Configuração do speed stream e240
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Configuração do speed stream e240

on

  • 222 views

 

Statistics

Views

Total Views
222
Views on SlideShare
222
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Configuração do speed stream e240 Configuração do speed stream e240 Document Transcript

  • Configuração do SpeedStream E240 By Rossinaldo Como transformar o Modem SpeedStream 5200 E240 em Bridge ou Router Passo a Passo na Interface do E240 1) Feche todos os programas, desconecte a internet. Lembre-se de fechar seu firewall, se utilizar. Rode o Programa que foi baixado da página de http://www.abusar.org.br/manuais/efficient.htmlou http://usuarios.uninet.com.br/~pinho/ss5200/ (Esse é o programa que atualiza o firmware)
  • 2) Ao localizar o modem, a tela logo acima vai aparecer. Mande atualizar o firmware e aguarde.
  • 3) Vamos ao bom e velho menu Iniciar, "Connect to", "Show All Connections". A janela "Network Connections" vai se abrir. Procure por "Local Area Connection" (se você tiver mais de uma placa de rede, faça isso na que vai ser utilizada para o velox) e abra suas propriedades. Procure por "Internet Protocol (TCP/IP)" (se a caixa ao lado dele estiver desmarcada, marque), e vá nas suas propriedades. Marque "Obtain an IP address automatically" e confirme as alterações (Inicialmente, IP automático é a melhor opção; veja depois como setar o ip local fixo). Se o windows pedir pra reiniciar, reinicie.
  • 4) Abra um navegador e digite: http://192.168.254.254/ . Você vai ter uma página parecida com a tela acima. Escolha uma senha e a opção que achar mais adequada (Pedir a senha para acessar o site inteiro, Pedir a senha para acessar as páginas de configuração, Nunca pedir a senha). Por motivos de segurança, é recomendável escolher a primeira, ou a segunda opção. Alguma falha de segurança poderia permitir que as páginas de configuração fossem acessadas de fora, então mandar perguntar sempre a senha do administrador é uma segurança a mais. E claro, nunca esqueça a senha, hehehe. Mande salvar as configurações (Save Settings). 5) Aparecerá a tela acima. Clique em “auto-connect on disconnect”, depois em "Setup" e depois em "Wan Interface", no menu à esquerda.
  • 6) Dependendo da configuração que você escolheu na senha, ele vai pedir a senha nesse momento. É justamente o nome de usuário e senha que você acabou de configurar.
  • 7) Vai aparecer a tela acima. Nós vamos configurar dois VCs nesta página. Uma será o router, e o outro será útil se um dia você quiser colocar seu modem em modo bridge. Configurando o modo Bridge Vamos primeiro configurar a que é identificada como "0", e que será a bridge. 8) Clique no valor "8/35", que está na coluna VC na linha número 0.
  • 9) Configure como na imagem acima, VPI 0 (zero) e VCI 33 e clique no next.
  • 10) Selecione "RFC-2684 Bridged", como na foto, e clique no next.
  • 11) Dê um nome para a conexão. Eu chamei de Velox Bridge. Clique em next.
  • 12) Neste momento sua conexão bridge está configurada. Se quiser utilizá-la (se vai usar o modo router, pule isso é vá para o passo 13). Clique no Disable da outra conexão (só uma pode estar habilitada de cada vez). Agora clique no enable da sua conexão "Velox Bridge", e reboot o modem. Pronto, seu modem está em modo bridge. Configurando o modo Router 13) Agora clique no "8/81" no VC (na conexão numero 1, a que não foi configurada ainda).
  • 14) Novamente coloque VPI 0 e VCI 33, e clique next.
  • 15) Desta vez escolha PPPoE. E clique next. 16) Escolha "Client Only" e next.
  • 17) Escolha "1" e next.
  • 18) Na tela acima é a hora de colocar o nome de usuariário e senha da conexão, que no caso do Velox é o seu numero de telefone, com o DDD. Por exemplo, se seu número é 2222-3333 e você mora no rio, a senha e o nome de usuario fica 2122223333. Next de novo.
  • 19) Escolha "Auto-Connect on Disconnect". Next.
  • 20) Não preencha nada aqui, clique no Next.
  • 21) As opções padrão desta página são ótimas opções. A não ser que saiba o que está fazendo, deixe tudo como está e clique em next.
  • 22) Dê um nome para a conexão (de preferencia diferente do nome dado a outra). Eu chamei de Roteador. 23) Pronto, agora clique em "Finish"
  • < v:shape> 24) Na coluna "Actions", a conexão que não tem o botão "Disable" está habilitada. No exemplo acima é a "Velox Bridge" que está habilitada. Se quiser mudar para o outro (no exemplo o Velox Router, que é onde o modem vai trabalhar como roteador), desabilite o outro (clicando no Disable) e habilite o que você quiser em seguida, clicando no "Enable". Se a ideia é deixá-lo como roteador, o que provavelmente é, habilite o "Velox Router".
  • (Exemplo de tela com os dois Profiles desabilitados.) 25) Uma vez que modo correto esteja habilitado, será preciso rebootar o modem. Para tal, basta clicar na palavra "reboot", e depois no botão reboot. Vai haver uma contagem regressiva enquanto o modem reboota, e depois você será levado de volta a página inicial.
  • (Exemplo de página inicial com o Velox Router) Se na tela acima a conexão ainda não estiver estabelecida, aguarde alguns segundos e clique em Home para atualizar, porque o modem ainda não conseguiu conectar. 26) Pronto! Se você habilitou o modo router, então não precisará mais do cd da Telemar, do RasPPPoE, ou das conexões do XP. Se funcionou, pode desinstalar. Você só precisará autenticar com o VeloxZone, para ter sua conexão liberada (recomendo o uso de um autenticador automático, como o disponivel em http://www.autenticador.kit.net/. Faça bom proveito! Caso você tenha habilitado o bridge, o modem se comportará como se comportava antes do update, apenas terá o firewall e as páginas de configuração vão continuar acessíveis. Você precisará ter algum cliente PPPoE instalado no micro, e estabelecer a conexão como fazia antes. Faça bom proveito desse tutorial.