Compreensão e interpretação de textos

53,034 views

Published on

Published in: Education
7 Comments
56 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
53,034
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
319
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
7
Likes
56
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Compreensão e interpretação de textos

  1. 1. Compreensão e Interpretação de textos
  2. 2. Texto É um conjunto de ideias organizadas e relacionadas entre si , formando um todo significativo capaz de produzir INTERAÇÃO COMUNICATIVA (capacidade de CODIFICAR E DECODIFICAR)
  3. 3. Contexto Interligação entre informações anteriores e posteriores.
  4. 4. Intertexto Comumente os textos apresentam referências diretas ou indiretas a outros autores através de citações. Esse tipo de recurso denomina-se INTERTEXTO.
  5. 5. Interpretação de texto  Identificar a ideia principal do texto;  Identificar as ideias secundárias, ou fundamentações, as argumentações, ou explicações, que levam ao esclarecimento das questões apresentadas na prova.
  6. 6. No vestibular o candidato é convidado a:
  7. 7.  Identificar: É reconhecer os elementos fundamentais de uma argumentação, de um processo, de uma época (neste caso, procuram-se os verbos e os advérbios, os quais definem o tempo).
  8. 8.  Comparar: É descobrir as relações de semelhanças ou de diferenças entre as situações do texto.
  9. 9. • Comentar: É relacionar o conteúdo apresentado com uma realidade, opinando a respeito.
  10. 10.  Resumir: É concentrar as ideias centrais e/ou secundárias em um só parágrafo.
  11. 11. • Parafrasear: É reescrever o texto com outras palavras.
  12. 12. Exemplo de paráfrase  O Homem Unido. 1. A integração do homem. 2. A integração da humanidade. 3. A união do homem. 4. Homem + Homem = Mundo 5. A macacada se uniu. (sátira)
  13. 13. Interpretar X Compreender
  14. 14. Interpretar  Explicar, Comentar, Julgar, Tirar Conclusões, Deduzir.  Tipos de Enunciados: 1. Através do texto infere-se que: 2. É possível deduzir que: 3. O autor permite concluir que: 4. Qual é a intenção do autor ao afirmar que:
  15. 15. Compreender  Intelecção, Entendimento, Atenção ao que realmente está escrito.  Tipos de Enunciados: 1. O texto diz que... 2. É sugerido pelo autor que... 3. De acordo com o texto, é correta ou errada a afirmação...
  16. 16. Erros de interpretação  Extrapolação: Ocorre quando se sai do contexto, acrescentando ideias que não estão no texto, quer por conhecimento prévio quer pela imaginação.  Redução: É o oposto da extrapolação. Dá-se atenção apenas a um aspecto, esquecendo que um texto é um conjunto de ideias.  Contradição: Não raro, o texto apresenta ideias contrárias às do candidato, fazendo-o tirar conclusões equivocadas e, consequentemente, errando a questão.

×