Design para Inovação Social

2,219 views
2,029 views

Published on

Apresentação feita no projeto Estação do Saber do Shopping Pátio Savassi em Belo Horizonte no dia 12/04/2012.

Published in: Design

Design para Inovação Social

  1. 1. Design Thinking - Inovação Social
  2. 2. O mundohoje.
  3. 3. TecnologiaQUANTA TECNOLOGIA...
  4. 4. CONSUMISMO DESENFREADO
  5. 5. CONSUMISMO DESENFREADO
  6. 6. PROBLEMAS SOCIAIS
  7. 7. PROBLEMAS SOCIAIS
  8. 8. PROBLEMAS SOCIAIS
  9. 9. PROBLEMAS SOCIAIS
  10. 10. PROBLEMAS SOCIAIS
  11. 11. PROBLEMAS SOCIAIS
  12. 12. PROBLEMAS SOCIAIS
  13. 13. PROBLEMAS SOCIAIS
  14. 14. PROBLEMAS SOCIAIS
  15. 15. PROBLEMAS SOCIAIS
  16. 16. PROBLEMAS SOCIAIS
  17. 17. A economia atual- Crise econômica- Modelo de ação insustentável- Problemas cada vez mais complexos- Tratar pessoas como consumidores já não é o bastante- Inovar se torna uma questão de sobrevivência
  18. 18. Do que não vamos tratar hoje:DESIGN COMO FORMA E FUNÇÃO
  19. 19. Do que não vamos tratar hoje:DESIGN COMO ATRIBUTO ESTÉTICO
  20. 20. DesignThinking
  21. 21. O que é Design ThinkingDesign Thinking é uma abordagem que combinanegócios e pensamento criativo, para cocriar valor eprover soluções de longa duração e centradas naspessoas. A abordagem é baseada na lógica deaprender fazendo e tem como objetivo desenvolveruma mentalidade crítica e sistêmica.
  22. 22. A abordagem do Design ThinkingAs ferramentas do Design de Interação são usadaspara encontrar as perguntas certas, que precisam desoluções focadas nas pessoas, em primeiro lugar.Desde o início do processo tais ferramentaspropiciam conversas, exploração de contextos,análise de problemas e alternativas, e a prototipaçãode novas soluções por todas as pessoas envolvidas noprocesso.
  23. 23. Design Thinking approach
  24. 24. Design como:- Processo- Criação de significado- Pensamento crítico- Ferramenta para inovação- Meio criativo para resolver problemas complexos
  25. 25. FOCO NAS PESSOASConhecer, entender e experimentar o que elas vivem, para gerarsoluções baseadas em necessidades e desejos reais.
  26. 26. Divergir Convergir Criar opções Fazer escolhasPENSAMENTO DIVERGENTECriar opções e experimentar ao invés de se prender a umaúnica solução.
  27. 27. PROTOTIPAÇÃOTangibilizar, externalizar e experimentar ideias para medir aviabilidade técnica e comercial e aprender cedo, errando.
  28. 28. Design Thinking é sobre:- Explorar a criatividade para resolver problemas- Fazer a pergunta certa - Cocriar solução que seja: Desejável (o que as pessoasprecisam), factível (tecnologicamente viável) esustentável (rentável)- Pensamento holístico e sistêmico- Preocupação com o mundo- Preocupação com a natureza- Avaliar o impacto
  29. 29. O poder do DesignO Design Thinking passou a ser extramamenterelevante para a área de negócios.E hoje essa mentalidade está sendo reconhecida comogrande valor para comunidades, organizações efundações e governos.Mas não apenas pela sua capacidade criativa deresolver problemas, mas pela pela capacidade deencontrar os reais problemas, ou os problemas querealmente importam e de compartilhar isso.Isso acaba dando ao Design um potencial importanteno que tange a questões públicas e sociais.
  30. 30. InovaçãoSocial
  31. 31. Inovação SocialNovas formas de solucionar problemas sociais,sustentadas por negócios financeiramentesustentáveis, que não dependem de doações oucaptação de recursos.
  32. 32. Design para Inovação SocialUsar as ferramentas do Design para criar......novas formas de solucionar problemas sociais,sustentadas por negócios financeiramentesustentáveis, que não dependem de doações oucaptação de recursos.
  33. 33. INOVAÇÃO SOCIAL E DESIGN Design with a Design with a people focus Human focus Designer are stars, created Designers as people and context and making their own foucused, co-creating vision vision of the futures. with people for people DESIGN Social DESIGNwith a foucus with a foucus on strategy Design Business Innovationon form and function service systems Thinking and Design and Design
  34. 34. O que éMozaiko?
  35. 35. Mozaiko é um espaço paraaprender, conectar pessoas ecompartilhar experiênciaspara resolver os complexosproblemas brasileiros.
  36. 36. A estratégia do Mozaiko é:…nos conectar à nossa comunidade, e às organizações,para identificar problemas locais a serem explorados.
  37. 37. A estratégia do Mozaiko é:… construir uma rede de pessoas e parceiros, locais eglobais, que compartilhem conhecimentos eexperiências em criar soluções que tenham impactopositivo a longo prazo.
  38. 38. A estratégia do Mozaiko é:… solucionar problemas locais e gerar valor ao se criarprodutos, serviços e sistemas significativos para todosos envolvidos e com foco nas pessoas.
  39. 39. Quatroabordagens
  40. 40. 1 HOLÍSTICO Mozaiko usa uma abordagem holística para explorar o contexto, identificar os problemas reais e criar empatia, o que é facilititado pelas ferramentas do Design Thinking como entendimento das pessoas, brainstorming e prototipação.
  41. 41. 2 COPARCERIAS Para ter impacto positivo e sustentável sobre problemas sociais locais, o Mozaiko buca criar parceiros e compartilhar responsabilidades sobre os problemas e soluções.
  42. 42. 3COCRIAÇÃOO Mozaiko busca cocriar soluções, com as pessoas e para as pessoas desde o iníciodo processo. Compartilhar e ser transparente sobre o que é feito e capacitá-laspara que criem e continuem o trabalho por conta própria e causem impacto socialpositivo a longo prazo.
  43. 43. 4AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOCIALMedir o impacto social de curto, médio e longo prazo à medida quecompartilha o conhecimento gerado e evolui a abordagem de resolução deproblemas locais.
  44. 44. Mozaiko trabalha no Brasil,mas almeja contribuir paraum debate global sobre comoexplorar problemas e proversoluções para pessoas e compessoas.
  45. 45. Obrigado!Mozaiko é uma iniciativa da:www.voel.in | @voeldesign

×