• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Orações s substantivas
 

Orações s substantivas

on

  • 3,500 views

 

Statistics

Views

Total Views
3,500
Views on SlideShare
3,386
Embed Views
114

Actions

Likes
0
Downloads
4
Comments
0

3 Embeds 114

http://nossosdominios.blogspot.com.br 81
http://www.nossosdominios.blogspot.com.br 22
http://nossosdominios.blogspot.com 11

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Orações s substantivas Orações s substantivas Presentation Transcript

    • Orações Subordinadas Substantivas
    • Divida e classifique as oraçõessubstantivas dos períodos abaixo: a) Fizeram a seguinte advertência: que o trabalho fosso secreto. b) É possível que as provas sejam anuladas. c) A boa notícia do dia seria que descobrissem a cura da AIDS. d) Alguém lhe perguntou de onde vinha. e) Ninguém soube se morrera de desgosto. f) Inteirei-me de que ela havia mentido. g) Queríamos saber onde estava o proprietário do veículo. h) Foi permitido que se estacionasse na calçada. i) Seria conveniente que a empresa contivesse os gastos. j) Ninguém sabe quem são os assaltantes.
    • GABARITO a) Fizeram a seguinte advertência: que o trabalho fosse secreto. (apositiva) b) É possível que as provas sejam anuladas. (subjetiva) c) A boa notícia do dia seria que descobrissem a cura da AIDS. (Predicativa) d) Alguém lhe perguntou de onde vinha. (objetiva direta) e) Ninguém soube se morrera de desgosto. (objetiva direta) f) Inteirei-me de que ela havia mentido. (objetiva indireta) g) Queríamos saber onde estava o proprietário do veículo. (objetiva direta) h) Foi permitido que se estacionasse na calçada. (Subjetiva) i) Seria conveniente que a empresa contivesse os gastos. (Subjetiva) j) Ninguém sabe quem são os assaltantes. (objetiva direta)
    •  l) Compreende-se que o ponto da lição era difícil. m) Estou convencido de que ninguém mais verá esse convite. n) É obrigatório que se ande de camisa aqui dentro. o) O necessário é que se tenha a quantia solicitada para a realização do evento. p) É uma pena que não existisse transmissão direta de tevê naquela época. q) Tenho dúvida de que você venha hoje. r) Lembre-se de que todos somos pó. s) Quando uma mulher não te ama cada dia mais, podes ficar certo de que ela te ama cada dia menos.
    • GABARITO l) Compreende-se que o ponto da lição era difícil. (subjetiva) m) Estou convencido de que ninguém mais verá esse convite. (completiva nominal) n) É obrigatório que se ande de camisa aqui dentro. (subjetiva) o) O necessário é que se tenha a quantia solicitada para a realização do evento. (predicativa) p) É uma pena que não existisse transmissão direta de tevê naquela época. (subjetiva) q) Tenho dúvida de que você venha hoje. (completiva nominal) r) Lembre-se de que todos somos pó. (objetiva indireta) s) Quando uma mulher não te ama cada dia mais, podes ficar certo de que ela te ama cada dia menos. (completiva nominal)