Your SlideShare is downloading. ×
Questao Israel X Palestina
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Questao Israel X Palestina

964
views

Published on


0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
964
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
36
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. 1. A questão palestina e o Estado de Israel
  • 2. 2. O PROCESSO HISTÓRICO A região da Palestina desde a Antiguidade vem sendo palco da ação de potências que se sucedem com o passar do tempo. Somente a partir de 1948, a ONU define que Israel seria a “dona” do território até então compartilhada por Judeus e palestinos. Israel ocupava cerca de 56 % do território Palestina ocupava cerca de 42% do território
  • 3. HOLOCAUSTO Estima-se que entre 5,1 e 6 milhões de judeus tenham sido mortos, durante o holocausto, quando os nazistas mataram em escala industrial, em nome da purificação da raça Ariana.
  • 4. 3. OS CONFLITOS ÁRABE-ISRAELENSES GUERRA DE SUEZ - 1956 A Guerra de Suez envolveu Israel, França e Inglaterra na disputa com o Egito pelo domínio de seu canal, o Canal de Suez. O motivo da guerra foi o desejo das nações capitalistas controlarem um ponto estratégico no Mar Vermelho, que permite ligar Europa à Ásia sem precisar contornar a África.
  • 5. 3. OS CONFLITOS ÁRABE-ISRAELENSES GUERRA DOS SEIS DIAS - 1967 Israel tomou terras de três países árabes, alegando defender- se de um ataque iminente. Os territórios e os países são:  Faixa de Gaza e a Península do Sinai, do Egito  Cisjordânia, da Jordânia  Colinas de Golan, da Síria
  • 6. 3. OS CONFLITOS ÁRABE-ISRAELENSES GUERRA DO YOM KIPPUR - 1973 Tentativa do Egito, Síria e Jordânia de retomar os territórios ocupados em 1967. Dessa guerra originou-se a primeira crise do petróleo em 1974.
  • 7. CRISE DO PETRÓLEO Os Estados Unidos apoiaram Israel durante a Guerra do Yom Kipur. Em retaliação os países Árabes, membros da OPEP supervalorizaram o preço do petróleo.
  • 8. 3. OS CONFLITOS ÁRABE-ISRAELENSES INVASÃO DO LÍBANO - 1982 Forças de Defesa de Israel invadiram o sul do Líbano - oficialmente, com o objetivo de fazer cessar os ataques dos palestinos da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), baseada no Líbano.
  • 9. 3. OS CONFLITOS ÁRABE-ISRAELENSES INTIFADA - 1987 “GUERRA DAS PEDRAS”, como é chamada, traduz-se como a ação popular palestina, coordenada pela OLP (Organização para Libertação da Palestina), contra a presença israelense nos territórios de Gaza e Cisjordânia, reivindicados pelos palestinos para a formação de seu país.
  • 10. 4. Dificuldades na Implementação da PazJimmy Carter Menachem BeginAnwar Sadat O segundo acordo tratava da paz entre Israel e Egito, o que ocorreu em 1979, com a saída de Israel da península do Sinai, ocupada desde 1967. Em 1977, o presidente dos EUA intermediou um acordo de cessar fogo entre Israel e Egito, reuniu Anwar Sadat e Menachem Begim, premier israelense.
  • 11. 4. Dificuldades na Implementação da Paz ACORDO DE OSLO - 1993 Estipulava que tropas israelenses deixariam a Cisjordânia e Gaza, que um governo interino palestino seria montado para um período de transição de cinco anos, abrindo Caminho para a formação de um Estado palestino. Arafat, Bill Clinton e Yitzhak Rabin depois de assinar o acordo de Paz em 1993
  • 12. O grupo Hamas e outros palestinos não aceitaram os termos de Oslo e iniciaram ataques suicidas contra Israel, que por sua vez enfrentou a oposição de colonos israelenses e outros setores da sociedade. GRUPO TERRORISTA MAMAS
  • 13. TERRORISMO NO ORIENTE MÉDIO Organização terrorista criada por estudantes palestinos no Egito. Em 1981 foram autores do atentado que matou o presidente egípcio Anwar Sadat. JIHAD
  • 14. TERRORISMO NO ORIENTE MÉDIO HIZBOLLAH Grupo libanês. Começou apenas como uma pequena milícia, já se transformou numa organização que tem assentos parlamento liban ês, uma rádio e uma estação de televisão via satélite.