Your SlideShare is downloading. ×

Como criar um mapa de processos da sua empresa

35,209

Published on

LoP. …

LoP.
Como construir o seu mapa de processos?

Saiba a resposta aqui.

Published in: Business
4 Comments
12 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
35,209
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
852
Comments
4
Likes
12
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. FM2S MATERIAIS DE APOIO Use sem moderação
  • 2. Murilo Ferreira Marques dos Santos (autor) Murilo Ferreira Marques dos Santos, Mestre e Doutorando em Engenharia Mecânica. Atua em projetos de melhoria nas diversas indústrias, além de realizar treinamentos desde 2009. Possui sólidos conhecimentos nas áreas de gestão de equipes, melhoria e six-sigma.
  • 3. O que é uma empresa? Processos Sistema Empresa
  • 4. As vezes, o que ela aparece?  Como você enxerga sua empresa? Fornecedores Clientes
  • 5. Diagnóstico – Você precisa de um LoP?  Você enxerga como cada um dos processos contribui para a empresa atingir seus objetivos?  Você consegue enxergar o nível de maturidade de cada um dos seus processos? Quais processos precisam melhorar para que suas metas sejam atingidas?  Você consegue apontar quem é o responsável por cada um dos processos da empresa?
  • 6.  Você consegue enxergar como os processos da empresas estão conectados?  Como você resumiria a sua empresa em uma folha da papel?  Quanto dinheiro já foi investido em processos que não contribuíram em nada para o objetivo da empresa? Diagnóstico – Você precisa de um LoP?
  • 7.  Quanto você já investiu em processos que não deram o retorno esperado?  Quanto tempo você e sua equipe já investiram em processos insignificantes sob a ótica do cliente?  Quantos processos são executados em duplicidade na empresa? Diferentes processos com o mesmo objetivo. Diagnóstico – Você precisa de um LoP?
  • 8.  Quantas estratégias e ações não tiveram sucesso pela falta de processos para acompanhá-las? Para medi-las?  Quantas vezes um bom processo é prejudicado por um outro deficiente?  Quantas vezes uma nova máquina não consegue produzir por problemas de setup e abastecimento? Diagnóstico – Você precisa de um LoP?
  • 9. Mapa de processos da empresa Linkage of process
  • 10. Objetivo do LoP Projeto e re-projeto de produtos e processos Planejamento Para Melhoria Pesquisa de Mercado Medição & Feedback Clientes Distribuição Processos de apoio Produção de produtos e serviços Fornecedores A B C D E F G Necessidade Propósito da organizaçãoProcessos “Direcionadores” Processos “Missão” Processos “Suporte” Como sua empresa funciona em 1 página
  • 11. Os processos do LoP  Processos “Direcionadores”  Aqueles processos que “dirigem” a organização. Esses processos usualmente estão associados com a necessidade que a organização pretende atender (da declaração de missão da organização).  Processos “Missão”  Aqueles processos que diretamente realizam a missão da organização e que adicionam valor para os clientes externos.  Processos “Suporte”  São os processos que geram os insumos e recursos a ser consumidos pelos processos “missão”.
  • 12. Funções do LoP • Mostra como a Organização realiza sua missão – como o trabalho é feito • Fornece um método para focar nos processos em vez das pessoas quando tem que lidar com problemas • Enfatiza as relações cliente-fornecedor internas • Permite priorizar os esforços para atingir os objetivos
  • 13. Como fazer o seu LoP? 1. Obtenha a declaração de missão para a organização sendo estudada. 2. Liste os produtos e serviços primários que a organização fornece. 3. Faça um brainstorming para gerar uma lista de processos chaves que formam a sustentação da organização (as atividades primárias que descrevem o negócio da organização), que geram os bens e serviços para os quais os clientes pagam.
  • 14. Como fazer seu LoP? 4. Faça um brainstorming para gerar uma lista de 10 a 30 processos direcionadores. 5. Faça um brainstorming para gerar uma lista de 10 a 30 processos chaves que são necessários para dar apoio ao negócio da organização 6. Agrupe da esquerda para a direita aqueles processos que se relacionam com fornecedores, depois processos descrevendo a produção e então os processos que distribuem bens e serviços. 7. Conecte os processos que tem relações importantes
  • 15. Como fazer seu LoP? 8. Coloque os outros processos em suas posições. Os processos de direcionamento acima da sustentação e os processos de apoio abaixo da sustentação. 9. Mostre as conexões entre processos. Conecte processos que têm fluxos importantes ou esforços de coordenação com uma seta indicando a direção primária

×