Texto literário e texto não literário

104,615
-1

Published on

Diferenças entre texto literário e não-literário, com base em contribuições de Fiorin.

Published in: Education

Texto literário e texto não literário

  1. 1. Texto literário e texto não-literário
  2. 2. DefiniçõesA diferença fundamental entre otexto literário e o texto não-literário é que, no primeiro,predomina a função estética, eno segundo, a função utilitária.
  3. 3. Função estéticaA função estética que caracteriza o texto literário tem como principais traços a plurissignificação, a desautomatização da percepção , a conotação, a relevância do plano de expressão e a intangibilidade da organização linguística.
  4. 4. PlurissignificaçãoÉ a característica da linguagem literária de abrigar vários significados na expressão. Um texto literário permite a intersecção de diferentes planos de leitura, e abriga palavras, expressões, frases e imagens que podem possuir mais de um sentido no contexto em que são empregadas.
  5. 5. Desautomatização da linguagemÉ a tentativa de encontrar relações entre as palavras que não sejam as que aparecem no uso cotidiano e não-literário das mesmas. Essas relações provocam surpresa, estranhamento, graça e diversos outros impactos psicológicos.
  6. 6. Conotação A conotação, segundo o Houaiss, é o “conjunto de alterações ou ampliações que uma palavra agrega ao seu sentido literal (denotativo), por associações linguísticas de diversos tipos (estilísticas, fonéticas, semânticas)”. Ela se opõe à denotação, que é “propriedade que tem um significante de se referir genericamente a todos os membros de um conjunto”.
  7. 7. Conotação - 2 Assim, a conotação se dá quando um novo sentido agrega-se ao sentido literal de um signo linguístico. O texto literário tem como traço característico a conotação. Isso significa que as palavras e as expressões que nele venham a ser utilizadas frequentemente associam-se a mecanismos (metáfora, metonímia) que lhes atribuem novos sentidos além daqueles que já possuem.
  8. 8. Relevância do plano da expressão A relevância do plano da expressão é muito maior no texto literário que no texto não-literário. No texto literário, a organização do plano da expressão não é realizada apenas para permitir a compreensão do conteúdo, mas sim para recriar o conteúdo na expressão, recuperando traços de sentido. Ou seja: quando se trata do texto literário, a forma ganha relevância para que se compreenda o sentido da mensagem.
  9. 9. Intangibilidade do texto literário Intangibilidade é a propriedade daquilo que não pode ser tocado, atingido. Quando se fala de intangibilidade do texto literário, faz-se referência à impossibilidade de manter sua essência quando ele é resumido. Um texto não-literário pode ser resumido sem a perda de suas informações mais importantes. Já um texto não-literário não pode ter nenhuma de suas partes subtraídas nem modificadas, pois cada um dos elementos é significativo em relação ao todo.
  10. 10.  Podemos esquematizar as diferenças entre textos literários e não-literários por meio da tabela a seguir:
  11. 11. Textos literários Textos não-literáriosPlurissignificação, vários Na medida do possível, umplanos de leitura. único plano de leitura e significação unívoca.Linguagem desautomatizada, Linguagem automatizada,provocando surpresa, convencional.estranhamento.Conotação (metáforas, Denotação (sentido literal dasmetonímias, novos sentidos). palavras e expressões).Relevância do plano da Irrelevância do plano daexpressão. expressão.Intangibilidade (não podem ser Tangibilidade (podem serresumidos ou parafraseados). resumidos e parafraseados).
  12. 12. Fontes FIORIN; PLATÃO. Para entender o texto: leitura e redação. 8ª edição. São Paulo: Ática, 1984. HOUAISS, A. (dir.). Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa 1.0.5a. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda., 2002. 1 CD ROM.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×