Versos,sons e ritmos modernos

4,155 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
4,155
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
298
Actions
Shares
0
Downloads
20
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Versos,sons e ritmos modernos

  1. 1. VERSOS, SONS E RITMOS MODERNOS
  2. 2. Rimas cruzadas, emparelhadas, interpoladas, misturadas Conforme o modo como as rimas se distribuem nos versos, ao longo do poema, elas podem ser cruzadas (ou alternadas), emparelhadas, interpoladas ou misturadas.•Rimas cruzadas ou alternadas: como o nome diz, são aquelas que aparecem de forma cruzada ou alternada entre os versos.•Rimas emparelhadas e interpoladas: as rimas emparelhadas aparecem sempre juntas, enquanto as interpoladas ficam nas extremidades da estrofe.•Rimas misturadas: não apresentam uma organização fixa, estando apenas dispostas na estrofe. Há ainda casos em que os versos aparecem sem rimas. Denomina-se rima perdida ou rima órfã.
  3. 3. VERSOS ÍNTIMOS Vês! Ninguém assistiu ao formidável A Enterro de tua última quimera. B Somente a Ingratidão - esta pantera - B 1º QUARTETO Foi tua companheira inseparável! A Acostuma-te à lama que te espera! B O Homem, que, nesta terra miserável, A Mora, entre feras, sente inevitável A 2º QUARTETO Necessidade de também ser fera. B Toma um fósforo. Acende teu cigarro! C O beijo, amigo, é a véspera do escarro, C 1º TERCETOA mão que afaga é a mesma que apedreja. DSe a alguém causa inda pena a tua chaga, E Apedreja essa mão vil que te afaga, E Escarra nessa boca que te beija! D 2º TERCETO
  4. 4. ASSIMETRIA CIDADEZINHA QUALQUER Carlos Drummond
  5. 5. VERSOS Conforme as regras métricas e de versificação, e as rimas presentes nos versos, os versos podem receber diferentes classificações.• Regulares São aqueles que obedecem às regras clássicas estabelecidas pela métrica, determinando a posição das sílabas acentuadas, conforme o esquema rítmico. Além disso, as rimas irão aparecer de forma regular.• Brancos Quando os versos obedecem às regras de metrificação e acentuação, mas não apresentam rimas.• Polimétricos É o nome que se dá a um conjunto de versos regulares de tamanhos diferentes.• Livres Os versos livres não obedecem a nenhuma regra pré-estabelecida quanto à métrica, à acentuação ou à presença de rimas. Esse tipo de verso foi muito utilizado no Modernismo, e desde então tem sido muito difundido. O ritmo é solto e irregular, podendo variar conforme a leitura.
  6. 6. ESTROFES Estrofe é o conjunto de versos. Geralmente, há uma linha em brancoantes e outra depois da estrofe, separando-a das demais partes do poema edelimitando sua unidade. Há estrofes de diferentes tamanhos, conforme o número de versos.Assim, para cada tamanho de estrofe, temos um nome específico:
  7. 7. RIMAS*Toante – apresenta semelhança somente na vogal tônica, sem que a consoante ou as outras vogais coincidam..* Consoante – é aquela em que, desde a vogal tônica, há semelhança de consoantes e vogais..* Aguda – rimas de palavras oxítonas.* Grave – rimas palavras paroxítonas.* Esdrúxula – rimas de palavras paroxítonas.* Ricas – rimas de palavras de classes gramaticais distintas.* Pobres –rimas de palavras de classes gramaticais iguais.

×