Your SlideShare is downloading. ×
Avaliação p3  física  3° ano a  prof  waldir montenegro enem
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Avaliação p3 física 3° ano a prof waldir montenegro enem

874
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
874
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Aluno (a): ___________________________________________ Professor(a): Waldir Montenegro Avaliação de: Física Data: Tipo:P3 Conteúdos:  3ºBIM Objetivos: Potencia Elétrica Geradores elétricos Circuito Gerador x Receptor x Resistor  ___3ª Ano/turma____ Dominar os conceitos de geradores elétricos. Compreender as aplicações desses assuntos. / /2013. NOTA: _____ Critérios:  Preencher corretamente o cabeçalho;  Ler atentamente o enunciado das questões antes de respondê-las;  Responder às questões com clareza e sem rasuras; deixando os cálculos na prova;  Proibido o uso de corretivo e empréstimo de material;  Usar caneta azul ou preta; QUESTÕES RASURADAS NÃO SERÃO VÁLIDAS PARA FINS DE CORREÇÃO (PUC-Camp - 2008) Questão 1 Vários peixes, como o tubarão e a arraia, possuem órgãos que formam um par emissor e receptor – sistema parecido com o radar – para localizar alimentos e detectar inimigos. À medida que os objetos distorcem a forma do campo elétrico emitido por esses peixes, seus receptores percebem a mudança, revelando, assim, a localização dos objetos. Essa capacidade de detecção faz sentido porque todas as células no corpo funcionam como baterias. Uma bateria comum produz tensão, ou diferença de potencial elétrico, quando duas soluções salinas com cargas elétricas diferentes são separadas dentro de uma célula eletroquímica. Cargas opostas se atraem e o movimento resultante cria uma corrente elétrica. (Adaptado de Scientific American Brasil. Setembro 2007. p. 36) Uma bateria é constituída por cinco elementos, cada um com f.e.m. e = 1,0 V e resistência interna r = 0,10Ω, associados em série. Aos terminais dessa bateria é ligada uma associação de resistores, como mostra o esquema. A potência elétrica dissipada pela associação de resistores, em watts, vale a) 30. b) 20. c) 12. d) 8,0. e) 4,5. (UEM - 2008) Questão 2 Se a bateria de automóveis é uma associação de seis pilhas de chumbo, cada uma com um potencial de 2,0 V, as seis pilhas ligadas em série fornecerão uma voltagem de: A) 6,0 V. B) 24,0 V. C) 12,0 V. D) 3,0 V. E) 2,0 V. (UFJF - 2009) Questão 3 No circuito esquematizado, com a chave Ch aberta o amperímetro ideal indica uma corrente elétrica de 2 A. Determine o valor de E considerando-o menor do que 24 V. A seguir, fecha-se a chave Ch. Nestas condições, qual é a nova indicação do amperímetro?
  • 2. (UFPB - 2009) Questão 4 Uma bateria de força eletromotriz 14 V e resistência interna 2Ω é conectada a um resistor com resistência igual a 5Ω, formando um circuito elétrico de uma única malha, conforme representação a seguir. Nesse contexto, quando o voltímetro é ligado aos pontos A e B do circuito, a leitura correta desse voltímetro é: a) 10 V b) 15 V c) 20 V d) 25 V e) 30 V (UPE - 2010) Questão 5 Considere o circuito abaixo. Determine as leituras do amperímetro e do voltímetro, considerados ideais. (UFMG - 2008) Questão 6 A resistência elétrica de um dispositivo é definida como a razão entre a diferença de potencial e a corrente elétrica nele. Para medir a resistência elétrica R de um resistor, Rafael conectou a esse dispositivo, de duas maneiras diferentes, um voltímetro, um amperímetro e uma bateria, como representado nestas figuras:
  • 3. Nessas figuras, os círculos representam os medidores e o retângulo, o resistor. Considerando essas informações, --- IDENTIFIQUE, diretamente nessas duas figuras, com a letra V, os círculos que representam os voltímetros e, com a letra A, os círculos que representam os amperímetros. JUSTIFIQUE sua resposta. (Unifesp - 2008) Questão 7 A montagem experimental representada na figura se destina ao estudo de um circuito elétrico simples. a) Usando símbolos convencionais para cada componente, represente esquematicamente esse circuito. b) Sabendo que R1 = 100 Ω e R2 = 200 Ω e que no suporte de pilhas são colocadas duas pilhas em série, de força eletromotriz 1,5 V cada, determine as leituras no amperímetro e no voltímetro quando a chave é fechada. (Admita que as resistências internas das pilhas, dos fios de ligação e dos medidores não interferem nessas leituras.) (UFU - 2008) Questão 8 Um dispositivo elétrico trabalha sob a diferença de potencial de 220 V consumindo uma potência elétrica de 4.400 W. A corrente que percorre esse dispositivo é: A) 30 A. B) 25 A. C) 15 A. D) 20 A.