7 a aula geo cpvem geologia-aula-2

872 views
770 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
872
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
22
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

7 a aula geo cpvem geologia-aula-2

  1. 1. GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA-II
  2. 2. ERAS GEOLÓGICAS ERA PRÉ-CAMBRIANA OU PRIMITIVA Está compreendida entre o aparecimento da Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos, até o surgimento de uma larga quantidade de fósseis, há cerca de 540 milhões de anos. Surgimento da vida. Compreende os períodos Arqueozoico (Arqueano) e o Proterozoico (Alonquiano).
  3. 3. ERAS GEOLÓGICAS Foi durante o Pré-Cambriano que os eventos mais importantes da história daTerra aconteceram: • O início do movimento das placas tectônicas; • O início da vida naTerra; • O aparecimento das primeiras células eucarióticas; • A formação da atmosfera; • O aparecimento dos primeiros animais e vegetais.
  4. 4. ERAS GEOLÓGICAS ERA PALEOZÓICA OU PRIMÁRIA A Era Paleozóica é limitada por dois importantes eventos da história da Terra: o seu início, há 545 milhões de anos, marca o começo da expansão da vida, e seu final, há 248 milhões de anos, marca a maior extinção em massa que já ocorreu no nosso planeta.
  5. 5. ERAS GEOLÓGICAS ERA PALEOZÓICA OU PRIMÁRIA A expansão da vida foi tão intensa, que praticamente todos os filos animais apareceram em apenas alguns milhões de anos. Em oposição à essa riqueza de vida, o final do Paleozóico marca a maior extinção em massa já ocorrida no nosso planeta, já que aproximadamente 90% de todas as espécies marinhas não sobreviveu. A causa dessa extinção é desconhecida e é alvo de controvérsias. Filo (Ramo): é a reunião de classes com características em comum, mesmo que muito distintas entre si.
  6. 6. ERAS GEOLÓGICAS ERA PALEOZOICA OU PRIMÁRIA A Era Paleozoica se divide em seis períodos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano. Surgem: •Peixes; •Vegetais; •Anfíbios. Soterramento de extensas florestas, das quais se originou o carvão mineral.
  7. 7. ERAS GEOLÓGICAS ERA MESOZOICA OU SECUNDÁRIA A Era Mesozoica foi palco do apogeu dos grandes répteis, do aparecimento das primeiras aves , das enormes florestas de coníferas, de intensas erupções vulcânicas. Compreende os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo.
  8. 8. ERAS GEOLÓGICAS ERA MESOZOICA OU SECUNDÁRIA No início da Era Mesozoica havia apenas um grande continente: Pangea (do grego pan = toda + gea = terra). No final do período Triássico esse supercontinente começa a se quebrar, formando o Oceano Atlântico e dando origem aos continentes conforme os conhecemos hoje. Posição dos blocos continentais no supercontinente Pangea. Modificado de Rogers, 1996.
  9. 9. ERAS GEOLÓGICAS ERA MESOZOICA OU SECUNDÁRIA Esses processos distensivos predominaram durante quase todo o Mesozoico, mas, no final do Período Cretáceo, recomeçaram as colisões e têm início as orogenias Laramide, na América do Norte (colisão entre a placa do Pacífico e a América do Norte) e Andina, na América do Sul (colisão entre a placa de Nazca e a América do Sul). MONTANHAS ROCHOSAS – A. DO NORTE CORDILHEIRA DOS ANDES – A. DO SUL
  10. 10. ERAS GEOLÓGICAS ERA MESOZOICA OU SECUNDÁRIA Curiosa, ou tragicamente o limite superior dessa era também é marcado por uma grande extinção em massa, atribuída ao impacto de um meteoro, em Chicxulub, na península de Yucatan, México, com diâmetro de mais de 170 km. O impacto causado por este corpo celeste teria gerado uma espessa nuvem de poeira, alterando o clima terrestre, impedindo a fotossíntese, e quebrando a cadeia alimentar.
  11. 11. ERAS GEOLÓGICAS ERA CENOZOICA O Cenozoico é dividido em duas partes: o terciário (cerca de 60 milhões de anos) e o quaternário (cerca de 1 milhão de anos). É a era onde os continentes alcançaram as posições atuais
  12. 12. ERAS GEOLÓGICAS ERA CENOZOICA –TERCIÁRIO Houve a colisão da Índia com a Ásia há cerca de 55 milhões de anos, formando o Himalaia.
  13. 13. ERAS GEOLÓGICAS ERA CENOZOICA –TERCIÁRIO A Arábia Saudita colidiu com a Eurásia. Como resultado, eles formaram a Orogenia Alpina que formaram as principais cadeias montanhosas do sul da Europa e da Ásia (Alpes).
  14. 14. ERAS GEOLÓGICAS ERA CENOZOICA – QUATERNÁRIO Último período da era Cenozoica, marcado pelo aparecimento do homem. Também chamado Antropozoico, abrange cerca de 1,6 milhão de anos. Foram registradas 5 glaciações sucessivas e 4 recuos da camada de gelo, que duraram ao todo cerca de 2 milhões de anos.
  15. 15. ERAS GEOLÓGICAS ESCUDOS CRISTALINOS Na Era Pré-Cambriana surgiram os escudos cristalinos, como resultado da solidificação do magma. Os escudos cristalinos apresentam rochas magmáticas plutônicas. As rochas intrusivas ou plutônicas são resultado de um lento resfriamento do magma, originárias de regiões profundas no subsolo, dando origem a cristais. GRANITO DIORITO GABRO
  16. 16. ERAS GEOLÓGICAS ESCUDOS CRISTALINOS Os escudos antigos também apresentam rochas metamórficas, que resultam das transformações sofridas pelas rochas magmáticas devido à temperatura e è pressão. GNAISSE MÁRMORE FILITO A resistência erosiva dos escudos cristalinos deve-se à grande ocorrência de minerais metálicos que eles abrigam, como o ferro, o zinco, o cobre, etc.
  17. 17. ERAS GEOLÓGICAS BACIAS SEDIMENTARES São formadas pela deposição de detritos ou sedimentos nas depressões do relevo. As mais antigas se consolidaram no Paleozoico e no Mesozoico, como resultado do desgaste dos maciços pré-cambrianos e da sedimentação nas áreas rebaixadas. As mais recentes se formaram na Era Cenozoica.
  18. 18. ERAS GEOLÓGICAS BACIAS SEDIMENTARES Normalmente, as bacias sedimentares dão origem a planícies fluviais e litorâneas, porém, às vezes, elas são levemente erguidas por movimentos tectônicos, formando baixos planaltos e platôs. PLANÍCIE FLUVIAL PLANÍCIE LITORÂNEA PLATÔ
  19. 19. ERAS GEOLÓGICAS BACIAS SEDIMENTARES As bacias sedimentares podem possuir rochas sedimentares inorgânicas, como o calcário, o arenito e o folhelho... ARENITO CALCÁRIO FOLHELHO ...ou orgânicas, como o carvão mineral.
  20. 20. ERAS GEOLÓGICAS BACIAS SEDIMENTARES As rochas orgânicas se formaram através da sedimentação de microrganismos terrestres ou marinhos, que se transformaram lentamente durante milhões de anos. Sua importância está relacionada à possibilidade de ocorrência de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral.
  21. 21. Prof. Sérgio Gomes Jordão Fontes: Sistema de Ensino GPI – Apostila de Geografia, volume 1 – 2013 http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_eras.htm http://www.fgel.uerj.br/Dgrg/webdgrg/Timescale/Paleozoico.html http://www.fgel.uerj.br/Dgrg/webdgrg/Timescale/Mesozoico.htm http://www.efecade.com.br/dinossauros-sua-extincao/ http://www.slideshare.net/caiooag/era-cenozoica-eras-geolgicas

×