este backoffice seria interesse de um maior número de pessoas, e escreviam de maneira correta, eliminando como uma ferramenta de texto comum que palavras abreviadas usadas em chat como ao digitar algo o sistema transformaria tudo “vc” e escrevendo “você” por exemplo, em código Html automaticamente.
    • O Blog como Novidade Uma das pioneiras a desenvolver um  Com estes sistemas totalmente gratuitos sistema para automatizar a publicação oferecidos por diversas empresas, às de blogs foi a empresa Blogger, uma pessoas começaram a fazer do blog, um empresa que soube como facilitar a diário virtual, onde deixaram de colocar apenas links de sites e/ou outros blogs publicação de artigos com uma interface interessantes para escrever apenas sobre muito simples que qualquer leigo poderia sua vida, como se fosse sua agenda muito bem aprender e desvendar em 20 pessoal que agora ficara disponível na ou 30 minutos todas as suas ferramentas, internet, isso irritou e muito a sendo assim, muitas pessoas com idade comunidade dos antigos blogueiros, pois acima de 12 anos já conseguiam eles condenavam essa prática de facilmente criar o seu próprio blog, e transformar os blogs em simples “diários como o custo de criação, edição e virtuais”, para os blogueiros mais atualização era zero, o sistema de blogs antigos, o que caracterizava os blogs eram os links, pois era uma maneira de se popularizou rapidamente. um blog interagir com outro sobre assuntos que talvez fosse interessante para um maior número de pessoas.
    • O Blog como Novidade Logo no começo do ano 2000, a empresa obrigação de passar uma informação blogger decidiu fazer de cada post uma seguindo os padrões de um livro, por página da web, ou seja, cada post do seu exemplo, com direito a revisões e tudo blog teria uma página só, definida por um antes de publicar um post. endereço do tipo  No ano de 2004, surgiu uma novidade no www.seublog.com.br/ano_mes_dia.html, mundo dos blogs, o feed, que nada mais é essa inovação foi denominada “permalink” que uma ferramenta que lhe dá a e foi muito útil para que outros oportunidade de “assinar” um blog, interessantes sistemas fossem criados, utilizando o endereço feed de qualquer blog como por exemplo o sistema de é possível visualizá-lo utilizando um comentários, que utiliza o permalink do programa ou um leitor de feed qualquer, e post para diferenciar um post do outro. tem mais, você pode repetir o processo com Com essa nova ferramenta de interação, ou quantos blogs quiser, basta você ir seja, com o sistema de comentários, os adicionando os blogs para acompanhar as blogueiros se tornaram mais escritores atualizações deles no mesmo lugar sem ter do que simplesmente blogueiros. Seus que visitar todos os endereços. textos deixaram de ser apenas um texto jogado na internet para ser algo comentado por pessoas muitas vezes criticas e diretas que denunciavam até mesmo um simples erro de português, como se o seu blog tivesse a
    • Crescimento do Blog em ProgressãoGeométrica Os blogs rapidamente se tornaram um dos  Atualmente muitas empresas utilizam blogs sistemas mais utilizados da internet, para se para divulgar produtos através de um ter uma idéia, em 1999 o número de blogs marketing viral ou simplesmente não passava de 50, já no ano de 2001 anunciando o produto via banner ou eram contabilizados milhares de blogs e publieditoriais e outras fazem uma em 2003 eles atingiram a assombrosa varredura nos blogs para saber as vontades média de 3 milhões de blogs, neste e preferências de seus futuros mesmo ano os blogs se tornaram uma consumidores para que assim possam febre no Brasil, e graças a esse desenvolver produtos cada vez mais crescimento muitas empresas decidiram ajustados ao perfil do seu consumidor. traduzir seus sistemas de blogs para a língua portuguesa, oferecendo todas as ferramentas de seus sistemas originais porém adaptados para uma versão em português e de acordo com estudos, hoje são mais de 50 milhões de blogs espalhados pela rede.
    • Experiências com meu Blog Com toda a revolução dessa nova forma  Como no trabalho sempre levava de comunicação, fui correr atrás meu informes de cursos, concursos, cursinhos, primeiro curso de Informática, que por vagas de empregos, notícias do sindicato sua vez, ainda tinha o Ms dos em sua e estágios para os alunos e professores, grade. resolvi iniciar um blog que divulgasse Depois de muitos anos conectado com as todos esses itens de interesse para esse redes sociais e outros sites de interesse público. pessoal, fui notar o blog com mais ênfase  E não tem preço ouvir ou ler de um somente em 2.010, pois minha concepção aluno, de uma pessoa, que determinada em relação ao blog era de que a sua informação postada no seu blog fez a utilização se limitava a diários de diferença na vida dela. Essa semana, por adolescentes. exemplo, minha aluna do 3º Ano do Meu primeiro contato com o blog foi Ensino Médio disse que passou na prova durante a Pós Graduação, quando minha da Fundap e ela viu esse informe no meu tutora pediu pra eu elaborar um projeto blog. Outras pessoas estão fazendo um utilizando-se desse site. A partir daí, curso de idiomas gratuito on line que mudei completamente o conceito que postei lá e estão gostando. Outras se tinha, pois ao explorar o blog, percebi inscreveram num processo seletivo para que era possível inserir figuras, textos, os cursos de Matemática e Pedagogia de vídeos, links de interesse do blog e um programa federal pela Universidade inúmeras diversidades através dos Aberta do Brasil e vocês já ouviram falar Gadgets e Widgets. desse programa?
    • Experiências com meu Blog A pós que estou fazendo é por esse programa,  Com o tempo, fui organizando meu blog em porém pouco divulgado nas escolas, mídia e de ordem alfabética, incluindo blogs de mesmo difícil acesso quando se busca no Google, pois interesse, gadgets com links e imagens você tem que ter as palavras chaves para relacionados ao tema do blog e assim por encontrar esses cursos. É importante verificar diante. a veracidade de uma informação antes de  No entanto, fiz esse blog com o intuito de levar postá-la. informações pouco divulgadas a essas pessoas Dessa forma, confesso que em pouco tempo que se interessam por um futuro melhor e vejo viciei e a cada 2, 3 dias, posto uma novidade e que valeu a pena tantas noites mal dormidas compartilho com minhas redes sociais como para enriquecer cada vez mais esse blog com twitter, facebook e Orkut para as pessoas que informações voltadas para os sites que contem ainda não tem o hábito de entrar no blog. vagas de emprego e cursos e cursinhos para a Essas outras redes sociais é uma febre e área da educação. quando é compartilhada essas informações do blog, as pessoas clicam e automaticamente vem para a página do meu blog dar “aquela espiadinha”. E esses posts podem ser compartilhados com n redes sociais espalhadas pelo mundo inteiro ainda não tão conhecidas aqui no Brasil.
    • Vantagens do Blog Não é necessário para iniciar e editar  Os temas que você pode colocar no blog conteúdos de um blog conhecimentos de são inúmeros, escolhendo o qual mais linguagens de programação, webdesign combina com o seu jeito de ser. Existem ou HTML. os que são bem modernos e que lembram Compartilhar experiências, com o os jovens na modernidade e que ao cuidado da citação da referência mesmo tempo podem se adaptar a bibliográfica quando postar conteúdos qualquer idade; de outras fontes;  O tema em que colocar em seu blog pode Existem as pessoas que utilizam o blog ser escolhido por você, dentre culinária, como forma de ganhar dinheiro filmes, músicas ou simplesmente a sua colocando informações necessárias para vida pessoal. todo e qualquer tipo de público, mas  Compartilhar idéias é sempre muito sempre direcionado a um especifico ou bacana, ainda mais quando é aquelas pessoas que ainda utilizam o acrescentada informações e qualidade como bom e velho diário, contando as para o leitor. Usando uma linguagem suas experiências para quem tem coloquial terá uma interação muito curiosidade de visualizar a vida alheia; grande com o seu público.
    • Quais as funcionalidades de um Blog? As mensagens colocadas no blog podem  Os blogs podem ser utilizados das mais ser imagens, textos, links para sites de variadas formas: como portefólios interesse para o blog, entre outros formatos. digitais de trabalho escolar realizado, como É também disponibilizado um índice de espaço de representação e presença na Web entrada e pode conter apontadores para de escolas, departamentos, associações de outros sites de interesse do tema do seu estudantes, etc, há blogs que são blog (Gadget). constituídos como forma de abordar Atualmente, a Escola, principalmente as uma disciplina específica ou várias que possuem acesso à internet, não podem disciplinas, ou então, como diário on-line fazer de conta que os blogs não existem. (que foi a primeira funcionalidade que Mas mais do incluir a utilização dos blogs lhe foi atribuída). na educação, é necessário refletir sobre as suas possibilidades pedagógicas.
    • Como Iniciar um Blog? Para iniciar um blog é necessário  Entre os sistemas de Blog disponíveis em escolher um site que ofereça o serviço de português estão publicação na web. A maioria dos serviços é gratuita e oferece recursos  Blig - http://www.blig.ig.com.br, para escrever como se estivesse usando  Blogando.net - http://www.blogando.net, um editor de textos, não exigem nenhum tipo de conhecimento técnico  Blogger (br) - http://www.blogger.com.br, especializado sobre as linguagens de  Blog Sapo - http://www.blogs.sapo.pt - programação para construir páginas na internet. Ao cadastrar-se em um desses (Portugal), serviços, cria-se um endereço para o blog  Blog-se - http://www.blog-se.com.br, e um layout. Os próprios serviços oferecem alguns modelos (templates) pré -  Blog Terra - http://blog.terra.com.br, configurados, que podem ser alterados  Blog Tok – http://www.blogtok.com, posteriormente.  Blog TrixNet - http://www.blog.trix.net, Entre os sistemas de Blog disponíveis em português estão entre outros. Blig - http://www.blig.ig.com.br, Blogando.net - http://www.blogando.net, Blogger (br) - http://www.blogger.com.br
    • Referências Bibliográficas http://mteadiri.blogs.sapo.pt/1824.html, acesso em 15/04/2.012 http://www.oficinadanet.com.br/artigo/904/o_comeco_da_internet_no_brasil, acesso em 17/04/2011 http://www.diretorioblogger.com/2011/01/quais-as-vantagens-que-um-blog-pode.html, acesso em 18/04/2012 Novaes, Caio, A História dos blogs, Ano:2007/2008, http://www.brogui.com/a-historia-dos- blogs/, acesso em 19/04/2.012 http://www.alienado.net/vantagens-de-ter-um-blogspot/, acesso em 19/04/2.012
    • Muito Obrigado pela presença eparticipação !  Twitter: @wilnersantos  Facebook: Wilner Santos  Facebook: Wilner Pereira Santos  Orkut: Prof. Wilner @wilner  Blog: www.profwilner.blogspot.com