Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Educação A  Distancia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Educação A Distancia

  • 3,405 views
Published

 

Published in Technology , Travel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
3,405
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2

Actions

Shares
Downloads
88
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. EDUCAÇÃO A DISTANCIA
  • 2. O QUE É EAD EAD é a modalidade de educação em que as atividades de  ensino-aprendizagem são desenvolvidas majoritariamente sem que alunos e professores estejam presentes no mesmo lugar à mesma hora. EaD pode ser descrito basicamente em três  gerações, conforme os avanços e recursos tecnológicos e de comunicação de cada época. Primeira geração: Ensino por correspondência  Segunda geração: Teleducação/Telecursos  Terceira geração: Ambientes interativos, com a eliminação  do tempo fixo para o acesso à educação, a comunicação é assíncrona em tempos diferentes e as informações são armazernadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade.
  • 3. HISTÓRICO DA EAD A Educação a Distância tem origem desde tempos antigos  onde cartas comunicando informações científicas inauguraram esta nova arte de ensino. Iniciou-se assim com o estudo por correspondência, através de materiais impressos com tarefas e atividades que eram enviados pelo correio. Em meados da década de 70 surgem as primeiras Universidades Aberta com cursos a distância, utilizando, além do material impresso, transmissões por televisão aberta, rádio e fitas de áudio e vídeo. A partir da década de 90 com o surgimento da internet, a educação a distância vem se aprimorando cada vez mais, através de tecnologias que viabilizam mecanismos de comunicação tão eficazes capazes de suprir a distância geográfica entre aluno e professor.
  • 4. EAD NO MUNDO No final da Primeira Guerra Mundia, surgiram novas iniciativas de  ensino a distância em virtude de um considerável aumento da demanda social por educação, confirmando, de certo modo, as palavras de William Harper, escritas em 1886: quot;Chegará o dia em que o volume da instrução recebida por  correspondência será maior do que o transmitido nas aulas de nossas academias e escolas; em que o número dos estudantes por correspondência ultrapassará o dos presenciais.quot; O aperfeiçoamento dos serviços de correio, a agilização dos meios  de transporte e, sobretudo, o desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação influíram decisivamente nos destinos da educação a distância.
  • 5. NÚMEROS DA EAD NO BRASIL No Brasil, apenas 30% dos municípios dispõem de Ensino Superior.  Sobram nada menos que 3.941 cidades onde não há faculdades ou universidades. Além disso, a maior parte das 2.300 IES (Instituições de Ensino Superior) está situada apenas nas grandes capitais e no litoral. Entre a população com 18 a 24 anos, só 10,9% estão matriculados no Ensino Superior É interessante observar, porém, que a edição 2007 do anuário aponta uma  mudança radical na capitalização da EAD no Brasil, colocando o Sul do país na primeira colocação entre as regiões que mais concentram alunos de EAD e, juntamente com a região Centro-Oeste, a que mais cresce em número de estudantes. Para se ter uma idéia, só no ano de 2006, do total de 778. 458 estudantes matriculados em cursos de Educação a Distância em instituições de ensino credenciadas, 258.623 estavam concentrados na região Sul, 243.114 na região Sudeste e 135.998 na Centro-Oeste.
  • 6. PAPEL DO PROFESSOR EM EAD Além do exigido de qualquer docente, quer  presencial quer a distância, e dependendo dos meios adotados e usados no curso, este professor deve ser capaz de se comunicar bem através dos meios selecionados, funcionando mais como um facilitador da aprendizagem, orientador acadêmico e dinamizador da interação coletiva preparando se para exercer atividades em AED, tendo uma didatica diferenciada para este modelo de ensino e com isso tornar agradavel ao aluno o aprendizado.
  • 7. COMO É O ALUNO EM EAD Atualmente, a educação a distância  possibilita a inserção do aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, com a vantagem de que ele também descobre formas de tornar-se sujeito ativo da pesquisa e do compartilhar de conteúdos.
  • 8. CARACTERÍSTICAS DO BOM ALUNO EAD Desenvolvimento da capacidade de  aceitar a diversidade, conviver com as diferenças, estabelecer relações cordiais com a diversidade cultural respeitando-a e tambem deve ser responsavel organizado, determinado para ter exito nas suas atividades.
  • 9. O ALUNO E O PROFESSOR EM EAD Assim como no ensino regular o orientador ou o tutor da  aprendizagem atua como quot;mediadorquot;, isto é, aquele que estabelece uma rede de comunicação e aprendizagem multidirecional, através de diferentes meios e recursos da tecnologia da comunicação, não podendo assim, se desvincular do sistema educacional e deixar de cumprir funções pedagógicas no que se refere à construção da ambiência de aprendizagem. Esta mediação tem a tarefa adicional de vencer a distância física entre educador e o educando. O qual, deverá ser auto-disciplinado e auto- motivado, para que possa superar os desafios e as dificuldades que surgirem durante o processo de ensino- aprendizagem
  • 10. DIFERENÇAS DA EAD EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO PRESENCIAL Um dos principais aspectos que difere um curso  a distância de um curso presencial é a relação tempo x espaço. Em um curso presencial, todos os alunos devem estar reunidos ao mesmo tempo em um mesmo local para a aula. As trocas de experiências e os debates sobre os assuntos propostos pelo professor são feitos frente a frente. Já em um curso a distância, essa necessidade de reunião física não existe ou é reduzida (no caso dos cursos semipresenciais).
  • 11. QUE É E-LEARNING? Uma definição simples para e-learning seria  o processo pelo qual o aluno aprende através de conteúdos colocados no computador e/ou Internet e em que o professor, se existir, está à distância utilizando a Internet como meio de comunicação (síncrono ou assíncrono) podendo existir sessões presenciais intermédias.
  • 12. COMO AS EMPRESAS ESTÃO USANDO A EAD Atualmente vem crescendo o numero de empresas  que utiliza a EAD, pois encontraram na educação a distância um jeito rápido e barato de treinar e qualificar seus funcionários. Estas são as maiores usuárias dos cursos de educação à distância (EAD), de acordo com levantamento do portal e- Learning Brasil do Micro Power, que identificou 388 organizações que utilizam o sistema no país, 13% a mais que no ano passado. Isso faz do e-Learning um dos segmentos na área de educação continuada com a maior taxa de crescimento, pois atinge quase três milhões de brasileiros.
  • 13. VANTAGENS DA EAD NAS EMPRESAS As principais vantagens estão ligadas às  facilidades oferecidas.  Dentre elas pode-se destacar: - Redução de custos com diárias e transporte  - Possibilidade de turmas com alunos alocados em diferentes plantas da empresa  - Flexibilidade de horários e locais de estudo - Atendimento personalizado para esclarecimentos de dúvida
  • 14. EAD ONTEM HOJE AMANHA????
  • 15. DESVANTAGENS DA EAD NAS EMPRESAS As principais desvantagens estão relacionadas aos custos de  desenvolvimento, que podem ser relativamente elevados além de: - A tecnofobia ainda está presente em significativa parcela da  população. - Necessidade de maior esforço para motivação dos alunos.  - Exigência de maior disciplina e auto-organização por parte do  aluno. - A criação e a preparação do curso on-line é, geralmente, mais  demorada do que a da formação. - O custo de implementação da estrutura para o desenvolvimento  programa de E-learning é alto. - Dificuldades técnicas relativas à Internet e à velocidade de  transmissão de imagens e vídeos.
  • 16. EDUCAÇÃO A DISTANCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS   CENTRO DE CIÊNCIAS JÚRIDICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS  CURSO DE GESTÃO HOSPITALAR  T127  Tiago Lopes de Moura  Vitor Hugo Silva dos Santos