Biogeografia 10
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Biogeografia 10

on

  • 657 views

 

Statistics

Views

Total Views
657
Views on SlideShare
657
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
5
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Biogeografia 10 Presentation Transcript

  • 1. BIOMAS FRIO TUNDRA   ÁRTICA TUNDRA
  • 2. O termo Tundra deriva da palavra finlandesa Tunturia, que significa planície sem árvores. É o bioma mais frio da Terra. Surge a sul da região dos gelos polares do ártico, entre os 60º e os 75º de latitude Norte, e se estende pela Escandinávia, Sibéria, Alasca, Canadá e Groenlândia.
  • 3. A tundra é uma vegetação proveniente do material orgânico que aparece no curto período de degelo durante a estação 'quente' das regiões de clima polar, apresentando assim apenas espécies de que se reproduzem rapidamente e que suportam baixas temperaturas.Essa vegetação é um enorme bioma que ocupa aproximadamente um quinto da superfície terrestre.
  • 4. Além de algumas ilhas localizadas no hemisfério sul.Situada próxima do pólo norte, no circulo polar ártico, recebe pouca luz e pouca chuva, apresentando um clima polar, frio e seco. O solo permanece gelado e coberto de neve durante a maior parte do ano. Apresenta invernos muito longos, com uma duração do dia muito curta, não excedendo a temperatura de 6º negativos.
  • 5.  CLIMA Et, frio, com invernos longo e rigorosos e verão muito curto  Domínio de Massas Polares  Precipitação menor que 100mm/ano
  • 6. SOLOS  Permafrost – congelado na maior parte do ano, com encharcamento da camada superior do degelo.
  • 7.    VEGETAÇÃO Plantas de curto ciclo vegetativo, com abundância de liquens, musgos e fungos Exuberante floração no degelo Predomínio do extrato herbáceo
  • 8. FAUNA Rena, urso polar, foca, leão marinho, pássaros, roedores, aquáticos migratórios.
  • 9. Tundra Alpina A Tundra Alpina encontra-se em vários países e situa-se no topo das altas montanhas, acima de 3300m . É muito fria e ventosa e não tem árvores. Ao contrário da Tundra Ártica, o solo apresenta uma boa drenagem e não apresenta permafrost. Apresenta ervas, arbustos e musgos, tal como a Tundra Ártica. Encontram-se animais como as cabras da montanha, alces, marmotas (pequeno roedor), insectos (gafanhotos, borboletas, escaravelhos).