Palestra drogas setembro 2011

1,142 views
970 views

Published on

Slides sobre Drogas
Palestra Rômulo Gaede . Setembro 2011

Published in: Health & Medicine
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,142
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
68
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Palestra drogas setembro 2011

  1. 1. DROGAS• Aumento da criminalidade• Perda de valores familiares• Outros problemas sociais (financeiro e saúde)• Causa: uso indiscriminado de drogas
  2. 2. Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo pode modificar a maneira de sentir, pensar e agir e quepodem causar dependência e consequentemente a morte.
  3. 3. Classificação das Drogas de acordo com a leiDrogas legais ou lícitas:São substâncias que têm suafabricação e vendaregulamentada pordeterminações legais.Ex: bebidas alcoólicas,cigarros, medicamentos eoutras.
  4. 4. Drogas ilegais ou ilícitasSão substâncias que sãoproibidas de seremproduzidas, comercializadase consumidas.Ex: cocaína, maconha, LSD,crack, merla, ecstasy eoutras.
  5. 5. Três tipos de ação no SNCDrogas depressoras do SNC (álcool,opiáceos e inalantes dissolventes) a pessoa fica desligada, devagar, flutuando. Drogas estimulantes do SNC (cocaína) o usuário fica ligado, elétrico. Drogas perturbadoras do SNC (maconha) altera a qualidade do funcionamento do cérebro.
  6. 6. A cocaína pode ser aspirada ou injetada, causando umestado de intensa euforia. A merla, o crack e o atualmente o oxi são variações da cocaína pois são dissolvida combicarbonato, querosene, cal virgem e acido sulfúrico.
  7. 7. Os opiáceos (morfina e heroína) tem ação analgésica e podemcausar uma euforia inicial seguida de apatia e sonolência. Em altas doses podem levar aocoma e a morte por parada respiratória.
  8. 8. Os inalantes ou solventes estão entre as drogas mais usadas por crianças e adolescentes no Brasil. Incluem-se entre eles agasolina, removedores de tinta, cola de sapateiro, benzina e acetona. São depressores cerebrais, podendo causarinicialmente euforia, sensação de flutuar, tontura. Com o aumento da dose causam torpor mental.
  9. 9. A maconha tem efeitos euforizantes, tranquilizantes e causa um estado como o de sonho. O uso crônico leva a um estado de apatia epassividade. Piora o desempenho na escola e diminui a motivação do jovem para fazer as coisas. Quem é usuário regular tem tendência de adiar tudo e aumenta o risco de transtorno mentais, especialmente esquizofrenia.
  10. 10. O alcoolismo é um dos maioresproblemas de saúde pública no mundo. Está associado a 50%dos acidentes com morte, 50% dos homicídios e 25% dos suicídios. Pessoas muitoansiosas, tímidas, e reprimidas,podem usar o álcool para obter a sensação de liberação e poder.
  11. 11. Os 10 estágios do álcool• 1º estágio: O AQUECIMENTO, bate papo• 2º estágio: O SÁBIO, sabe tudo• 3º estágio: O GARANHÃO, pego todas• 4º estágio: O BARAGUEIRO, não existe mulher feia• 5º estágio: O MYKE TYSON, bate em todos• 6º estágio: O RICO, pago tudo• 7º estágio: O XAROPE, só faz bobagem• 8º estágio: O SENSÍVEL, chora sem motivo• 9º estágio: FIM DE NOITE, derruba tudo• 10º estágio: O SEM MEMÓRIA, sem rumo, sem amigos e sem vida
  12. 12. Um raro prazer...???O cigarro (fumo ou tabaco), apesar de não ser uma substancia psicoativa, deve ser considerado “droga”, tanto por causa dos malefícios que causam ao organismo (pneumonia, asma, câncer e inclusive disfunção sexual) quanto por seu poder de viciar e causar dependência.
  13. 13. Porque os jovens fumam? Para eles, os riscos do uso do fumo, percebidos como sendo remotos, pesam menos que osbenefícios psicológicos imediatos.
  14. 14. FATORES DE RISCO• Problemas familiares (falta de limites e falta de dialogo e afetividade• Ausência de prática religiosa• Precocidade: maior incidência na adolescência da primeira experiência.
  15. 15. O maiorensinamento é o exemplo
  16. 16. Exemplo dos Pais
  17. 17. MídiaCinemaTelevisão
  18. 18. Educação (Cultura)Ensinam-se as crianças e adolescentes que a felicidade esta ligada ao consumo e que a tristeza e solidão devem ser evitadas a QUALQUER PREÇO.
  19. 19. LimitesO aprendizado do NÃO.Só dizemos NÃO aqueles que amamos.Tão importante quanto oamor é o NÃO necessário.
  20. 20. Influência de amizades
  21. 21. Zona de prazer: giro cingulado Esta região é ativada com os seguintes estímulos:• Ingestão de guloseimas• Recebimento de prêmios• Cheiros agradáveis• Carinho físico• Consumo de drogas,como cocaína e heroína Droga
  22. 22. LiberdadeSexo, Droga e Rock’n Roll Paz e Amor
  23. 23. Overdose, AIDS, quem serão os próximos?
  24. 24. O que é liberdade???
  25. 25. A DROGA é liberdade??? Ela liberta???
  26. 26. Quem é o novo Deus?
  27. 27. O novo Deus é o corpo. Uso de anabolizantes.
  28. 28. Religião é dieta Fé só na estética Ritual é malhação Amor é cafonaSinceridade é careta, pudor é ridículo,sentimento é bobagem, gordura é pecadomortal, roubar pode, envelhecer não, estriaé caso de policia, celulite é falta deeducação, safado bem sucedido é exemplode sucesso, a máxima moderna é uma só:pagando bem que mal tem?
  29. 29. A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, aque produz, não pensa em mais nada além daimagem, imagem, imagem, estética, medidas,beleza. Nada mais importa. Não importamsentimentos, cultura, sabedoria,relacionamento, amizade, a ajuda.
  30. 30. • Perda da liberdade VÍCIO- DEPENDÊNCIAO dependente vai perseguir sempre a sensação que provou nas primeiras vezes em que usou a droga. Trata-se de uma experiência que a pessoa não vai conseguir repetir.• Perda do auto controle• Pânico
  31. 31. • Distúrbio de atenção• Quadro de ansiedade
  32. 32. Alterações cerebrais
  33. 33. O uso prolongado do crack danifica aárea frontal do cérebro, responsávelpelo planejamento, pensamento,controle dos impulsos.
  34. 34. Ficar deprimido écair na realidade.
  35. 35. Transtorno de condutaNem todos os usuáriosde CRACK são pobres, mas o CRACK empobrece a todos.
  36. 36. A DROGA PARA O ADOLESCENTE É UMA SOLUÇÃO. PARA A SOCIEDADE, UM PROBLEMANÓS SÓ CONSEGUIMOS ÊXITO QUANDO OFERECEMOS OUTRA SOLUÇÃO.
  37. 37. Aumentar a auto-estima.Quem usa DROGA não se ama.
  38. 38. Todos meabandonaram,inclusive EU.
  39. 39. Christiane F.
  40. 40. O uso de drogas é umaguerra que como em qualquer guerra há sempre perdedores.
  41. 41. Se perdemos a guerra contras as drogas, quem ganhou???1) Produtor2) Traficante3) Mercado financeiro4) Industrias de armas
  42. 42. Quem perdeu???• O País• O drogado, pois perdeu; amor liberdade saúde paz• FAMÍLIA
  43. 43. PsicólogosPsiquiatrasAPADECCAPSGrupos de amigosNarcóticos anônimosAdulto de confiança
  44. 44. Todos querem ser amados, maspoucos sabem amar.
  45. 45. O único sentimento que só aumenta quando distribuído é o AMOR“Cuide bem do seu amor, seja quem for.”
  46. 46. Pai, me pergunto quem de nósdeve ser mais cuidadoso paraatravessar, já que minhaintenção é pisar exatamente nolugar que você pisa.
  47. 47. Devia ter amado mais. Ter chorado mais. Ter visto o sol nascer.
  48. 48. Devia ter me arriscado mais, e até errado mais. Ter feito o que eu queria fazer.
  49. 49. • Queria ter aceitado as pessoas como elas são. Cada um sabe a alegria, e a dor que traz no coração.
  50. 50. O acaso vai me proteger...Enquanto eu andardistraído...O acaso vai me proteger...Enquanto eu andar...
  51. 51. Devia ter complicado menos,e trabalhado menosTer visto o sol se por...
  52. 52. Devia ter me importado menos,com problemas pequenos...Ter morrido de amor!
  53. 53. Queria ter aceitado a vida como ela é,A cada um cabe alegrias,e a tristeza que vier...
  54. 54. Os titãs conseguiram colocar numa linda melodiauma grande reflexãosobre a Vida .Não deixe para o seu epitáfio...Escreva hoje naHistória de sua VIDAque você viveu intensamente cada instante do hojecomose não houvesse umamanhã.Viva mais. Se culpe menos, e também culpe menos.Ame mais. Aceite aVIDA, pois ela é realizada por você.Repare mais naqueles que te rodeiam. Lembre-se
  55. 55. que cada um é um serdiferente, com suas virtudes e seus defeitos, afinalperfeito só DEUS.Repare mais no Sol, na Lua, nas estrelas, nospássaros, nas flores, nabeleza da NATUREZA, enfim.Arrisque mais, chore mais, ria mais, brinquemais, namore mais, VIVAmais...Com essa linda melodia e essa linda mensagem,desejo a todos não sóuma semana e sim uma VIDA de AMOR e muita PAZ.DEUS nos abençoe !

×