Your SlideShare is downloading. ×
0
Mollusca - Biologia
Mollusca - Biologia
Mollusca - Biologia
Mollusca - Biologia
Mollusca - Biologia
Mollusca - Biologia
Mollusca - Biologia
Mollusca - Biologia
Mollusca - Biologia
Mollusca - Biologia
Mollusca - Biologia
Mollusca - Biologia
Mollusca - Biologia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Mollusca - Biologia

502

Published on

Moluscos

Moluscos

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
502
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
19
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Mollusca Douglas Meier, Jader Orth, Viviane Dilkin Endler.
  • 2. Morfologia Apresentam o corpo mole, não segmentado, e com simetria bilateral; Possuem sensores químicos que permitem pressentir a aproximação de inimigos naturais; Tem como estrutura muscular mais desenvolvida o pé; Na massa visceral estão localizados os sistemas digestivo, excretor, nervoso e reprodutor; Ao redor da massa visceral está o manto (produz a concha).
  • 3. Gastrópodes São moluscos que possuem tentáculos contráteis e carapaça em formato de espiral. Outra característica é a superfície achatada do apoio. Exemplos: caramujo e algumas espécies de lesmas.
  • 4. `
  • 5. Bivalves São os moluscos aquáticos com presença de cabeça não diferenciada. Possuem concha dupla. Exemplos: mariscos, ostras e mexilhões
  • 6. Cefalópodes Estes moluscos não possuem concha. Os olhos são desenvolvidos e seus tentáculos possuem ventosas. Exemplos: lulas e polvos.
  • 7. Reprodução Exclusivamente sexuada; Algumas espécies são hermafroditas, mas a maioria tem os sexos separados; Fecundação interna e externa;
  • 8. Curiosidades: A formação da pérola representa um mecanismo de defesa da ostra contra corpos estranhos que penetram em seu corpo e ficam entre o manto e a concha. O polvo e a lula têm olhos grandes e capazes de distinguir as cores. Fabricam uma tinta escura que pode ser esguichada, turvando a água e prejudicando a visão e o olfato de eventuais predadores. Os cefalópodes estão entre os maiores invertebrados conhecidos.
  • 9. Como se formam as conchas do mar? Alguns moluscos vivem a vida perigosamente, sem proteção alguma; Mas a maioria deles prefere não arriscar e contar com uma concha amiga para sobreviver. A concha do mar é uma proteção para esses bichos, que têm o corpo mole. Elas se formam quando esses animais ainda são larvas e nadam livremente no mar. Quando o molusco cresce, a parte mole do corpo chamada manto produz a concha em três camadas. A concha aumenta de tamanho de acordo com o crescimento do molusco.

×