Módulo 2

768 views
718 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
768
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
34
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Módulo 2

  1. 1. Gestão de Projetos Sociais Módulo 2 – Projeto Social Instituto Voluntários em Ação
  2. 2. Olá! Agora daremos início ao Segundo Módulo do nosso Curso de Gestão de Projetos Sociais.Veremos nesse Módulo o conceito e os principais aspectos da Gestão de um Projeto Social, as principais funções gerenciais e a importância da Comunicação para esse processo. Ao final desta apresentação você encontrará as atividades que deverá realizar. É por meio da entrega dessas atividades que avaliaremos a participação da sua Organização nesse Curso. Por isso, verifique as datas de entrega das atividades no nosso Calendário! Não deixe de participar dos Plantões de Dúvidas! Bom trabalho!
  3. 3. Projeto SocialO que é?Podemos definir um Projeto Social como um grupo de atividades previamenteplanejadas para mudar uma situação social num determinado período de tempo edentro do limite de um orçamento.Um Projeto Social geralmente nasce do desejo de mudar a realidade de umdeterminado grupo de pessoas.No desenvolvimento dos projetos sociais são fundamentais que sejam claros os objetivos– gerais e específicos -, especificar os recursos, declarar parcerias e como serãoanalisados os resultados.Por isso, abordaremos isso nas páginas seguintes!
  4. 4. Aspectos Principais da Gestão de ProjetosPara começar a gerenciar seu projeto você precisa conhecer alguns conceitos eterminologias que irão ajudá-lo daqui pra frente. São eles: • Foco do projeto, o problema ou situação identificada que deve ser Objetivo Geral resolvida. Objetivo Específico • Estratégias ou ações para atingir o objetivo geral. • Inclui cada um dos elementos necessários para desenvolver o Recursos projeto. • O cronograma é a disposição gráfica do tempo que será gasto na Cronograma realização do projeto, de acordo com as atividades a serem cumpridas.
  5. 5. Objetivos Os objetivos – geral e específicos – já foram estabelecidos pela sua Organização no momento da Elaboração do Projeto. Mesmo assim, vale lembrar: Antes de começar o projeto, faça as seguintes perguntas: O que vai ser feito? Como vai ser feito?A resposta a “O que vai ser feito?” seráo Objetivo Geral do projeto, o problema Exemplo: A inserção de jovens no mercadoou situação identificada que deve ser de trabalhoresolvida.A resposta a “Como vai ser feito?” será Exemplos: Ministrar cursos de capacitaçãoa visão de como você gostaria que esta para jovens; Ministrar seminários desituação fosse e de como você vai treinamento prático para jovens; Articularconseguir mudá-la, ou seja, os Objetivos parcerias com empresas para estágiosEspecíficos. remunerados
  6. 6. Objetivos EspecíficosObjetivo Específico é sinônimo de ação, feito, procedimento, sendo produto deforça e energia. Para executar uma ação, teremos diversas atividades.Atividade é trabalho específico. Atividade: Ação: conjunto tarefa única e de atividades; específica Exemplo de ação: Exemplos de atividades:Capacitar professores sobre o tema Definir foco do curso, contratar professor, fazerplanejamento escolar carta convite, reservar sala, comprar material, realizar o curso.
  7. 7. Veja um Modelo de Cronograma que disponibilizamos para você na Cronograma página Biblioteca, no site do nosso Curso. O Cronograma é um documento de extrema importância para acompanhar e gerenciar o seu Projeto. A elaboração e o acompanhamento do cronograma de umprojeto permite melhorar a disposição dos recursos financeiros e humanos do projeto, adiando ou antecipando a realização de atividades, modificando tarefas e responsáveis, etc. Observe alguns pontos importantes: 1º - Identifique todas as atividades a serem executadas 2º - Faça uma estimativa do tempo de execução para cada atividade (em dias, semanas, meses ou anos); 3º - Analise a sequência das atividades, identificando as que podem ser realizadas ao mesmo tempo (em paralelo) e suas interdependências;4º - Acompanhe as atividades realizadas para que tudo o que foi planejado realmente sejaexecutado. Quando isso não ocorrer, modifique a execução de tal forma que as atividades sejam realmente executadas.
  8. 8. Gestão de ProjetosGerenciar um projeto social é conduzir seu andamento dentro das etapas previstas, acompanhar os resultados e fazer as alterações necessárias para que os objetivos sejam plenamente alcançados. Para ajudar sua Organização à melhor gerenciar os projetos, separamos alguns conceitos importantes que devem ser assimilados: DESEMPENHO AVALIAÇÃO Os objetivos propostos foram atingidos com a menor Eficaz e Eficiente utilização dos recursos disponíveis Os objetivos foram alcançados, mas com maior consumoEficaz, mas ineficiente de recursos do que o previsto Os recursos foram utilizados conforme o estabelecido,Eficiente, mas ineficaz porém os objetivos previstos não foram alcançados Os objetivos não foram alcançados e o consumo deIneficaz e ineficiente recursos ultrapassou o previsto
  9. 9. As principais Funções Gerenciais Cada uma dessas etapas irá orientar sua Organização desde o início do Projeto até a sua conclusão. Planejar: É a ação de elaborar e determinar a finalidade e os objetivos do projeto e prever todas as suas atividades, os recursos e os meios que permitirão atingi-los ao longo do tempo determinado. Dirigir Organizar: É a ação de agrupar pessoas e recursos, definir atribuições, responsabilidades e tarefas, de modo a atingir os objetivos planejados.Organizar Controlar Dirigir: É a ação de conduzir e motivar pessoas a exercerem suas tarefas a fim de alcançar os objetivos do projeto. Planejar Controlar: É a ação de comparar os objetivos estabelecidos e os recursos previstos com os resultados atingidos, a fim de tomar medidas que possam corrigir ou mudar os rumos fixados.
  10. 10. Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar Após prever as atividades e Faz parte da Organização: Implica transmitir às os programas a serem Faz parte do pessoas o que elas devem realizados, organizar as Planejamento: • Definir quem toma as fazer e conseguir que elas equipes para desenvolver o decisões e sobre quais trabalhem da melhor trabalho e iniciar ou• Estabelecer objetivos assuntos; forma possível, com a concluir a sua execução, • Pensar alternativas melhor utilização dos cabe ao gerente analisar os • Ter idéias diferentes • Estabelecer quem deve recursos disponíveis. resultados que estão sendo realizar quais atividades; alcançados. • Apontar quem deve O exercício dessa função acompanhar e controlar exige do coordenador a Essa análise constitui a cada atividade; capacidade de coordenar, essência da função • Indicar as relações entre liderar, motivar e tomar controle, que é a os responsáveis por todas decisões. comparação do as atividades levantadas. desempenho real com o desempenho esperado, buscando dessa forma A liderança é um aspecto muito importante para o gerenciamento de um identificar eventuais projeto, por isso é importante ler e se informar sobre esse conceito. Para isso, descompassos e suas disponibilizamos um texto de leitura complementar sobre liderança em Projetos causas, o que possibilita a Sociais na seção Biblioteca no site do nosso Curso. adoção de medidas corretivas quando necessárias.
  11. 11. Comunicação O relacionamento entre os membros de uma equipe que estão trabalhando num projeto deve ser um dos fatores importantes de atenção do coordenador/gestor dessa equipe: um bom relacionamento e uma boa comunicação resultam geralmente em um trabalho bem sucedido.Faz parte das funções do É importante também que outras pessoas quegestor/coordenador do projeto não fazem parte da equipe, como colaboradoresfazer com que as informações e voluntários, também sejam informadas. Dessasejam partilhadas por todos os forma, toda a organização estará voltada para amembros que atuam na execução desse projeto.execução do projeto. Algumas sugestões Informações Emails para colocadas em periódicos Relatórios Reuniões mural, de encaminhando parciais e ao melhorar a periódicas com a equipe forma a tornar- informações final, relatóriocomunicação se visível e sobre o final do projeto atrativa projeto; na suaOrganização
  12. 12. Nosso CronogramaDomingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 09. 10. 11. 12. 13. 14. Envio da Início do Chat de Plantão Chat de Plantão Apresentação Módulo 1. de Dúvidas de Dúvidas do Curso à (Confira os (Confira os distância de horários no site) horários no site) Gestão de Projetos Sociais;15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. Início do Chat de Plantão Chat de Plantão Início do Chat de Plantão Chat de Plantão Módulo 2 . de Dúvidas de Dúvidas Módulo 3 . de Dúvidas de Dúvidas Onde (Confira os (Confira os (Confira os (Confira os estamos? horários no site) horários no site) horários no site) horários no site)22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. Início do Chat de Plantão Chat de Plantão Avaliação e Certificação Módulo 4. de Dúvidas de Dúvidas Encerramento (Confira os (Confira os horários no site) horários no site)
  13. 13. Atividades do Módulo 2:Suponha que a ONG Educação para Todos Sobre as funções gerenciais, assinale Assinale quais das seguintes formas deelabora um projeto que pretende capacitar a opção correta: comunicação básicas serão utilizadas20 professores na utilização de um novo no seu projeto e justifique por quematerial didático sobre Educação a) Na fase de CONTROLE devemos você acha que são as maisAmbiental para desenvolver oficinas em 10 definir os objetivos específicos apropriadas. Mais de uma alternativaEscolas de Educação Básica. A duração do para elaborar o cronograma de pode ser assinalada:Projeto é de 6 meses, e espera atingir 500 atividadescrianças. Foram aprovados 5.000 Reais pela a) Reuniões periódicas com a equipePrefeitura para esse projeto. Em relação b) A fase de PLANEJAMENTO éaos conceitos de Eficácia e Eficiência, fundamental em projetos do b) Informações colocadas em muralescolha a opção certa: Setor Privado, porém não é muito importante em projetos sociais, c) Emails periódicosa) O projeto consegue capacitar 10 pois os recursos normalmenteprofessores e atingir 200 crianças com a são mais limitados no Terceiro d) Relatórios Parciaisutilização dos 5.000 reais. Foi um projeto Setor.eficaz e eficiente, pois alcançou unsobjetivos razoáveis com a utilização de c) Com um bom PLANEJAMENTO etodos os recursos disponíveis. ORGANIZAÇÃO, o projeto vai funcionar por si só com muitab) O projeto consegue capacitar 20 facilidade, por que todo umprofessores, desenvolver as oficinas nas 10 trabalho prévio foi desenvolvido Para responder as questões deescolas e atingir 500 crianças, mas precisou antes de começar o projeto. forma completa, consulte ode 1.500 reais adicionais. Foi um projetoeficaz, porém ineficiente, pois atingiu os Manual escrito deste Módulo d) Nenhuma das anteriores é certa.objetivos ultrapassando os recursos disponível na página Seu Curso, edisponíveis. Justifique sua resposta! as Leituras Complementares, disponíveis na página Biblioteca, ambas no site do Curso.
  14. 14. Dúvidas?Em caso de dúvidas, estaremos sempre à disposição pelo e-mail cursogestaodeprojetos@hotmail.com Não perca os Plantões de Dúvidas desse Segundo Módulo! Programe-se: 17/05 – 16h às 18h 18/05 – 10h às 12h Próximo módulo disponível em: 19 de maio Até lá!

×