5 a aula geo cpvem cartografia-aula-3=

169 views
116 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
169
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

5 a aula geo cpvem cartografia-aula-3=

  1. 1. CARTOGRAFIA – 3
  2. 2. SENSORIAMENTO REMOTOSensoriamento Remoto é a técnicade se adquirir informações sobre asuperfície da Terra por meio dacaptação da energia refletida ouemitida pela superfície, a qual égravada e processada para seranalisada nas mais diversas áreas.
  3. 3. SENSORIAMENTO REMOTOO termo sensoriamento serefere à obtenção dos dados eremoto porque estes dadossão captadosremotamente, àdistância, sem que hajacontato físico entre o sistemasensor e o objeto ou áreasensoriada.
  4. 4. SENSORIAMENTO REMOTONa aquisição de informações por meiodo sensoriamento remoto há duasfases importantes: A aquisição de dados - referente aosprocessos de detecção e registro deinformação; A fase de utilização e análise dosdados - que compreende otratamento e a extração deinformação dos dados coletados.
  5. 5. SENSORIAMENTO REMOTOUSOS E IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS OBTIDASPOR SENSORIAMENTO REMOTOAs imagens obtidas pelos satélites de sensoriamentoremoto são usadas por profissionais de inúmerasáreas. As mais comuns são: Meteorologia - previsão do tempo, acompanhamentode mudanças atmosféricas, controle depoluentes, medição do efeito estufa e do buraco nacamada de ozônio. DefesaCivil - previsão de catástrofes naturais quepermitem a tomada de medidas preventivas. Planejamento e acompanhamento de culturasagrícolas. Planejamento e monitoramento do crescimentourbano. Monitoramento de áreas florestais para detecção dequeimadas e outras formas de desmatamento. Usos militares - espionagem, acompanhamento demovimentação de inimigos e planejamentoestratégico do posicionamento de tropas.
  6. 6. O SISTEMA GPSGPS é a sigla em inglês para Sistemade Posicionamento Global. Trata-se deum sistema de navegação orientadopor 24 satélites (12 em cadahemisfério) que orbitam em torno daTerra. Esses satélites viajam ao redordo planeta a uma distância de 20.200quilômetros e fazem uma órbitacompleta a cada 12 horas.
  7. 7. O SISTEMA GPSEquipados com relógios atômicos quetem precisão de bilionésimo desegundos, os satélites de GPStransmitem continuamente para ossatélites receptores na Terra sinaisdigitais de rádio com informaçõessobre a localização e horaexata, explica Andres LaiReyes, analista de sistemas daEstação Base de GPS do CIAGRI -USP, em Piracicaba (SP).
  8. 8. O SISTEMA GPSDispositivos menores, como osnavegadores GPS, não possuem umrelógio atômico, o que interfere naprecisão do tempo de viagem dosinal. É por esse motivo que, àsvezes, surgem alguns erros deposicionamento no momento em queos dispositivos traçam a rota a serseguida.
  9. 9. O SISTEMA GPSPara se ter uma ideia, enquanto oserros de posicionamento variamentre 7 e 15 metros nos navegadoresGPS, na Estação Base, comequipamentos muito maissofisticados, a margem de erro é deapenas 30 centímetros.
  10. 10. Prof. Sérgio Gomes JordãoFontes:Sistema de Ensino GPI – Apostila de Geografia, volume 1 – 2013http://geo-educacao.blogspot.com.br/2012/08/o-que-e-sensoriamento-remoto_3.htmlhttp://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2008/01/15/ult4213u295.jhtm

×