• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Tecido osseo
 

Tecido osseo

on

  • 1,777 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,777
Views on SlideShare
1,773
Embed Views
4

Actions

Likes
4
Downloads
61
Comments
0

1 Embed 4

http://adaciencia.blogspot.com.br 4

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Tecido osseo Tecido osseo Presentation Transcript

    • PROFESSORA: ROSANA MORAESTecido Ósseo
    • Características do Tecido ÓsseoTem matriz óssea calcificada.É uma variedade de tecido conjuntivo.Sustenta o corpo, uma vez que é o principalcomponente do esqueleto.Dá suporte às partes moles do corpo.Protege órgãos vitais.Fornece apoio aos músculos esqueléticos.É o principal depósito de cálcio.
    • Células do Tecido ÓsseoOsteoblastos – são células jovens, metabolicamente ativas,sintetizam a matriz óssea.Osteócitos – são células maduras, metabolicamente poucoativas, situadas em lacunas na matriz óssea. Dessas lacunaspartem canalículos que permitem a comunicação entre ososteócitos. Por esses canalículos os osteócitos recebemnutrientes, íons, hormônios, etc. Cada lacuna contémapenas um osteócito.Osteoclastos – são células móveis, gigantes emultinucleadas (formadas pela união de vários monócitos),atuam nos processos de reabsorção da matriz óssea.
    • Endósteo e PeriósteoPeriósteo - reveste externamente os ossos.Endósteo – reveste internamente os ossos.No endósteo e no periósteo há células osteogênicas.As principais funções do periósteo e endósteo são anutrição do tecido ósseo e o fornecimento de novososteoblastos, para o crescimento e recuperação doosso.
    • No endósteo e periósteo há células osteogênicas que se diferenciame originam osteoblastos, esses amadurecem e originam osteócitos.1-Células Osteogênicas2-Osteoblastos3-Osteócitos4-Osteoclastos1234
    • Matriz ÓsseaÉ formada por uma porção mineral que confere dureza aoosso e uma porção orgânica que lhe dá certa flexibilidade.Porção Mineral: representa 50% do peso da matrizóssea. Seu principal componente é o fosfato de cálcioque está presente na forma de hidroxiapatita*.Porção Orgânica: composta por fibras colágenas tipo I(95%) e proteoglicanos.*A Hidroxiapatita é formada por fosfato de cálcio cristalino (Ca10(PO4)6(OH)2) e representamum deposito de 99% do cálcio corporal e 80% do fósforo total. O osso desmineralizado éconhecido como osteóide. O esmalte que cobre os dentes contém o mineral hidroxiapatita, umhidrofosfato de cálcio. Esse mineral, muito pouco solúvel, se dissolve em ácido.
    • Tipos de Tecido ÓsseoTecido ósseo esponjoso – caracterizado pela presençade inúmeras perfurações (trabéculas).Tecido ósseo compacto – ausência de trabéculas.Embora tenham os mesmos componentes, essa diferençaé vista a olho nu.Nos ossos longos (fêmur, úmero) encontramos nasepífises (extremidades) o osso esponjoso com umadelgada camada superficial de osso compacto. As diáfises(parte cilíndrica) são quase totalmente compactas
    • EPÍFISEDIÁFISEEPÍFISEAs cavidades do osso esponjoso(trabéculas) e o canal medular da diáfisedos ossos longos são ocupados pelamedula óssea vermelha.
    • O tecido Ósseo CompactoEncontra-se organizado por várias unidadesdenominadas ósteons (sistemas haversianos)
    • Formação do Tecido ÓsseoOssificação ou osteogênese é o processo de formação de tecidoósseo. Inicia-se por volta da 6ª ou 7ª semana dodesenvolvimento embrionário.Tipos de ossificação:- Ossificação Endocondral:- consiste na substituição gradativa de tecido cartilaginoso portecido ósseo. É assim que se formam a maioria dos ossos denosso corpo.- Ossificação Intramembranosa:- consiste na formação de tecido ósseo no interior de umamembrana de tecido conjuntivo que serve de molde para o osso.É assim que os ossos chatos de nossa caixa craniana se formam.
    • Tecido ósseo e o controle dos níveis de cálcio.Se os níveis de cálcio estão altos no sangue, a glândulatireoide, secreta o hormônio calcitonina , e o cálcio dosangue é captado rapidamente pelo osso. Assim os níveisde cálcio no sangue voltam ao normal.Se os níveis de cálcio estão baixos no sangue, asglândulas paratireoides, secretam o paratormônio, essehormônio estimula os osteoclastos a destruir a matrizóssea. O cálcio assim que estava fixado junto à matriz éliberado para o sangue, aumentando seus níveis nessetecido.
    • Raquitismo – o cálcio não é depositado na matriz óssea, oque deixa os osso macios e flexíveis e se deformam.A falta de vitamina D na infância prejudica a absorção de cálcio e provoca oraquitismo.
    • OsteomaláciaÉ o amolecimento, enfraquecimento edesmineralização dos ossos nos adultos devido auma deficiência em vitamina D, o que dificulta a odepósito de cálcio nos ossos.
    • Osteoporose A osteoporose, que quer dizer osso poroso, é uma doençaosteometabólica que se caracteriza por baixa densidade do esqueleto,resultante da perda gradual e contínua do cálcio armazenado nosossos. A osteoporose é uma doença “silenciosa”, não apresentando sintomasaté que aconteçam as fraturas ósseas. Em alguns pacientes a primeiramanifestação da osteoporose é uma fratura. Todavia é comum a queixa de dor crônica nas costas, decorrente dealteração na postura e contratura muscular ou por microfraturas devértebras não visíveis ao Raio-X. Essas fraturas da coluna promovemum achatamento progressivo das vértebras, havendoconsequentemente uma diminuição da altura corporal do indivíduo. Os ossos que se quebram com maior facilidade são as vértebras, fêmur,ossos do punho e pequenos ossos periféricos (metatarsos).
    • Uma vez iniciado o processo de envelhecimento aprevenção da Osteoporose torna-se imprescindível,podendo ser feita de duas maneiras diferentes.A primeira, passa pela adoção de hábitos de vidasaudáveis (baixa ingesta de café e álcool, atividadefísica regular, não uso de fórmulas paraemagrecimento) e a segunda, pelo uso de medicaçõesespecíficas para diminuir a atividade Osteoclástica.
    • Ossos de vidroOsteogênese imperfeita é o nome que se dáa uma doença hereditária chamada deossos de vidro. Osso de vidro é a falta decolágeno nos ossos, fazendo com que elesfiquem bem frágeis, como o vidro.