4DRILPLEX HDD_12013 _3

  • 361 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
361
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
2
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos – FISPQ (MSDS)NOME DO PRODUTO: DRILPLEX HDD PÁGINA 1 DE 7FISPQ N°: 12013 REVISÃO: 3 DATA DA ÚLTIMA REVISÃO: 26/06/20071. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESANome do Produto: DRILPLEX HDDFornecido por um Centro de M-I SWACO do Brasil - Comércio, Serviços e Mineração LtdaDistribuição da M-I SWACO: Rua Jesus Soares Pereira, 507 Costa do Sol Macaé – RJ Tel: 022 – 2105-6700 Fax: 022 – 2105-6742Pessoa de contato: José França Filho2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTESTIPO: PREPARADONome químico comum ou N/Anome genérico:Sinônimo: N/ANatureza Química: Mistura.Aplicação: Modificador reológico para fluidos HDD.Ingredientes que contribuam para o perigo Ingrediente CAS no. % peso Comentários sobre os ingredientes:Composto de Sódio Proprietário 40 - 60% (p/p) Sem comentário.Composto de Magnésio Proprietário 25 - 35% (p/p) Sem comentário.Composto de Alumínio Proprietário 15 - 25% (p/p) Sem comentário.3. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOSNúmero da ONU: Não RegulamentadoClasse de Risco: N/AClassificação NFPA 704: 4 – Extremamente perigoso 1 Inflamabilidade 3 – Muito perigoso Saúde 2 – Perigoso 2 0 Reatividade 1 – Pouco perigoso 0 - Não perigoso Riscos EspecíficosVisão Geral de Cuidado! Pode causar irritação de pele, olhos e sistema respiratório.Emergências: Longo tempo de inalação dos particulados pode causar danos aos pulmões.
  • 2. NOME DO PRODUTO: DRILPLEX HDD PÁGINA 2 DE 7FISPQ N°: 12013 REVISÃO: 3 DATA DA ÚLTIMA REVISÃO: 26/06/2007Efeitos Potenciais àSaúde:Efeitos Agudos: Contato com os Pode ser severamente irritante aos olhos. olhos: Contato com a pele: Pode ser irritante à pele. Inalação: Pode ser irritante ao trato respiratório se inalado. Longo tempo de inalação dos particulados pode causar danos aos pulmões. Ingestão: Pode causar perturbação gástrica, náusea e vômito se ingerido.Efeitos Crônicos: Carcinogenicidade Ver seção 11 - Informação toxicológica. e Efeitos Crônicos: Rotas de Olhos. Contato com a pele. Inalação. Exposição: Órgãos Alvos: Pele, Olhos.Sistema Respiratório. Condições médicas agravadas pela Pele, Olhos.Sistema Respiratório. exposição:4. MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROSContato com os olhos: Imediatamente lavar os olhos com água enquanto mantém levantada às pálpebras. Continue a lavagem pelo menos durante 15 minutos. Busque auxílio médico se permanecer o desconforto.Contato com a pele: Lavar a pele com água e sabão. Retire a roupa contaminada. Busque auxílio médico se permanecer o desconforto.Inalação: Mover a pessoa para ar fresco. Se não estiver respirando, aplicar respiração artificial. Se estiver respirando com dificuldades, aplicar oxigênio. Busque ajuda médica.Ingestão: Diluir com 2-3 copos de água ou leite, se consciente. Nunca dê nada pela boca a uma pessoa inconsciente. Se sinal de irritação ou toxicaçao ocorrer buscar ajuda medica.Notas gerais: As pessoas que buscarem auxílio médico devem levar uma cópia desta FISPQ com elas.Nota para o médico: Nenhum conhecido.
  • 3. NOME DO PRODUTO: DRILPLEX HDD PÁGINA 3 DE 7FISPQ N°: 12013 REVISÃO: 3 DATA DA ÚLTIMA REVISÃO: 26/06/20075. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO Ponto de Fulgor: Não Aplicável. De acordo com a classificação NFPA, produto pouco inflamável. Método do Ponto de Fulgor: Produto pouco inflamável (NFPA).Limite Superior de Inflamabilidade (% em Produto pouco inflamável (NFPA).volume de ar):Limite Inferior de Inflamabilidade (% em Produto pouco inflamável (NFPA).volume de ar):Temperatura de auto-ignição: Produto pouco inflamável (NFPA).Classe de Inflamabilidade: Este material não é combustívelOutras propriedades de inflamabilidade: Não inflamávelMeio de Extinção: Usar medidas apropriadas de extinção de incêndio.Proteção dos bombeiros:Procedimentos especiais de combate a incêndio:Não entrar em área do incêndio sem o EPI apropriado, incluindo equipamento de resgate comsuprimento de ar e roupa para combate a incêndio (incluindo capacete para combate a incêndio,calças, casacos, botas e luvas). Evacuar a área e combater o incêndio de uma distância segura.Jatos d’água podem ser usados para manter as embalagens expostas ao fogo resfriadas. Manter aágua de retorno do resfrio fora do esgoto e canaletas de água.Produtos perigosos da combustão: Óxidos de carbono e sódio. Fumaça de metais.6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTOPrecauções pessoais: Usar EPI apropriado identificado na seção 8Métodos para limpeza: Evacuar a área, se necessário. Conter o material derramado. Evitar na limpeza a geração e dispersão de poeira. Varrer, succionar ou recolher com pá e colocar o material em uma embalagem que se possa lacrar para descarte.Precauções ao meio Não permitir a entrada na rede de esgoto ou águas superficiais ouambiente subterrâneas. Os resíduos devem ser descartados obedecendo às leis federais, estaduais e locais. Se possível reembalar o produto ou reclassificá-lo.7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTOManuseio: Usar EPI apropriado.Evitar o contato com a pele e olhos. Evitar no manuseio a geração e a dispersão de poeira. Use somente com ventilação adequada. Lavar-se completamente após o manuseio.Armazenamento: Armazenar em área seca e bem ventilada, e a temperaturas moderadas. Manter o produto na embalagem original. Armazenar longe de produtos incompatíveis. Seguir as práticas seguras de armazenagem considerando paletização, empacotamento com filme e amarração. Material seguro para embalagens: saco de papel kraft com 3 folhas e 1 impermeável.
  • 4. NOME DO PRODUTO: DRILPLEX HDD PÁGINA 4 DE 7FISPQ N°: 12013 REVISÃO: 3 DATA DA ÚLTIMA REVISÃO: 26/06/20078. CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUALLimites de exposição ACGIH TLV OSHA PEL NR 15 –Ingrediente CAS n° % peso anexos Obs. TWA TWA LT/VTComposto Sódio - 40-60% Não listado Não listado N/D Nenhuma 3 3Composto Magnésio 10 mg/m 15 mg/m - 25-35% N/D Nenhuma (fumaça). (total)Composto Alumínio 15 mg/m3 - 15-25% 10 mg/m3 (Al) N/D Nenhuma (total)Medidas de Controle de Engenharia: Usar as medidas de controle de engenharia apropriada taiscomo: ventilação exaustora e processo enclausurado para reduzir a contaminação do ar e manter aexposição do trabalhador abaixo dos limites de tolerância.Equipamento de ProteçãoIndividualProteção dos olhos/face: Usar óculos de segurança, tipo ampla visão, resistente à poeira, onde houver o risco de contato com os olhos.Proteção da pele e do corpo: Usar roupa apropriada para prevenir o contato repetitivo ou prolongado do produto com a pele. Usar luvas resistentes a material químico para contato prolongado ou repetitivo. Usar luvas de proteção, tais como: Neoprene. Nitrila.Proteção respiratória: Se exposto a particulados ou aerossóis: Utilizar pelo menos máscara semifacial descartável ou reutilizável para particulados (no EUA – N95 NIOSH). Caso haja presença de aerossol ou névoa de óleo, usar máscara semifacial descartável ou reutilizável para particulados e com proteção para névoa ou aerossol de óleo (no EUA – P95 NIOSH). Se exposto a vapores orgânicos: Usar respirador para vapores orgânicos aprovado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (com C.A.) (no EUA – aprovado pelo NIOSH/MSHA). Um respirador NIOSH/MSHA aprovado com cartucho amônia/ metilamina deve ser usado para proteger contra a exposição por inalação de amônia ou amina. Fazer referencia a tabela de limites de exposição, seção 8, para recomendações especificas de proteção respiratória para componentes.Medidas de higiene: As roupas de trabalho deverão ser lavadas separadamente ao final de cada turno de trabalho. Roupas descartáveis deverão ser eliminadas, se contaminada com o produto.Considerações: Usar somente EPI com Certificado de Aprovação do MTE.
  • 5. NOME DO PRODUTO: DRILPLEX HDD PÁGINA 5 DE 7FISPQ N°: 12013 REVISÃO: 3 DATA DA ÚLTIMA REVISÃO: 26/06/20079. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICASCor: EsbranquiçadoOdor: InodoroEstado físico: PópH: 10 – 10,8 @ 1% em águaDescrição da solubilidade: Em água.Solubilidade: Moderadamente solúvelDensidade/Gravidade específica: 2,0 – 2,5 g/cm310. ESTABILIDADE E REATIVIDADEEstabilidade química: Estável.Condições a evitar: Manter longe do calor, fagulhas e chamas.Materiais ou Substâncias Nitroparafinas. Anidrido maleico. Ácidos. Lítio. Zinco.Flúor.Incompatíveis Enxofre sublimado.Inter-halogênios. Umidade. Oxidantes.Produtos perigosos da Para produtos de decomposição térmica ver seção 5.decomposição:Polimerização perigosa: Produto não se polimeriza.11. INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICASEfeitos toxicológicos dos componentes: Todos os efeitos toxicológicos dos componentes sãolistados abaixo. Se nenhum efeito for listado, nenhum dado foi encontrado.Ingrediente CAS no. Efeito Agudo DOSE TÓXICA - LD50: Oral LD50: 4090 mg/kg (rato); Composto de Sódio - Inalação LC50: 2300 mg/m3/2h (rato).Informação Toxicológica do Produto:Olhos: Irritante.Pele: Irritante.Inalação: Longo tempo de inalação das partículas pode causar irritação, inflamação e/oupermanentes danos ao pulmão. Doenças como pneumonia, fibrose pulmonar, bronquite crônica,enfisema e bronquite asmática podem se desenvolver.Toxicidade crônica: Não encontramos referências a efeitos crônicos causados pela exposiçãoaos componentes deste produto.12. INFORMAÇÕES ECOLÓGICASDados de Ecotoxicidade doscomponentes:Ingrediente CAS no. Dados - - -Dados de Ecotoxicidade do produto:Dado do produto:Informações dos parâmetrosprodutoMobilidade: Moderada
  • 6. NOME DO PRODUTO: DRILPLEX HDD PÁGINA 6 DE 7FISPQ N°: 12013 REVISÃO: 3 DATA DA ÚLTIMA REVISÃO: 26/06/2007Biodegradação: Não há informação.13. CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃOClassificação do resíduo: A classificação do resíduo deve seguir os parâmetros da NBR 10004Gerenciamento de resíduo: Restos de produtos Descarta em locais e por empresas licenciados por órgão ambiental. Embalagem usada Descarta em locais e por empresas licenciados por órgão ambiental.Métodos de disposição: Recuperar, reclassificar ou reciclar o produto, se possível.14. INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTEBrasil – MT/ANTTDescrição do transporte Não regulamentado Classe de Risco: Risco Subsidiário: Nº de Risco: Grupo de Embalagem: Provisões Especiais: Quant. Limitada por Veículo: Embalagens e IBCs:U.S. DOT Descrição de embarque: Não regulamentado Autorização de Embalagem RQ do Produto N° do Guia de Atendimento a emergênciaIMDG: Descrição de embarque: Não regulamentado Classe do risco:ICAO/IATADescrição de embarque: Não regulamentadoClasse do risco:15. REGULAMENTAÇÕESRegulamentação nos EUASARA 311/312:SARA 311/312 Categoria do Risco: 1- Efeitos Imediatos à Saúde (agudo).SARA 302/304, 313; CERCLA RQ, Nota: Se nenhum componente for listado abaixo, este produtonão é sujeito aos regulamentos SARA e CERCLA e contém produtos químicos listados naProposição 65 em um nível que possa ter um risco significativo sob circunstâncias de uso.
  • 7. NOME DO PRODUTO: DRILPLEX HDD PÁGINA 7 DE 7FISPQ N°: 12013 REVISÃO: 3 DATA DA ÚLTIMA REVISÃO: 26/06/2007Ingrediente SARA 313 CERCLA SARA CA 65 CA 65 CA 65 CA 65 302/ TPQs Câncer Dev Tox. Repro. F Repro. M 1%Composto de (somente - Não listado - - - -Alumínio fumo ou poeira)Inventário InternacionalIngrediente CAS no. TSCA DSL NDSL EINECS AICSComposto de alumínio. - Listado Listado Não listado Listado ListadoComentário do Inventário: “Listado” indica que o componente listado ou isento de ser listado em um inventário químico.16. OUTRAS INFORMAÇÕESEste documento é uma tradução e adaptação do MSDS (FISPQ) em inglês e está de acordocom os requisitos da NBR 14725:2001.Revisão do MSDS em inglês: 4 /17 de dezembro de 2004.Definições (siglas utilizadas):N/A - Não Aplicável.N/D – Não Determinado.Ficha de Emergência fornecida independente da venda do produto. Embora todo o possíveltenha sido feito para descrever corretamente este produto, alguns dos dados foram obtidos defontes que vão além de nossa supervisão direta. Não podemos fazer nenhuma afirmaçãoquanto a sua confiabilidade ou sua amplitude, portanto o usuário de produto assumirá os riscossobre estes fatos. Não fizemos nenhum tipo de censura ou alteramos os dados do produto paraofuscar algum aspecto. Como não podemos antecipar ou controlar as condições às quais serãosubmetidas estas informações e este produto, não garantimos que as precauções quesugerimos serão adequadas para os indivíduos e/ou situações. É a obrigação de cada usuárioque este produto cumpra com os requerimentos de todas as leis aplicáveis no que diz respeitoao uso e ao descarte deste produto. Informações adicionais serão dadas caso sejamsolicitadas para ajudar o usuário, entretanto, nenhuma garantia, seja ela explícita ou implícita,ou responsabilidade de qualquer natureza no que diz respeito a esse produto ou aos dadoscontidos aqui será dada por nossa empresa.