Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Jogo de lógica
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
8,979
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
15

Actions

Shares
Downloads
13
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Sabendo que o pensamento é a manifestação do conhecimento, e que o conhecimento busca a verdade, é preciso estabelecer algumas regras para que essa meta possa ser atingida. Assim, a lógica é o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento do pensar .
  • 2. A lógica é também a designação para o estudo de sistemas prescritivos de raciocínio , ou seja, sistemas que definem como se "deveria" realmente pensar para não errar, usando a razão, dedutivamente e indutivamente .
  • 3. Entre as pessoas que devem atravessar o rio está uma família com dois filhos, duas filhas, o pai e a mãe, um policial e um presidiário. Assim como em outros jogos do gênero, uma série de regras deve ser seguida: 1. Somente o pai, a mãe e o policial sabem pilotar o barco. 2. A mãe não pode ficar sozinha com os filhos. 3. O pai não pode ficar sozinho com as filhas. 4. O prisioneiro não pode ficar sozinho com nenhum integrante da família. 5. O barco só pode transportar no máximo 2 pessoas por vez. 6. Você pode ir e vir com as pessoas quantas vezes precisar. Para colocar as pessoas no barco é só clicar sobre elas e acionar a alavanca para que o barco vá para o outro lado. O game é um excelente passatempo e certamente estimulará o raciocínio e concentração de crianças e adultos.
  • 4. http://ismaeltiago.com/logica/jogodorio.php
  • 5. Resultado 1. ida = policial + bandida 2. volta = policial 3. ida = policial + menino 4. volta = policial + bandida 5. ida = pai + menino 6. volta = pai 7. ida = pai + mãe 8. volta = mãe 9. ida = policial + bandida 10. volta = pai 11. ida = pai + mãe 12. volta = mãe 13. ida = mãe + menina 14. volta = policial + bandida 15. ida = policial + menina 16. volta = policial 17. ida = policial + bandida
  • 6. Vejam alguns testes simples de lógica: 1. Você está numa cela onde existem duas portas, cada uma vigiada por um guarda. Existe uma porta que dá para a liberdade, e outra para a morte. Você está livre para escolher a porta que quiser e por ela sair. Poderá fazer apenas uma pergunta a um dos dois guardas que vigiam as portas. Um dos guardas sempre fala a verdade, e o outro sempre mente e você não sabe quem é o mentiroso e quem fala a verdade. Que pergunta você faria? 2. Você é prisioneiro de uma tribo indígena que conhece todos os segredos do Universo e portanto sabem de tudo. Você está para receber sua sentença de morte. O cacique o desafia: "Faça uma afirmação qualquer. Se o que você falar for mentira você morrerá na fogueira, se falar uma verdade você será afogado. Se não pudermos definir sua afirmação como verdade ou mentira, nós te libertaremos. O que você diria? 3. Epiménides era um grego da cidade deMinos. Dizem que ele tem a fama de mentir muito. Certa vez, ele citou esta passagem: Era uma vez um bode que disse: - Quando a mentira nunca é desvendada, quem está mentindo sou eu. Em seguida o leão disse: - Se o bode for um mentiroso, o que o dragão diz também é mentira. Por fim o dragão disse: - Quem for capaz de desvendar a minha mentira, então, ele estará dizendo a verdade. Qual deles está mentindo? Este teste é mais conhecido como paradoxo de Epiménides
  • 7.
    • Respostas dos "Testes de Lógica"
    • 1. Pergunte a qualquer um deles: Qual a porta que o seu companheiro apontaria como sendo a porta da liberdade?
    • Explicação: O mentiroso apontaria a porta da morte como sendo a porta que o seu companheiro (o sincero) diria que é a porta da liberdade, já que se trata de uma mentira da afirmação do sincero. E o sincero, sabendo que seu companheiro sempre mente, diria que ele apontaria a porta da morte como sendo a porta da liberdade.
    • Conclusão: Os dois apontariam a porta da morte como sendo a porta que o seu companheiro diria ser a porta da liberdade. Portanto, é só seguir pela outra porta.
    • 2. Afirme que você morrerá na fogueira.
    • Explicação: Se você realmente morrer na fogueira, isto é uma verdade, então você deveria morrer afogado, mas se você for afogado a afirmação seria uma mentira, e você teria que morrer na fogueira.
    • Conclusão: Mesmo que eles pudessem prever o futuro, cairiam neste impasse e você seria libertado.
    • 3. Ao tentar responder ao enigma, encontram-se informações que se ligam umas às outras e acabam não levando a resposta alguma. Esse enigma pode ser denominado como Paradoxo do mentiroso.
    • Veja o exemplo de um paradoxo simples e interessante:
      • A afirmação abaixo é verdadeira.
      • A afirmação acima é falsa.