Utilizandoo winplot

3,636 views
3,314 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,636
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
93
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Utilizandoo winplot

  1. 1. Utilizando o WinplotApresentação Inicial Walquíria Castelo Branco Lins
  2. 2. História do Winplot O Winplot foi desenvolvido em 1985 pelo Professor Richard Parris da Philips Exeter Academy . É um software gráfico de usos múltiplos. Naquela época, o programa era executado no DOS e chamava-se Plot. Com o lançamento do ambiente operacional Windows o programa foi rebatizado para Winplot. A principal função do software é desenhar gráficos de funções de uma ou duas variáveis. Também executa vários comandos.O software é freeware (gratuito) e pode ser obtido através de download pela internet no seguinte endereço:http://math.exeter.edu/rparris/peanut/wppr32z.exe (versão em português)
  3. 3. Abrindo o WinplotMostra 7 opções: 2-dim F2 = Abrir uma nova janela para gráficos em 2D 3-dim F3 = Abrir uma nova janela para gráficos em 3D Adivinhar = Uma espécie de jogo, onde o aluno devetentar descobrir qual é a função, da qual, o gráficofaz parte. Mapeador = Basicamente funciona como uma transformação entre dois planos, onde são pedidas as funções u(x,u) e v(x,y). Abrir última = se esta opção estiver marcada, assim que o Winplot for aberto novamente ele automaticamente abrirá o último arquivo utilizado. Usar padrão = usar as configurações padronizadas do Winplot.
  4. 4. Operações e Funções doWinplot As operações: ◦ a+b = adição entre os valores de a e b ◦ a-b = subtração entre os valores de a e b ◦ a*b = ab = multiplicação entre os valores de a e b ◦ a/b = divisão entre os valores de a e b ◦ a^b = a elevado a potência b As constantes: ◦ pi = 3,141592654 ◦ e = 2,718281828 ◦ deg = pi/180 = fator de conversão de radianos para graus ◦ ninf representa menos infinito ◦ pinf representa mais infinito.
  5. 5.  abs(x) = valor absoluto de x, ou módulo de x sqr(x) = sqrt(x) = raiz quadrada de x log(x) = logaritmo de x na base 10 log(b,x) = ln(x)/ln(b) logaritmo de x na base b ln(x) = logaritmo natural de x exp(x) = exponencial de x Funções trigonométricas:  sin(x) = seno de x  cos(x) = cosseno de x  tan(x) = tangente de x  csc(x) = cossecante de x  sec(x) = secante de x  cot(x) = cotangente de x
  6. 6. Gráficos em 2D Para traçar gráficos em 2D com o Winplot, devemos escolher a opção 2-dim na janela principal, obtendo a seguinte janela:
  7. 7. Funções em 2D Em Gráficos 2D no menu Equação teremos as seguintes opções: Explicita (F1); Paramétrica (F2); Implícitas (F3); Polares (F4).
  8. 8. Explicitas (F1) As funções explicitas, são as mais comuns para os alunos, são funções do tipo: f(x)= x + 3, f(x)= cos(2x). Para inserir uma função, basta clicar em Equação/Explicita, surgindo a seguinte janela:
  9. 9. Inventário Editar: Nesta opção é possível modificar a fórmula da função, determinar um novo intervalo a ser plotado, alterar a cor e espessura do traço. Apagar: Elimina uma equação selecionada (e todas que dependem dela) do inventário. Não existe uma opção “voltar” para esta operação. Nesta caixa de texto insere-se a fórmula da função. Veja sobre sintaxe das funções no anexo A Indique nesta caixa de texto o intervalo do domínio da função a ser plotada e marque a opção “travar intervalo”. Dupl: Duplica a função selecionada. Útil para não ter que escrever uma função similar a uma que já esteja no inventário. Copiar: Copia a fórmula da equação para a área de transferência do sistema.
  10. 10.  Derivar: O programa gera o gráfico da derivada da função. Nome: Útil quando se trabalha com muitas funções. Mostrar gráfico: Ao clicar uma vez, oculta o gráfico. Para exibi-lo clique outra vez. Mostrar equação: Exibe a sentença da função no gráfico. Família: Converte a equação em uma família de curvas (ou pontos). Para que funcione, o exemplo deve ser definido por uma equação que tem um parâmetro extra. Indique o parâmetro extra na caixa "parâmetro", coloque o intervalo dos nas caixas "min" e "max" e indique quantas curvas devem estar na família na caixa "passo". Clique em "definir" para completar o processo e ver o gráfico. Tabela: Exibe uma tabela com valores da função dentro do intervalo plotado.

×