O islamismo

10,450
-1

Published on

Published in: Education
2 Comments
18 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
10,450
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
2
Likes
18
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O islamismo

  1. 1. O IslamismoTópicos sócio-antropológicos doFenômeno Religioso
  2. 2. Introdução O Islamismo é uma religião abraâmica monoteístaque surgiu na Península Arábica no séculoVII, fundamentada nos princípios religiosos doprofeta Maomé (suna e parte do hadith) e numaescritura sagrada (Alcorão).
  3. 3. Surge um profeta Mohammed (Maomé) nasceu em Meca por volta de570, passou maior parte da vida como mercadoranalfabeto. Casou-se com uma rica viúvacomerciante, Khadijah. Para ela, ele realizava grandesviagens de negócios pelo deserto até a Palestina e aSíria. Porém, cada vez mais frequentemente, ele seretirava dos negócios para a solidão da montanha.
  4. 4.  Aos 40 anos, teria recebido suas primeiras revelaçõesdo anjo Gabriel (Jibril), enquanto meditava em umacaverna no monte Hira. O fenômeno se repetiu por23 anos e deu origem ao Alcorão, livro sagrado dosmulçumanos. Nessa época ele anuncia aos familiarese amigos que teria recebido revelações deAllah, conseguindo um pequeno grupo de fiéis.
  5. 5.  Maomé quando iniciou suas pregações, dizia que osídolos da Kaaba deviam ser destruídos, pois só haviaum só Deus. Isso provocou a reação dos sacerdotesde Meca, já que, além de atacar a religião da época, oprofeta poderia prejudicar o comércio que os rituaispoliteístas geravam na cidade. Obrigado a deixarMeca em 622, Maomé refugiou-se em Yathrib,(posteriormente denominada Medina, “a cidade doprofeta”) episódio chamado de Hégira, que marca oinício do calendário mulçumano.
  6. 6. Maomé06 de abril de 570 – 08 de junho de 632
  7. 7. O que é o Islamismo? Na visão muçulmana, o Islã surgiu desde a criaçãodo homem, ou seja, desde Adão, sendo este oprimeiro profeta dentre inúmeros outros, paradiversos povos, sendo o último deles Maomé.
  8. 8.  Os ensinamentos do Islã englobam muitas dosmesmos personagens do judaísmo e do cristianismo.Personagens bíblicos bem conhecidoscomo Adão, Noé, Abraão, Moisés, Jesus, Mariae João Batista são mencionados no Alcorão comoprofetas do Islã.
  9. 9.  No entanto, os muçulmanos frequentemente sereferem a eles por nomes em língua árabe, o quepode criar a ilusão de que se trata de pessoasdiferentes (exemplos: Alá paraDeus, Iblis para diabo, Issa praJesus, Ibrahim para Abraão, etc).
  10. 10. O Alcorão Para os mulçumanos, o Alcorão é um livro sagrado.Segundo a crença islâmica o Alcorão foi revelado aMaomé, através do anjo Gabriel (Jibril), enviado parapregar a mesma mensagem de Jesus e de Moisés, queteria sido corrompida ao longo dos anos. O livrodeu origem ao islamismo. Serve como lei e códigomoral em cerca de 40 países.
  11. 11.  Trata-se de um livro, ao contrário da Bíblia, que éuma compilação de livros, o Alcorão é um livroúnico de revelações a um mesmo profeta. O livrotem 114 capítulos ou surahs (suratas) e 6236 ayats(versos) e foi escrito para ser recitado - corãosignifica "recitação" ou "leitura". Não se trata de umrelato religioso, mas de um código de leis que devereger a vida em todas as áreas. Versa sobre osatributos de Deus, os crentes e suas virtudes e atétemas de ciência.
  12. 12. 5 pilares da fé islâmica A mensagem do Islã caracteriza-se pela suasimplicidade: para atingir a salvação: profissão de fé(Shahada), rezar cinco vezes por dia(Salat), contribuir financeiramente (Zakat), jejumanual no mês do Ramadã (Saum), se possível, umaperegrinação à cidade de Meca (Hadji).
  13. 13. Profissão de Fé (Shahada) A profissão de fé consiste em recitar uma frase, quedeve ser dita com a máxima sinceridade, através daqual cada muçulmano atesta que “Achadu ala ilaha ilaAllah. Achadu ana Mohammad Rassululah"(Testemunho que não há outro deus senão Alá etestemunho que Maomé é seu profeta mensageiro).
  14. 14. Oração (Salat) A oração no Islã é composta por 5 partes, todasespalhadas durante o dia e a noite iniciando pelaalvorada até à noite. As orações devem ser voltadaspara Meca e devem ser feitas em árabe, consistem narecitação de um conjunto de versículosdo Alcorão, num ciclo de posições (empé, curvado, de joelhos, prostrado e sentado) a quese chama de rakca.
  15. 15. A contribuição de purificação (Zakat) O Islã estabelece que cada muçulmano deve pagaranualmente e obrigatoriamente umaquantia, calculada a partir dos seus rendimentos, quegeralmente é algo em torno de 2.5%, que serádistribuída para a umma.
  16. 16. Jejum anual do mês do Ramadã (Saum) O Ramadã é o nono mês do calendárioislâmico, cada muçulmano a partir da puberdadedeve abster-se de alimento, de bebida, de fumar e deter relações sexuais desde a alvorada até ao pôr dosol. Os doentes, os idosos, os viajantes, as grávidasou as mulheres lactantes estão dispensados do jejum.
  17. 17. Peregrinação à cidade Meca (Hadji) A peregrinação à Meca é obrigatória, pelo menosuma vez na vida, para todo o muçulmano adulto,desde que este tenha recursos econômicos e saúde.O Hadji só pode ser efetuada uma vez por ano, entreo oitavo e o décimo dia do mês de Dhu al-Hijja, oúltimo mês do calendário islâmico.
  18. 18. Lugares Sagrados A Kaaba (o Cubo), é um construção que se encontrano interior da mesquita de al Masjid al-Hara emMeca, pelo Islã é considerado como o lugar maissagrado do mundo.
  19. 19. Kaaba
  20. 20.  O segundo local sagrado do Islã é Medina, cidadepara qual Maomé fugiu no período conhecido comoHégira e foi ali que se tornou um líder religioso.
  21. 21. Medina
  22. 22.  Jerusalém a terceira cidade mais importante para oIslamismo. De acordo com os ensinamentos doIslã, Maomé foi trazido por um milagre de Meca aJerusalém, de onde então subiu aos céus. A cúpulada Rocha é identificada no Alcorão.
  23. 23. Cúpula da Rocha
  24. 24. Porque as mulheres islâmicas usamvéu? Maria foi uma serva de Deus, e segundo o Alcorãoela foi a mais pura de todas asmulheres, especialmente escolhida para onascimento milagroso de Jesus, um dos maiores detodos os profetas. Sua estória tem sido relatada noAlcorão. Maria é o maior espelho dasmuçulmanas, ao começar pela modéstia e pudor nasvestimentas.
  25. 25.  Ao se cubrir a muçulmana segue o exemplo deMaria, cuja modéstia e virtude foram reconhecidaspelo Islam. No Alcorão há um capítulo chamado“Maria”, que como o nome sugere, é dedicadototalmente a esta grande mulher que foi consideradapor Maomé como a melhor mulher da humanidade.
  26. 26.  Um erro muito comum é as pessoas associarem aburca como um traje islâmico, mas a burca não émencionada no Alcorão, mas seu uso é obrigatóriono Paquistão e Afeganistão que são países islâmicos.
  27. 27.  O seu uso deve-se ao facto de muitos muçulmanosacreditarem que o livro sagrado islâmico, oAlcorão, e outras fontes deestudos, como Hadith e Suna, exigem a homens emulheres que se vistam e comportem modestamenteem público.
  28. 28.  Muitas mulheres mulçumanas lutaram e lutam contraa cobertura da cabeça, que a elas parece ser umaameaça à igualdade de direitos na sociedade. Elasnão querem que a religião volte a ser um sistemaregulador, nem que interfira drasticamente na vidaaté seus mínimos detalhes. Mas muitas mulherescobrem conscientemente a cabeça para, dessa forma,expressam sua identidade islâmica frente aos ideaisocidentais da condição feminina.
  29. 29. Burca
  30. 30. Abaya
  31. 31. O papel da mulher no Islã A imagem da mulçumana típica, cobrindo a cabeçasendo forçada a ficar em casa, e proibida de dirigir écomum no imaginário das pessoas. Embora algunspaíses mulçumanos possam ter leis que oprimem asmulheres., isto não deve ser encarado como umacultura islâmica.
  32. 32.  A política nos chamados países mulçumanos muitosnão tem nada haver com os fundamentos islâmicos.Muitos ditadores e políticos usam o nome do Islãpara satisfazer seus próprios interesses.
  33. 33. Você e Deus sem intermediários

×