Your SlideShare is downloading. ×
Como estudar filosofia para o enem 2013
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Como estudar filosofia para o enem 2013

4,607
views

Published on

Um programa de estudo na Filosofia ENEM 2013

Um programa de estudo na Filosofia ENEM 2013


0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
4,607
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
247
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Como estudar Filosofia para o ENEM 2013 Prof.: Wilacy L. Campos
  • 2. A Filosofia pretende sempre questionar o mundo ao seu redor, isto é, o filósofo sempre se indagará por perguntas como ”O que é?”, ”Como é?”, “Por que é?”, “Para que é?”, dirigindo-se ao mundo que o rodeia e aos seres humanos que nele vivem e com ele se relacionam.
  • 3. Mas, dentro da filosofia em si, existem várias formas de se indagar o mundo, de acordo com o tipo de „visão de mundo‟ a ser utilizada. Para seu ENEM, veja como a Filosofia se ramifica, isto é, como existem diferentes modos de “ver” o mundo:
  • 4. 1. Metafísica: é considerada a filosofia primeira, porque trata de investigar a origem de todas as coisas e de relacioná-las com a realidade em que vivemos.
  • 5. A Metafísica possui uma subárea: a “Ontologia”, que se preocupa em estudar o que é o ser. Na Ontologia, o objetivo é entender como os seres existentes na natureza se relacionam e quais são os elementos básicos existentes no universo, que identificam um ser tal como ele é, ou seja, a ontologia busca assegurar o significado para a existência de um ser qualquer.
  • 6. 2. Epistemologia ou teoria do conhecimento: este ramo da filosofia busca investigar quais são as melhores formas de se produzir conhecimento bem como quais seriam os limites da capacidade humana em produzir conhecimento.
  • 7. 3. Lógica: este ramo da filosofia busca encontrar o raciocínio perfeito. Para isso investiga as conclusões provenientes dos pensamentos. A Lógica tenta assim identificar se as conclusões obtidas preservam as proposições originais das premissas que levaram um indivíduo a concluir algo. A lógica identifica os pensamentos corretos dos incorretos.
  • 8. 4. Ética ou filosofia moral: é o ramo da filosofia que estuda a moral. Busca-se, com o estudo ético, identificar as possíveis morais que possam ser consideradas certas ou erradas para uma sociedade.
  • 9. HUMANIDADES
  • 10. 5. Filosofia política: estuda-se basicamente a origem da sociedade, da política, da formação do Estado e da relação entre sociedade e instituições políticas.6. Estética ou filosofia da arte: tem por objetivo estudar as concepções estéticas que definam o que é o belo.
  • 11. A FILOSOFIA E O ENEM
  • 12. Sancionada em 2008, a lei que torna obrigatório o ensino de sociologia e filosofia nas escolas do último nível da educação básica vem mudando o perfil das provas de humanas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Agora com maior relevância, as duas disciplinas relacionam problemas da atualidade com os conteúdos teóricos. •No ENEM, atualidades são pretexto para cobrar análise de conteúdos
  • 13. Prova disso é que o ENEM 2012 contou com oito questões de natureza filosófica e seis de natureza sociológica, o que representa quase um terço da prova de humanidades. Filosofia que, embora não aparece em massa no exame, vem ganhando destaque nos últimos anos.
  • 14. "Em filosofia, o perfil das questões do exame envolve habilidades de conhecimento em relação aos períodos históricos", diz. "Não é o fato pelo fato, mas sim qual é a importância do fato filosófico para a história da humanidade".
  • 15. Na hora de estudar, Heitor Henriques Sayeg, professor de sociologia da Oficina do Estudante, recomenda muita leitura. "O aluno tem de ter um conhecimento curricular bem amplo, mas ele precisa de uma percepção muito clara de como relacionar os conteúdos, por isso ler é fundamental. Tem que procurar estar bem informado".
  • 16. Aos desavisados, a Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
  • 17. Vamos analisar os dois principais assuntos de filosofia abordados nas provas: Ética ou filosofia moral: Área da filosofia que trata das distinções entre o certo e o errado, entre o bem e o mal. Dos assuntos de filosofia, esse certamente merece atenção especial, pois apareceu em anos subsequentes. Epistemologia ou teoria do conhecimento: Área da filosofia que estuda a natureza do conhecimento, sua origem e seus limites.
  • 18. Também bastante frequentes, essas questões geralmente aparecem exigindo do candidato a comparação de textos de dois autores diferentes.
  • 19. Contudo, conhecer os conceitos é insuficiente para enfrentar a prova. "O estudante não tem que saber apenas o que o filósofo pensa ou de que época ele é, mas também compreender o desdobramento filosófico de uma situação que ele já havia problematizado e que estamos vivendo agora".
  • 20. Temas que podem cair Os conteúdos que mais caem no Enem em filosofia confira: Filosofia antiga:Sócrates, Platão e Aristóteles (concepção de ética e política de um deles); Filosofia medieval: São Tomás de Aquino (questão da relação da fé e a razão); Filosofia moderna: Maquiavel (suas concepções no campo da política), Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau (estado de natureza, contrato social e estado de sociedade para cada um) e Immanuel Kant; Filosofia contemporânea: Michel Foucault;
  • 21. Feito esse levantamento, minhas recomendações são simples: 1 – Leia textos e artigos de filósofos conhecidos. 2 – Conheça as biografias desses autores. 3 – Aprenda a interpretá-los, analisando principalmente o contexto histórico de cada um.
  • 22. Estudar com provas antigas é a principal dica para realizar o exame FONTES: Colado de <http://www.infoENEM.com.br/como-estudar-filosofia-para-oENEM-2013/> Colado de <http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/06/20/relevanciade-filosofia-e-sociologia-cresce-no-ENEM-veja-o-que-estudar.htm> Colado de <http://blogdoENEM.com.br/ENEM-2013-filosofia-o-que-e/>
  • 23. Veremos agora algumas questões do Simulado Enem 2013:
  • 24. Segue alguns sites e blogues que trazem textos e artigos interessantes sobre filosofia. Boa leitura! www.filosofia.com.br www.consciencia.org super.abril.com.br/cultura/pequena-enciclopedia-super-filosofia www.mundodosfilosofos.com.br www.brasilescola.com/filosofia sites.google.com/site/filosofiapopular/filosofos profomar.wordpress.com www.cfh.ufsc.br www.aartedepensar.com/filosdehoje filosofianoensinomediosp.blogspot.com.br minhafilosofia.blogspot.com.br epistemologia.blogspot.com.br paginasdefilosofia.blogspot.com.br profemorais.blogspot.com.br filosofiacinza.com/category/filosofia eticaecidadania-odetedan.blogspot.com.br filosofiaefilosofiadaeducacao.blogspot.com.br filosofia.pro.br eticahoje.blogspot.com.br conviteaofilosofar.blogspot.com.br

×