Projeto h qs ( senac)
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Projeto h qs ( senac)

on

  • 1,303 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,303
Views on SlideShare
1,290
Embed Views
13

Actions

Likes
0
Downloads
39
Comments
0

3 Embeds 13

http://vizzona.blogspot.com.br 6
http://www.vizzona.blogspot.com.br 5
http://vizzona.blogspot.com 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Projeto h qs ( senac) Projeto h qs ( senac) Presentation Transcript

  • PROJETO HQs Profª. Flávia VizonáE-mail: vizzona@yahoo.com.brBlog:www.vizzona.blogspot.com
  • PLANO DE AULA5ª A 8ª SÉRIETEMA: Histórias emQuadrinhos
  • OBJETIVO:- analisar as características do textofalado na linguagem das históriasem quadrinhos, verificando de queforma a oralidade é representada emtexto escrito e, ainda, de quemaneira os elementos das HQs sãorepresentados no auxílio dacompreensão da narrativa.
  • CONTEÚDO: pontuação;  1º e 2º plano ( noção discurso direto e discurso artística); indireto;  metáfora visual; Tipos de frases;  leitura; regência verbal e  coesão e coerência; nominal;  seleção de informações; segmentação textual;  Roteiro; estrutura e elementos da  leitura instrucional; narrativa;  pesquisa; figuras de linguagem;  trabalho em grupo; recursos e estrutura das HQs;  socialização de idéias; dimensões (noções de geometria);
  • JUSTIFICATIVA: As histórias em quadrinhos são enredos narrados quadro a quadro por meio de desenhos e textos que utilizam o discurso direto, característico da língua falada. Assim, justifica-se a pesquisa pelo interesse de demonstrar como as estratégias de organização de um texto falado são utilizadas na construção da história em quadrinhos, que possui em seu texto escrito, características próximas a uma conversação face a face. Além de apresentar elementos visuais complementadores à compreensão, tornando este estudo bastante prazeroso, pois a leitura de uma HQ causa no leitor um determinado fascínio devido à combinação de todos esses elementos.
  • METODOLOGIA: Trabalho em conjunto com a disciplina de artes, que envolverá pesquisa, estudo, teoria e prática. Com o auxílio de sala de informática ou classmates, assim como data show ou retro projetor. (aquele que estiver disponível)
  • CONTEXTO: A história das HQs Dos homens das cavernas até hoje a humanidade sempre se comunicou através de desenhos. Por isso, definir quando realmente surgiram as histórias em quadrinhos, é um desafio digno de super- heróis.
  •  "A origem das histórias em quadrinhos é muito controversa. Segundo a lenda os quadrinhos surgiram porque os jornais não estavam vendendo tanto e começaram a usar ilustrações para complementar as notícias e chamar a atenção do leitor",
  •  Antes dos balõezinhos, os textos eram escritos em forma de legendas que acompanhavam as cenas. "O balão é o fio condutor da história e por ali você consegue se aprofundar nos pensamentos e características das personagens".
  • História em quadrinhos no Brasil As histórias em quadrinhos começaram no Brasil no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns e que depois se estabeleceria com as populares tiras diárias. A publicação de revistas próprias de histórias em quadrinhos no Brasil começou no início do século XX. Mas, apesar do país contar com grandes artistas durante a história, a influência estrangeira sempre foi muito grande nessa área, com o mercado editoral dominado pelas publicações de quadrinhos americanos, europeus e japoneses.
  •  A única vertente dos quadrinhos da qual se pode dizer que desenvolveu-se um conjunto de características profundamente nacional é a tira. Apesar de não ser originária do Brasil, no país ela desenvolveu características diferenciadas. Sob a influência da rebeldia contra a ditadura durante os anos 1960 e mais tarde de grandes nomes dos quadrinhos underground nos 80 (muitos dos quais ainda em atividade), a tira brasileira ganhou uma personalidade muito mais "ácida" e menos comportada do que a americana.
  • Alguns elementos das histórias em quadrinhos As histórias em quadrinhos envolvem uma linguagem complexa, que foi se aperfeiçoando ao longo de mais de um século de existência dessa arte. Esses elementos e sua simbologia são tão importantes que, para quem não está acostumado com ele, pode ser até impossível entender a história.
  • QUADROS: - Também chamado de requadro ou cercadura, é o espaço no qual acontece uma ou mais ações. A disposição dos quadros na página pode facilitar ou dificultar a leitura (lembre-se que no ocidente lemos da esquerda para a direita e isso deve ser respeitado nas HQs). Além disso, a disposição dos quadros cumpre a função de dar dinamismo às seqüências.
  • EXEMPLOS:
  • METÁFORAS VISUAIS: - Quando o personagem está nervoso, sai uma “fumacinha” da cabeça dele. Quando alguém está correndo muito rápido, aparecem vários traços paralelos para demonstrar seu deslocamento. Essas metáforas visuais são usadas pelos quadrinistas para transmitir situações da história sem necessitar utilizar o texto.
  • Exemplos:
  • ONOMATOPÉIAS: Expressam o som dos objetos e permitem que o leitor "ouça" o som das coisas. Durante muito tempo os brasileiros tentaram imitar as onomatopéias norte-americanas, mas hoje a tendência é criar palavras locais.
  • FORA DOS BALÕES:
  • OU DENTRO DOS BALÕES:                  
  • BALÕES: É onde ficam as falas dos personagens. O balão normalmente é arredondado, com um rabicho que indica quem está falando. O texto narrativo é colocado em um balão quadrado. O balão não só expressa quem está falando, como pode expressar o humor da pessoa. Assim, um balão pode expressar susto, grito, medo, frieza e até amor (é o caso de um balão no formato de coração).
  • Tipos de balões:                                                                                                         
  • Como é feita uma história em quadrinhos A produção de histórias em quadrinhos envolve várias fases, cada uma com suas características e possibilidade de uso em sala de aula. Num primeiro momento é elaborado um roteiro. Em algumas situações, é comum essa fase ser antecedida por uma discussão a respeito da história.
  •  No roteiro são especificados a ação e os textos, incluindo os diálogos e as legendas, já dividindo a história em páginas e quadrinhos. No roteiro coloca-se o título, abaixo o nome do roteirista. A seguir, coloca-se a descrição dos quadrinhos com seus respectivos diálogos e textos.
  • Agora é com vocês...BOM TRABALHO!