Ataque a Pearl Harb

5,397 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
5,397
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
30
Actions
Shares
0
Downloads
87
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ataque a Pearl Harb

  1. 1. Afinal o que é Pearl Harbor? Em 11 de Novembro de 1909 os Estados Unidos criaram uma base militar situada na ilha de Oahu, no Havaí, que entrou para a história por ter sido alvo do ataque militar japonês. Em português também se pode designar o seu nome como “O Porto das Pérolas” devido á sua grande utilização para criação de pérolas e ostras até ao final do século XIX.
  2. 2. Porque é que sucedeu o ataque Japonês? Devido á Rivalidade com o Japão De todas as regiões do Extremo Oriente de então, o arquipélago japonês era o único que era totalmente independente do colonialismo euro-americano. Ao ocorrer disso os E.U.A em conjunto com mais algumas potências tentaram contrabalançar o crescente vigor do Japão. Com o aparecimento da guerra sino-japonesa os E.U.A passaram a adoptar uma política de suspensão contra o Japão. Desta forma, o quadro para a guerra futura estava formado. Ambos disputavam a hegemonia futura sobre o continente asiático.
  3. 3. . Os Japoneses decidiram atacar! Na manhã de 7 de Dezembro de 1941, sem nenhum prévio aviso, os Japoneses decidiram atacar a base Norte- Americana. O ataque começara ás 07:53 de 7 de Dezembro (no horário Americano), os aviões Japoneses atacaram em duas vagas, nas quais 353 aviões chegaram a Oahu. Existiam cinco mini-submarinos Japoneses, com o propósito de entrar no porto e destruir os navios americanos. Nenhum dos submarinos conseguiu voltar a salvo. Dos seus dez marinheiros a bordo só um sobreviveu, Kazuo Samaki, sendo capturado e tornou-se então no primeiro prisioneiro da 2ª guerra mundial. …
  4. 4. Os Japoneses decidiram atacar… Os primeiros estragos em Pearl Harbor sucederam quando o USS Ward atacou e afundou um mini-submarino japonês às 06:37. Este ataque não só danificou vários navios e aviões como também matou 2403 americanos e 68 civis. Entretanto os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, por isso não foram danificados. O ataque marcou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra do Pacifico, ficando conhecido como “Bombardeamento de Pearl Harbor” e “Batalha de Pearl Harbor” embora o seu nome mais comum seja “Ataque a Pearl Harbor” como concluímos aqui.
  5. 5. Decisão dos Japoneses de retirar após as duas vagas Alguns oficiais e líderes de voo tentaram convencer Nagumo, homem que comandou o ataque, a atacar com uma terceira vaga para destruir os depósitos de combustível em Pearl Harbor. A devastação destas instalações aumentaria as dificuldades da marinha dos EUA, pois as instalações utilizáveis mais próximas encontravam-se a milhares de quilómetros do Havai. Mas Nagumo decidiu cancelar isto porque: - O combustível disponível não permitia que a força japonesa ficasse mais tempo a norte de Pearl Harbor. - As duas primeiras vagas tinham usado essencialmente todos os aviões preparados depois do ataque; - A segunda vaga tinha completado essencialmente a missão inteira: neutralizar a frota estado-unidense no Pacifico. - E outras razoes que não vamos publicar aqui.
  6. 6. Ataques Posteriores • Mais tarde durante a guerra vários outros ataques numa proporção menor foram efectuados contra Pearl Harbor. A Março de 1942 na Operação K-1, dois hidroaviões japoneses descolaram para realizar reconhecimento aéreo para ver como estavam as reparações a serem levadas a cabo em Pearl Harbor, e para bombardearem a importante doca de reparações Ten-ten. A fraca evidência durante a missão fez com que as bombas fossem largadas a alguns quilómetros do seu alvo.
  7. 7. Resposta Americana A 8 de Dezembro de 1941, o Congresso dos E.U.A declarou guerra ao Japão com um único voto contra, o da deputada Jeannette Rankin, que também havia votado contra a entrada dos EUA na I Guerra Mundial. O Presidente Roosevelt assinou a declaração de guerra, apenas alguns minutos depois. O governo dos EUA continuou e aumentou a intensidade da mobilização militar e iniciou uma economia guerra no país. Como resposta, Franklin Roosevelt ordenou um ataque a Tóquio, considerado praticamente impossível, originando assim o ataque Doolittle lançado a 18 de Abril, 1942.
  8. 8. O seu significado Histórico O ataque a Pearl Harbor teve apenas um pequeno embate militar devido ao insucesso da Marinha Imperial Japonesa. O ataque decididamente apontou os Estados Unidos e a sua massiva economia industrial para a Segunda Guerra Mundial, conduzindo à derrota mundial das forças do Eixo. A vitória aliada nesta guerra conduziu a que os EUA emergissem como uma potência mundial. Em termos de história militar, o ataque tornou os porta- aviões como o centro do poder naval, substituindo o navio de guerra como o navio mais poderoso da frota naval.
  9. 9. Conclusão
  10. 10. Bibliografia Para realizar este trabalho, pesquisamos todas as informações e algumas das imagens em: → http://www.wikipedia.org/ → http://www.unificado.com.br → http://gifsanimados.com.sapo.pt/
  11. 11. Trabalho realizado por: → Joana Costa Nº09 → Sara Pereira Nº23 9ºC

×