Continente Europeu

1,329
-1

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,329
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
85
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Continente Europeu

  1. 1. Willian Dadalto
  2. 2. LOCALIZAÇÃOLOCALIZAÇÃO
  3. 3. DimensõesDimensões A Europa é um continente de proporções territoriais modestas. Excetuando-se a Rússia, país euro- asiático, todos os demais caberiam dentro do Brasil.
  4. 4. Maior x Menor PaísMaior x Menor País Maior : Rússia Menor: Vaticano
  5. 5. • Agora vejamos os principais mares e golfos ao redor da Europa, que ao longo da história influenciaram as relações comerciais entre os países e povos.
  6. 6. • O Oceano Atlântico foi muito importante para as navegações portuguesas, espanholas, inglesas, francesas e holandesas.
  7. 7. • O Oceano Atlântico foi muito importante para as navegações portuguesas, espanholas, inglesas, francesas e holandesas. • O Mar Mediterrâneo, historicamente, é o mar mais importante da Europa, pois foi onde as civilizações gregas, romanas, bizantinas, fenícias, desenvolveram seu comércio com o Oriente Médio e norte da África.
  8. 8. • O Oceano Polar Ártico é menos utilizado, por passar a maior parte do tempo congelado por se situar ao redor do pólo norte. Mas para os Vikings, foi útil na conquista e colonização da Islândia e Groenlândia.
  9. 9. • O Oceano Polar Ártico é menos utilizado, por passar a maior parte do tempo congelado por se situar ao redor do pólo norte. Mas para os Vikings, foi útil na conquista e colonização da Islândia e Groenlândia. • O Mar do Norte possui a maior bacia petrolífera da Europa ocidental, e é de vital importância para o comércio entre Reino Unido, Alemanha, Holanda, Bélgica e os países nórdicos.
  10. 10. • O Mar Báltico funciona como um “mar interno” após o Mar do Norte, separando os países nórdicos de alguns países do leste europeu. Na costa do Báltico se localiza o maior porto da Rússia com saída para a bacia do Atlântico, em São Petersburgo.
  11. 11. • O Mar Báltico funciona como um “mar interno” após o Mar do Norte, separando os países nórdicos de alguns países do leste europeu. Na costa do Báltico se localiza o maior porto da Rússia com saída para a bacia do Atlântico, em São Petersburgo. • O Canal da Mancha é o estreito que separa o Reino Unido da França. Importante para ambos os países, e também para a navegação no Mar do Norte.
  12. 12. • O Golfo de Biscaia é uma “entrada” entre o oeste da França e o norte da Espanha. Importância secundária.
  13. 13. • O Golfo de Biscaia é uma “entrada” entre o oeste da França e o norte da Espanha. Importância secundária. • O Estreito de Gibraltar é um dos mais importantes pontos geo- estratégicos do planeta. Sua importância é tão acentuada pelo fato de ser o “portal de entrada” para o Mar Mediterrâneo, além dos mares Adriático,Egeu e Negro.
  14. 14. • A cobiça sobre o Estreito de Gibraltar vêm desde tempos coloniais.
  15. 15. • A cobiça sobre o Estreito de Gibraltar vêm desde tempos coloniais. • Localizado entre o sul da Espanha e o norte do Marrocos, possui minúsculos territórios estrangeiros ao seu redor.
  16. 16. • A cobiça sobre o Estreito de Gibraltar vêm desde tempos coloniais. • Localizado entre o sul da Espanha e o norte do Marrocos, possui minúsculos territórios estrangeiros ao seu redor. • No extremo sul da Espanha existe um pequeno território britânico chamado “Gibraltar”. Os ingleses conquistaram dos espanhóis após vencer a Armada Espanhola no século XVIII. Até hoje o Reino Unido governa o local.
  17. 17. • Ao longo dos séculos XV, XVI e XVII a Espanha conquistou pequenos territórios no norte do Marrocos, como Melilla e Ceuta, na qual a Espanha governa até hoje.
  18. 18. • Ao longo dos séculos XV, XVI e XVII a Espanha conquistou pequenos territórios no norte do Marrocos, como Melilla e Ceuta, na qual a Espanha governa até hoje. • Essa corrida pelo controle do Estreito de Gibraltar é o retrato da vital importância deste local.
  19. 19. • Ao longo dos séculos XV, XVI e XVII a Espanha conquistou pequenos territórios no norte do Marrocos, como Melilla e Ceuta, na qual a Espanha governa até hoje. • Essa corrida pelo controle do Estreito de Gibraltar é o retrato da vital importância deste local. • O Mar Adriático fica entre o leste da Itália e o oeste da península dos Balcãs. Importante localmente.
  20. 20. • O Mar Egeu possui significância histórica por se localizar as centenas de ilhas gregas, e também por ser a rota de passagem ao Mar Negro - este, acessível através dos Estreitos de Bósforo e Dardanelos, na Turquia.
  21. 21. • O Mar Egeu possuiO Mar Egeu possui significância histórica por se localizar as centenas de ilhas gregas, e também por ser a rota de passagem ao Mar Negro - este, acessível através dos Estreitos de Bósforo e Dardanelos, na Turquia. • O Mar Negro fica entre o norte da Turquia, o sul da Ucrânia, e com parte do Cáucaso e sudoeste da Rússia em seu litoral.
  22. 22. • O Mar Cáspio é um mar interno entre o norte do Oriente Médio e o sul da Rússia europeia.
  23. 23. • O Mar Cáspio é um mar interno entre o norte do Oriente Médio e o sul da Rússia europeia. • O Cáspio não possui ligação com nenhum outro mar, e ele se localiza em uma altitude mais baixa em relação ao nível do mar. Está 28 metros abaixo.
  24. 24. A União EuropéiaA União Européia Criação da CEE (Comunidade Econômica Européia) em 1957; Em dezembro de 1991, foi assinado o tratado que criou a União Européia, o tratado previa a integração monetária e econômica na CEE e a cooperação política entre os países membros, a CEE passou a ser denominada União Européia; A partir de 1991, criou-se a figura do cidadão europeu; Em 1993 caíram todas as barreiras à circulação de mercadorias, serviços e capitais.
  25. 25. A União EuropéiaA União Européia Em 1997 estabeleceu-se que: Eliminação dos controles nas fronteiras dos países membros (não participaram Reino Unido, Irlanda e Dinamarca); Busca de soluções conjuntas para o desemprego; Ratificação do pacto de Estabilidade Econômica; Em 2002 o euro começa a circular nos países;
  26. 26. Os objetivos principais da União Européia eram recuperar a economia dos países-membros, enfraquecidos economicamente após a Segunda Guerra Mundial, detendo o crescimento econômico e a influência estadunidense; Hoje a União Européia conta com 25 membros, uma população de aproximadamente 450 milhões de habitantes e uma política parlamentar européia.
  27. 27. Características sociaisCaracterísticas sociais Possui uma população com idade avançada; O crescimento populacional é negativos e muitos governos investem em políticas de controle de natalidade a curto e a longo prazo; Boas condições sociais e econômicas em boa parte dos países; Alto padrão de consumo; Expectativa de vida elevada (acima de 80 anos); Principais IDHs do planeta (Noruega);
  28. 28. O Reino UnidoO Reino Unido O Reino Unido compreende quatro unidades políticas (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales); A Grã Bretanha Compreende três países (Inglaterra, Escócia e País de Gales).
  29. 29. O Reino UnidoO Reino Unido Foi o primeiro país a se industrializar (disponibilidade de capital, matéria prima e energia, avanços técnicos e o Estado na mão da burguesia); É a quinta economia mundial; Não tem mais o poder econômico que possuía no inicio do século XX;
  30. 30. AlemanhaAlemanha A Alemanha é uma federação democrática e parlamentar, cujo sistema político é definido num documento constitucional de 1949. Por chamar o documento de Grundgesetz, invés de Verfassung (constituição), os autores expressaram a intenção de que ela fosse trocada por uma constituição apropriada quando a Alemanha fosse reunida em um só estado. A Alemanha é a maior economia da Europa, a terceira maior quando é considerado o PIB nominal e a quinta maior quando é considerada a Paridade do Poder de Compra. O crescimento de 2007 foi de 2,4%, Desde a revolução industrial o país tem sido criador, inovador e beneficiário de uma economia globalizada.
  31. 31. Com cerca de 81,8 milhões de habitantes, a Alemanha é o país mais populoso da União Europeia. No entanto, sua taxa de fertilidade é de apenas 1,39 filhos por mulher, uma das mais baixas do mundo. A Alemanha tem sido o lar de alguns dos mais proeminentes pesquisadores em vários campos científicos. O Prêmio Nobel foi concedido a laureados alemães. O trabalho de Albert Einstein e Max Planck foi crucial para a fundação da física moderna, que Werner Heisenberg e Max Born desenvolveram.
  32. 32. FrançaFrança A França é a 6ª nação mais rica do planeta em termos de PIB, que é de aproximadamente US$2 trilhões. Alguns dos principais produtos exportados pela França são seus vinhos, perfumes e culinária. Na economia, tem destaque na indústria automobilística, aeronáutica, e com grande reconhecimento em sua indústria alimentícia, com agropecuária intensiva e extensiva A população da França é estimada em 60 milhões, sendo que mais de 40% vivem ao redor de Paris. A taxa de crescimento da população é baixa: 0,4%. Cerca de 20% da população passou dos 60 anos.
  33. 33. A República Francesa é uma república unitária semipresidencialista com fortes tradições democráticas. A constituição da V República foi aprovada por referendo em 28 de setembro de 1958. É extremamente reforçada a autoridade do executivo em relação ao Parlamento. O poder executivo em si tem dois dirigentes: o presidente da República e o primeiro ministro.
  34. 34. Em 1849, a Dinamarca passou a ser uma monarquia constitucional com a adoção de uma nova constituição. O monarca é formalmente o chefe de estado, mas esse papel é em grande medida cerimonial. O poder executivo é exercido pelos ministros, sendo o primeiro-ministro um "primeiro entre iguais" (primus inter pares). O poder legislativo está investido no parlamento, conhecido como Folketing, que consiste de (não mais de) 179 membros. A Dinamarca é um país industrialmente desenvolvido. De acordo com os padrões internacionais, tem alto padrão de qualidade de vida e a diferença entre ricos e pobres é menor do que em muitos países com os quais a Dinamarca é tradicionalmente comparada. DinamarcaDinamarca
  35. 35. • Porém, é um engano pensar que nesse continente existem países e povos homogêneos • Ao contrário, especialmente no aspecto étnico e cultural, é extremamente diversa.
  36. 36. • Já o sistema político dos países europeus sofre alguma variação. • Enquanto alguns países são Monarquias, cujas famílias reais se originam em épocas medievais; outros são Repúblicas, proclamadas ao longo dos últimos 225 anos.
  37. 37. • Porém, em comum, a quase totalidade dos países europeus possuem sistemas democráticos. Apenas com a exceção da Bielorrúsia (ainda uma ditadura) e do Vaticano (uma monarquia absolutista papal)
  38. 38. • Na Europa se utilizam mais de 4 dezenas de idiomas.
  39. 39. • Na Europa se utilizam mais de 4 dezenas de idiomas. • Algumas nações falam mais de uma língua. Dependendo da região deste país.
  40. 40. • Neste mapa vemos em quais regiões cada idioma (ou tronco linguistico) é utilizado. • Tente observar a Bélgica e a Suíça, na qual partes do país falam diferentes línguas
  41. 41. • Ou a Irlanda, na qual duas línguas co-existem nas mesmas áreas: o inglês e o gaélico. • Na Espanha há regiões que falam línguas que não são consideradas como Espanhol, embora se pareçam.
  42. 42. Vejamos as diferenças linguisticas entre alguns idiomas falados na Europa: Usaremos a frase “Toda pessoa tem direito à educação” como base. Toda pessoa tem direito à educação – Português (Língua Latina) Toda persoa ten dereito á educación – Galego (Língua Latina) Toda persona tiene derecho a la educación – Espanhol (Língua Latina) Tota persona té dret a l'educació – Catalão (Língua Latina) Guztiek dute hezkuntzarako eskubidea du – Basco (Língua isolada) Tout le monde a droit à l'éducation – Francês (Língua Latina) Ogni individuo ha diritto all'istruzione – Italiano (Língua Latina) Quisque ius ad educationem – Latim (Língua Latina, Primeira) Orice persoană are dreptul la educaţie – Romeno (Língua Latina) Everyone has the right to education – Inglês (Língua Germânica)
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×