Como criar um mapa de processos da sua empresa

45,258 views
44,603 views

Published on

LoP.
Como construir o seu mapa de processos?

Saiba a resposta aqui.

Published in: Business
4 Comments
18 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
45,258
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,654
Actions
Shares
0
Downloads
1,086
Comments
4
Likes
18
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Como criar um mapa de processos da sua empresa

  1. 1. FM2S MATERIAIS DE APOIO Use sem moderação
  2. 2. Murilo Ferreira Marques dos Santos (autor) Murilo Ferreira Marques dos Santos, Mestre e Doutorando em Engenharia Mecânica. Atua em projetos de melhoria nas diversas indústrias, além de realizar treinamentos desde 2009. Possui sólidos conhecimentos nas áreas de gestão de equipes, melhoria e six-sigma.
  3. 3. O que é uma empresa? Processos Sistema Empresa
  4. 4. As vezes, o que ela aparece?  Como você enxerga sua empresa? Fornecedores Clientes
  5. 5. Diagnóstico – Você precisa de um LoP?  Você enxerga como cada um dos processos contribui para a empresa atingir seus objetivos?  Você consegue enxergar o nível de maturidade de cada um dos seus processos? Quais processos precisam melhorar para que suas metas sejam atingidas?  Você consegue apontar quem é o responsável por cada um dos processos da empresa?
  6. 6.  Você consegue enxergar como os processos da empresas estão conectados?  Como você resumiria a sua empresa em uma folha da papel?  Quanto dinheiro já foi investido em processos que não contribuíram em nada para o objetivo da empresa? Diagnóstico – Você precisa de um LoP?
  7. 7.  Quanto você já investiu em processos que não deram o retorno esperado?  Quanto tempo você e sua equipe já investiram em processos insignificantes sob a ótica do cliente?  Quantos processos são executados em duplicidade na empresa? Diferentes processos com o mesmo objetivo. Diagnóstico – Você precisa de um LoP?
  8. 8.  Quantas estratégias e ações não tiveram sucesso pela falta de processos para acompanhá-las? Para medi-las?  Quantas vezes um bom processo é prejudicado por um outro deficiente?  Quantas vezes uma nova máquina não consegue produzir por problemas de setup e abastecimento? Diagnóstico – Você precisa de um LoP?
  9. 9. Mapa de processos da empresa Linkage of process
  10. 10. Objetivo do LoP Projeto e re-projeto de produtos e processos Planejamento Para Melhoria Pesquisa de Mercado Medição & Feedback Clientes Distribuição Processos de apoio Produção de produtos e serviços Fornecedores A B C D E F G Necessidade Propósito da organizaçãoProcessos “Direcionadores” Processos “Missão” Processos “Suporte” Como sua empresa funciona em 1 página
  11. 11. Os processos do LoP  Processos “Direcionadores”  Aqueles processos que “dirigem” a organização. Esses processos usualmente estão associados com a necessidade que a organização pretende atender (da declaração de missão da organização).  Processos “Missão”  Aqueles processos que diretamente realizam a missão da organização e que adicionam valor para os clientes externos.  Processos “Suporte”  São os processos que geram os insumos e recursos a ser consumidos pelos processos “missão”.
  12. 12. Funções do LoP • Mostra como a Organização realiza sua missão – como o trabalho é feito • Fornece um método para focar nos processos em vez das pessoas quando tem que lidar com problemas • Enfatiza as relações cliente-fornecedor internas • Permite priorizar os esforços para atingir os objetivos
  13. 13. Como fazer o seu LoP? 1. Obtenha a declaração de missão para a organização sendo estudada. 2. Liste os produtos e serviços primários que a organização fornece. 3. Faça um brainstorming para gerar uma lista de processos chaves que formam a sustentação da organização (as atividades primárias que descrevem o negócio da organização), que geram os bens e serviços para os quais os clientes pagam.
  14. 14. Como fazer seu LoP? 4. Faça um brainstorming para gerar uma lista de 10 a 30 processos direcionadores. 5. Faça um brainstorming para gerar uma lista de 10 a 30 processos chaves que são necessários para dar apoio ao negócio da organização 6. Agrupe da esquerda para a direita aqueles processos que se relacionam com fornecedores, depois processos descrevendo a produção e então os processos que distribuem bens e serviços. 7. Conecte os processos que tem relações importantes
  15. 15. Como fazer seu LoP? 8. Coloque os outros processos em suas posições. Os processos de direcionamento acima da sustentação e os processos de apoio abaixo da sustentação. 9. Mostre as conexões entre processos. Conecte processos que têm fluxos importantes ou esforços de coordenação com uma seta indicando a direção primária

×