• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Ferramentas Colaborativas
 

Ferramentas Colaborativas

on

  • 2,287 views

Apresentação para a Mostra de trabalhos desenvolvidos nos laboratórios de informática da Rede Municipal de Ensino de Vitória em 2009

Apresentação para a Mostra de trabalhos desenvolvidos nos laboratórios de informática da Rede Municipal de Ensino de Vitória em 2009

Statistics

Views

Total Views
2,287
Views on SlideShare
1,862
Embed Views
425

Actions

Likes
1
Downloads
17
Comments
2

8 Embeds 425

http://www.vixinformaticaeducacional.blogspot.com 272
http://www.vixinformaticaeducacional.blogspot.com.br 101
http://vixinformaticaeducacional.blogspot.com 26
http://vixinformaticaeducacional.blogspot.com.br 15
http://www.slideshare.net 5
http://www.vixinformaticaeducacional.blogspot.pt 4
http://vixinformaticaeducacional.blogspot.pt 1
https://vixinformaticaeducacional.blogspot.com 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel

12 of 2 previous next

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • Este trabalho está inscrito na Mostra de trabalhos desenvolvidos em escolas da Rede Municipal de Ensino de Vitória em 2009.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • apresentação em 15 de dezembro 2009
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Ferramentas Colaborativas Ferramentas Colaborativas Presentation Transcript

    • Ferramentas Colaborativas (Fotolog e Blog) Washington Felix Rocha Vitória-ES 2010
    • Ferramentas Colaborativas “ As ferramentas colaborativas são concebidas para auxiliar na interação de grupos distantes ou não geograficamente. Pode ser utilizado para fortalecer a comunicação, colaboração e cooperação” Blog “ Um weblog ou blog é uma página web com notas colocadas em ordem cronológica inversa, de forma que a anotação mais recente é a que primeiro aparece.” Fotolog “ Um flog (também fotolog, fotoblog ou fotoblogue) é um registo publicado na World Wide Web com fotos colocadas em ordem cronológica, ou apenas inseridas pelo autor sem ordem, de forma parecida com um blog”
    • Justificativa Nosso projeto traz para o debate a necessidade da participação efetiva de toda a comunidade escolar na utilização de recursos do computador, conectado à Internet, e máquina fotográfica digital. A utilização, nos dias de hoje, das ferramentas colaborativas tais como fotolog, blog e outras atividades em rede, passa a ser um dos meios viáveis de comunicação entre os participantes e de baixo custo. Nesse sentido, para os pais, permite o acompanhamento diários das atividades proposta no interior da escola; para os professores, vem servir como ferramenta de entretenimento, registro e até de avaliação profissional e dos alunos; para os alunos, o protagonista em questão, trabalha a relação dos que estão à sua volta, permitindo o exercício da escrita e demais habilidades realizadas no ambiente escolar na perspectiva da inclusão digital; para o professor de informática educacional, uma ferramenta de trabalho e de interação com a comunidade escolar. A idéia aqui posta é permitir a elaboração de um meio de divulgação e de registro na perspectiva do processo histórico por que passam os envolvidos no projeto.
    • Segundo Santoro et al (2002), há pessoas que não sabem e até mesmo não desejam trabalhar em equipe, segundo esses autores não sabem por falta de orientação ou por experiências anteriores ruins ou, ainda, por características e preferências pessoais que fazem com que o trabalho individual seja mais atraente. Diante disto, torna-se necessário utilizar estratégias motivadoras para incentivar o trabalho colaborativo e oferecer facilidades para este tipo de aluno ou, ainda, pensar em atividades flexíveis, nas quais seja possível também o trabalho individual.
    • “ As atividades colaborativas reestruturam as relações sociais e os papéis dos sujeitos no processo educativo, pois os alunos passam a serem responsáveis pela organização do trabalho, buscam fontes alternativas de pesquisas e têm o foco nas contribuições dos integrantes do grupo. O professor, por sua vez, passa a ser fundamental no planejamento da atividade e na concepção da proposta, pois durante o desenvolvimento da atividade orienta os alunos e os auxilia na resolução de suas dúvidas. Contudo, cabe ao grupo definir a sua trajetória.”
    • … Conforme observado por Valente (1993): “ [...] o computador não é mais o instrumento que ensina o aprendiz, mas a ferramenta com a qual o aluno desenvolve algo, e, portanto, o aprendizado ocorre pelo fato de estar executando uma tarefa por intermédio do computador. (p.8)”
    • Fontes: FOTOLOG http://www.fotolog.terra.com.br/emefcaa http://www.fotolog.terra.com.br/emefol BLOG http://www.informaticaeducacional.zoomshare.com/ http://www.professorwashington.zoomshare.com/ http://professorwashington.no.comunidades.net/ http://vixinformaticaeducacional.blogspot.com/ OUTROS http://www.google.com.br http://www.youtube.com/watch_popup?v=m5qcvKPd2QQ http://www.youtube.com/watch?v=f0E0V6d2OAs&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=0xMaK3TqGyQ&feature=player_embedded Software Educacional Gcompris
    • Referências Bibliográficas: Cadernos de Pesquisa em Educação / Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. V. 12, n. 23 (dez.) 1995). Vitória: PPGE, 1995 Coscarelli, Carla Viana, org. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar / organizado por Carla Viana Coscarelli. - 32ª ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2006. SANTORO, F. M.; BORGES, M. R. S.; SANTOS, N. Um modelo de cooperação para aprendizagem baseada em projetos com foco no processo cooperativo e workflow. In: Simpósio Brasileiro deInformática na Educação, 12, 2002, Porto Alegre. Anais XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre> UNISINOS, 2002. P. 358 – 367. VALENTE,José Armando. “Diferentes usos do computador na educação. “ Em aberto, Brasília, ano 12, n.57 p. 3-16, jan./mar. 1993.