Vantagem Competitiva
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Vantagem Competitiva

on

  • 83,141 views

 

Statistics

Views

Total Views
83,141
Views on SlideShare
82,228
Embed Views
913

Actions

Likes
7
Downloads
1,077
Comments
2

7 Embeds 913

http://www.promoline.com.br 564
http://www.slideshare.net 341
http://webcache.googleusercontent.com 3
http://www.google.com.br 2
http://wildfire.gigya.com 1
https://twitter.com 1
http://www.investirmelhor.com 1
More...

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Vantagem Competitiva Presentation Transcript

  • 1. Vantagem Competitiva
    O que é ?
    Cadeia de Valores
    Conceito Liderança
    HistóricoDiferenciaçãoCaracterizaçãoMetologia
  • 2. Histórico
    Vantagem Competitiva é um conceito desenvolvido por Michael E. Porter no seu best-seller “CompetitiveAdvantage” e que procura mostrar a forma como a estratégia escolhida e seguida pela organização pode determinar e sustentar o seu sucesso competitivo.
  • 3. Michael E. Porter
    Michael Eugene Porter é um hoje professor de Harvard.Autor de diversos livros sobre estratégias de competitividade.
    Foi consultor de estratégia de muitas empresas norte-americanas e internacionais e tem um papel ativo na política econômica. Do seu trabalho resultaram conceitos como a análise de indústrias em torno de cinco forças competitivas, e das três fontes genéricas de vantagem competitiva: diferenciação, baixo custo e focalização em mercado específico.
    Principais Publicações: “Estratégia Competitiva” e “Vantagem Competitiva”.
  • 4. Conceito
  • 5. O que é vantagem competitiva ?
    Vantagem competitiva ou diferencial competitivo é uma ou um conjunto de características que permite a uma empresa ser diferente por entregar mais valor sob o ponto de vista dos clientes, diferenciando-se da concorrência e, por isso, obtendo vantagens no mercado.
    De modo mais técnico pode-se dizer que a VC é a ocorrência de níveis de desempenho econômica acima da média de mercado em função das estratégias adotadas pelas firmas.
    Algumas das teorias que já foram vinculadas à explicação da VC são o posicionamento estratégico, a teoria dos recursos, as teorias baseadas nos processos de mercado e as teorias de competências dinâmicas.
    Com nítida vinculação mais a uma destas teorias, tem-se que a VC geralmente se origina de uma competência central do negócio
  • 6. A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma determinada empresa consegue criar para os seus clientes e que ultrapassa os custos de produção. O termo valor aqui aplicado representa aquilo que os clientes estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço; um valor superior resulta da oferta de um produto ou serviço com características percebidas idênticas aos da concorrência mas por um preço mais baixo ou, alternativamente, da oferta de um produto ou serviço com benefícios superiores aos da concorrência que mais do que compensam um preço mais elevado.
  • 7. Segundo Porter, existem dois tipos básicos de vantagem competitiva:
    Liderança no custo
    Neste tipo de estratégia, a empresa procura tornar-se no produtor com mais baixos custos no seu sector de atividade. Seguindo esta estratégia, a empresa apresenta um âmbito de atuação amplo e procura atingir diversos segmentos de mercado, sendo a própria amplitude da empresa um importante fator de vantagem ao nível dos custos.Em geral, um produtor que opta por uma estratégia de baixo custo produz um produto estandardizado, focando-se no essencial do produto e colocando a ênfase na obtenção de vantagens de custo absoluto e de escala.
  • 8.
    • Diferenciação
    Neste tipo de estratégia, a empresa procura ser única no seu sector de atividade nas dimensões mais valorizadas pelos consumidores. Nesta estratégia a empresa seleciona um ou mais atributos mais valorizados no mercado, posicionando-se de uma forma única para satisfazer as necessidades dos consumidores. Segundo Porter, esta singularidade permitirá à empresa obter uma recompensa através de um "preço-prêmio".
    Uma empresa que opte por seguir uma estratégia de diferenciação apenas terá sucesso se o seu "preço-prêmio" for superior ao acréscimo de custos incorridos para conseguir ser única. A empresa deve, portanto, procurar sempre formas de diferenciação que proporcionem um "preço-prêmio" superior aos custos da diferenciação. Este fato leva a que a empresa que opta pela diferenciação nunca possa ignorar os custos, devendo reduzir custos em todas as áreas que não afetem a diferenciação.
  • 9. A cadeia de valores
    A vantagem competitiva não pode ser compreendida observando-se a empresa como um todo. Ela tem sua origem nas inúmeras atividades distintas que uma empresa executa no projeto, na produção, no marketing,na entrega e no seu suporte do produto.Cada uma destas atividades pode contribuir para a posição dos custos relativos de uma empresa, além de criar uma base para a diferenciação.
    Uma forma sistemática para o exame de todas as atividades executadas por uma empresa e do modo como elas interagem é necessária para a análise das fontes da vantagem competitiva.
    A cadeia de valores desagrega uma empresa nas suas atividades de relevância estratégica para que se possa compreender o comportamento dos custos e as fontes existentes potenciais de atividades estrategicamente importantes de uma forma mais barata ou melhor que a concorrência.
  • 10.
  • 11. Metodologia
  • 12. Caracterizaçãoo que caracteriza uma vantagem competitiva?
    1. A vantagem competitiva precisa ter valor para os clientes. Não basta ser diferente ou único, essa diferença ou unicidade precisa ser desejada, buscada, almejada pelos seus clientes. Uma vantagem competitiva que não agregue valor para os clientes, que eles não tenham interesse, não é vantagem competitiva, é desperdício!
    2. A vantagem competitiva não pode ter outras vantagens competitivas substitutas disponíveis prontamente aos concorrentes. Se os concorrentes não podem copiar a vantagem competitiva, mas podem substituí-la, então o impacto dessa vantagem é neutralizado.
  • 13. 3. A empresa precisa ter os recursos e a capacidade para fornecer a vantagem competitiva para os clientes de forma constante e consistente. Se a empresa não possui os recursos, ou não tem algumas capacidades necessárias, a vantagem competitiva terá vida curta. Fará com que a empresa invista e perca os recursos na tentativa de desenvolver essa vantagem competitiva.
    4. A vantagem competitiva precisa ser sustentável. Se a vantagem competitiva não puder ser sustentada ao longo do tempo, se ela puder facilmente ser copiada pela concorrência, então a vantagem competitiva não dura e a empresa não obtêm vantagens no seu mercado de atuação.
  • 14. Conclusão
    Uma forma de entender o conceito de vantagem competitiva é apresentado por Porter. Sua proposição assenta-se na idéia de que, para obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes, as empresas devem optar entre :
    a) desenvolver atividades econômicas e tecnológicas a um custo menor, para um mesmo conjunto de benefícios ofertados ao cliente;
    b) desempenhar estas atividades de tal forma que gerem uma oferta de benefícios diferenciados; pressupondo que o custo desta oferta seja menor que o diferencial de preço obtido.
  • 15. Porter denomina respectivamente estas formas de Vantagem Competitiva de vantagem de custo e vantagem de diferenciação. A vantagem competitiva de custo é obtida por ações específicas ou combinadas quanto a elementos, como:- economia de escala:
    - efeito aprendizagem;
    - custo dos insumos;
    - integração vertical.
  • 16. Portanto, a empresa busca alcançar menores índices de redução dos custos através da economia de escala. Assim como a busca de aumento na participação do mercado está intimamente relacionada com investimentos, sacrificando resultados a curto prazo, para possibilitar a obtenção de maiores resultados a um longo prazo. Cabe ressaltar que, para a empresa não correr em grandes riscos quanto ao capital investido, é necessário que o índice de crescimento nominal da indústria seja significativo e apresente um certo grau de estabilidade.
    No entanto, a literatura ressalta a importância de ser pioneira na realização de mudanças no processo, como elemento fundamental para obtenção de maiores participações no mercado. Este é outro aspecto importante para empresa, para alcançar vantagens competitivas resultantes de diferentes formas, como a economia de escala e o efeito aprendizagem.
  • 17. Conclusões individuais
    Vitor Mendes
    Karyna Araújo
  • 18. Rafael Augusto
    Janine Mara
  • 19. Bibliografia