Artigo   esmagador de latas automatizado
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Artigo esmagador de latas automatizado

on

  • 5,255 views

Artigo Científico - Amassador de latas automatizado

Artigo Científico - Amassador de latas automatizado

Statistics

Views

Total Views
5,255
Views on SlideShare
5,228
Embed Views
27

Actions

Likes
2
Downloads
86
Comments
0

3 Embeds 27

http://www.slashdocs.com 24
https://twitter.com 2
http://twitter.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Artigo   esmagador de latas automatizado Artigo esmagador de latas automatizado Document Transcript

  • ESMAGADOR DE LATAS DE ALUMÍNIO AUTOMATIZADOMarcelo Fernando Araújo de Jesus – marcelof_ba@hotmail.comVictor de Souza Quinteiro – victorquinteiro@hotmail.comVitor Thiago Silva França – thiagovigas@hotmail.comWesley Silva Bacelar – wesbacelar@hotmail.comUniversidade Salvador – UNIFACS41810-640 – Salvador – BahiaResumo: A ideia hoje é a reciclagem. Tudo o que se gera agora está sendo reutilizado eajuda o meio ambiente. Um meio viável para amenizar a situação é reciclar latas dealumínio. O único problema de reciclar latas é o espaço que ocupam. Felizmente, há umamaneira de economizar espaço. Utilizando um esmagador de latas automatizado.Assim,reduzindo os custos e ampliando o percentual de latas recicladas.Agora, o mercado vai fazer um alto investimento na produção de esmagador de latas pelacausa da aprovação da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Industrial e Comércio, nalei que obriga bares e restaurantes a instalar em suas dependências amassadores de latas dealumínio.Palavras-chave: Esmagador, Latas, Reciclar.
  • 1OBJETIVONosso grupo (E3D) tem o objetivo de construir um esmagador de latas automatizado movidopor um motor elétrico controlado via sistema computacional.O protótipo deve esmagar uma lata de alumínio de cada vez, de uma série de no mínimo cincolatas de alumínio de forma sequencial.2 INTRODUÇÃOO esmagador de latas automatizado foi desenvolvido para facilitar o trabalho de reduzir ovolume das latas, que em seu tamanho normal, ocupam um grande espaço. As latas podem seramassadas usando o próprio ser humano como uma ferramenta. Porém, em grandesquantidades de latas de alumínio, não há condições de um ser humano realizar esse trabalho.Entretanto, usando máquinas apropriadas para isso, além de reduzir espaço, reduz aquantidade de tempo. Assim, também reduzindo os custos e proporcionando um crescimentono percentual de latas recicladas.Vai haver a partir de agora e para os próximos anos, um grande investimento em esmagadoresde latas automatizado. Com a lei de obrigação de bares e restaurantes possuir um amassadorde latas em suas dependências, será a oportunidade de usar os conhecimentos e experiênciaadquiridos graças ao projeto ARHTE e a UNIFACS e expor as ideias para oempreendedorismo.Então, temos o objetivo de usar ideias inovadoras, além de possuir como principalcaracterística, o baixo custo e uma alta eficiência.3 ESBOÇO DE ESQUEMA MECÂNICOO esmagador de latas automatizado tem comprimento de aproximadamente 50 cm, largura de40 cm e de altura 35 cm.3.1 Composição da estrutura (principais peças utilizadas)
  •  Base semicilíndrica: Material feito de ferro. A fim de resistir fortes pancadas sofridas pelo pistão. É onde a lata será esmagada. É chamada de semicilíndrica por que é um tubo de 2,5 polegadas onde 75% de sua parte superior e 25% da parte inferior são abertas. Em sua extremidade, contém uma chapa de ferro circular de mesmo diâmetro soldado a ele. Foi utilizada solda amarela, liga do tipo latão (Cobre, Zinco e pequenas quantidades de Prata e Níquel), por sua resistência mecânica e a corrosão. O espaço aberto da parte superior é feito na medida certa de uma lata, onde a mesma entrará para ser esmagada. E na parte inferior, é onde a lata será descartada. Na figura 1, mostra o desenho ilustrativo da base (o modelo real é um pouco diferente da imagem abaixo): Figura 1 - Base semicilíndrica Pistão: Material também feito de ferro, onde levará o maior impacto. Pois é a peça destinada a esmagar a lata. O pistão também é cilíndrico (2 polegadas) e sua extremidade é igual ao da base semicilíndrica. Essa peça é unida a biela. Na figura 2, mostra o desenho ilustrativo do pistão: Figura2 - Pistão Biela: Material produzido a partir de Poliamida 6 que garante resistência ao impacto, alta resistência mecânica, baixo peso específico e é auto lubrificante. Esse material foi escolhido também pelo seu peso. Ele é capaz de realizar o mesmo trabalho do ferro nessa situação. Essa peça também sofrerá impactos por causa do pistão.
  • A biela está ligada ao pistão e ao Virabrequim e serve para transformar o movimento retilíneo alternativo em circular contínuo. Esse foi o motivo para o uso dessa peça. Na figura 3, mostra o desenho ilustrativo da biela: Figura 3 - Biela Eixo de manivela: Também conhecido como Virabrequim, é um eixo com seção defasada em relação ao centro. É nessa seção de eixo defasada que é montada a biela que por sua vez é o eloentre o pistão.O eixo de Virabrequim tem a função de transformar o movimento alternativo (no caso do esmagador, de ir para frente e para trás) em movimento de rotação, que é imprescindível para o funcionamento do protótipo. É feito do mesmo material da biela. Essa peça está ligada diretamente ao motor. Na figura 4, mostra o desenho ilustrativo da biela:
  • Figura 4 - Eixo de manivela ou Virabrequim3.2 Ilustraçãodo movimento Virabrequim-Biela-Pistão O funcionamento será basicamente como o da figura 5 abaixo: Figura 5 - Esquema do movimento Virabrequim-Biela-Pistão4 ESBOÇO DE ESQUEMA ELÉTRICO/ELETRÔNICOEsse protótipo é praticamente 70% mecânico, restando apenas 30% da parte elétrica/eletrônica. Nessa porcentagem foram utilizados: um motor e um circuito.4.1 Dados do motor  Motor universal (escovas) com duplo rolamento blindado;
  •  Fonte de corrente CA (corrente alternada);  Alimentação de 220/230 volts;  Potência de 500 watts;  Velocidade de 10500 rpm;  Frequência de 50/60 Hz;  Peso aproximadamente 1,8 Kg;  Motor extraído de um aparador de gramas Master 500L –Trapp (fabricante). Figura 6 do motor universal abaixo: Figura 6 - Motor universal4.2 Componentes utilizados Tabela 1–Componentes utilizados na placa de circuito impresso Quantidade Componentes Valor 1 Capacitor eletrolítico 10uF 3 Capacitor cerâmico 100nF 13 LED LED 5mm 13 Resistor 1K 5 Resistor 10K 2 Diodo ZENER 12V 1 Diodo 1N4001 1 Conector borne para placa 2 vias 1 Barra de pinos fêmea 6 pinos 1 Barra de pinos fêmea 14 pinos 1 Barra de pinos fêmea 7 pinos
  • 1 Conector DB25 fêmea 5 Chave push-button 1 Regulador de tensão LM7805 1 Circuito integrado 74LS245 1 Circuito integrado ULN2003 1 Circuito integrado ULN2803A 1 Sensor LDR 1 LED de auto brilho LED 5mm 1 Placa de circuito virgem 15x10 cm4.3 Circuito eletrônico O circuito eletrônico utilizado é de porta paralela DB25. Esse é universal,apresentando em cada um de seus pinos um bit, que ao envio de bytes, haverá ofuncionamento da programação.O usuário não precisará controlarnada basicamente. Só o que precisa fazer é ligá-lo oudesligá-lo. Isso ocorre por que tudo será controlado através de sensores. Quando a lata estiverpresente no lugar desejado, o sensor o detecta e envia a informação ao circuito, assimacionando o motor. Se outra lata estiver presente, ele retorna o ciclo novamente, até omomento em que não houver mais nenhuma lata. Isso quer dizer que, somente para defuncionar quando o usuário o desligar. Na figura 7 ilustra a lógica descrita em forma defluxograma.5ESBOÇO DE ALGORITMO E PROGRAMAÇÃOA lógica (citada acima) é como a da figura 7 abaixo:
  • Figura 7 - Fluxograma do protótipo6 ILUSTRAÇÃO COMPLETA DO ESMAGADOR DE LATAS AUTOMATIZADOBasicamente, o esmagador de latas automatizado ficará como o da figura 8, abaixo:
  • Figura 8 - Estrutura completa do esmagador de latas automatizadoREFERÊNCIASInternetMESSIAS, A. R. Introdução à Porta Paralela. Para uso particular ou educacional.Disponível em: <http://www.rogercom.com/index.html>Acesso em: 07 set. 2011VIEIRA, L. Motores elétricos. Princípios e fundamentos.Disponível em:<http://www.dea.uem.br/disciplinas/eletrotecnica/motoreseletricos.pdf>Acesso em: 21 out. 2011NASCIMENTO, S. Robótica livre para todos e de todos. Nova versão IHL para portaparalela. Disponível em: < http://www.roboticalivre.org/portal/?q=node/272> Acesso em: 10out. 2011
  • TELLES, O. Câmara dos deputados. Comissão torna obrigatório amassador de latinhasem bares e restaurantes. Disponível em:<http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/INDUSTRIA-E-COMERCIO/203689-COMISSAO-TORNA-OBRIGATORIO-AMASSADOR-DE-LATINHAS-EM-BARES-E-RESTAURANTES.html> Acesso em: 20 out. 2011AgradecimentosGostaríamos de agradecer a todos os professores que nos ajudaram, pela paciência e compreensãoque tiveram conosco.Agradecemos principalmente ao projeto ARHTE, que é uma ferramenta excepcional que servepara utilizar os conceitos estudados em sala de aula. Dando-nos experiência que servirão de basepara execução de projetos futuros e na formação acadêmico e profissional.