Your SlideShare is downloading. ×
Conferência 29 ok
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Conferência 29 ok

83
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
83
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. IV CONFERÊNCIAIV CONFERÊNCIA NACIONALNACIONAL INFANTOJUVENIL PELOINFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE.MEIO AMBIENTE.
  • 2. Objetivos: - Tornar a escola um espaço educador sustentável. - Assumir responsabilidades pessoais e coletivas para transformar a escola em lugar de aprendizagem para a sustentabilidade. - Ajudar a escola a projetor e implementar ações que envolvem toda a comunidade escolar, visando um futuro sustentável. - ”Arregaçar as mangas” e partir para a AÇÃO.
  • 3. “ Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.” Hebert de Souza, o Betinho
  • 4. Vídeo: “What a Wonderful World” 4’10”
  • 5. Provocações: - Na sua concepção o que é Educação Ambiental? - Suas Práticas e atitudes condizem com o que você pensa sobre a questão ambiental? -O que você entende por comunidade educadora sustentável? -Quais valores, habilidades e atitudes são necessários para que a escola contribua para melhorar a qualidade de vida das presentes e futuras gerações? -Como deve ser uma escola sustentável? -Como transformar a escola em um espaço vivo, bonito, acolhedor, inclusivo e motivador de ações e atitudes sintonizadas com a sustentabilidade socioambiental?
  • 6. Que tal lembrarmos alguns temas relacionados à melhoria da qualidade de vida da população?
  • 7. Temas relacionados à melhoria daTemas relacionados à melhoria da qualidade de vida da população:qualidade de vida da população: - Lixo (redução, reutilização e reciclagem);- Lixo (redução, reutilização e reciclagem); - Lixo hospitalar (destinação);- Lixo hospitalar (destinação); - Água (consumo, desperdício, poluição);- Água (consumo, desperdício, poluição); - Florestas (por que preservá-las?);- Florestas (por que preservá-las?); - Fogo (prevenção, efeitos negativos ao meio- Fogo (prevenção, efeitos negativos ao meio ambiente);ambiente); - Agrotóxicos (riscos para a saúde, danos- Agrotóxicos (riscos para a saúde, danos ambientais);ambientais); - Caça ilegal;- Caça ilegal;
  • 8. - Respeito aos animais silvestres e domésticos;- Respeito aos animais silvestres e domésticos; - Drogas (prevenção ao uso);- Drogas (prevenção ao uso); - DST – Doenças sexualmente transmissíveis;- DST – Doenças sexualmente transmissíveis; - Segurança no trânsito;- Segurança no trânsito; - Respeito ao próximo;- Respeito ao próximo; - Noções de saúde (higiene, prevenção de- Noções de saúde (higiene, prevenção de doenças);doenças); - Cidadania e consumo sustentável (direitos do- Cidadania e consumo sustentável (direitos do cidadão);cidadão); - Voto consciente;- Voto consciente; - Promover a dimensão ambiental 5R – Reduzir,- Promover a dimensão ambiental 5R – Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reeducar e Replanejar.Reutilizar, Reciclar, Reeducar e Replanejar.
  • 9. PalestrantePalestrante
  • 10. ““Educação ambiental são os processosEducação ambiental são os processos por meio dos quais o indivíduo e apor meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais,coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes econhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para acompetências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem deconservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadiauso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e suaqualidade de vida e sua sustentabilidade.“sustentabilidade.“ Lei da Educação Ambiental, n°9.795, de 27 deLei da Educação Ambiental, n°9.795, de 27 de abril de 1999abril de 1999
  • 11. A Educação Ambiental deveA Educação Ambiental deve ser entendida como umser entendida como um processo onde aprocesso onde a participação e envolvimentoparticipação e envolvimento de todos é muito importante:de todos é muito importante: família, escola e comunidade,família, escola e comunidade, devem estar envolvidas.devem estar envolvidas.
  • 12. Portanto, a Educação é o elemento indispensável para a transformação da consciência ambiental.
  • 13.  O tema é “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis.” O desafio é bem significativo, para o Brasil: chegar ao número de 20.000 escolas a se envolverem com a Conferência e a discutirem na comunidade escolar a temática: escolas sustentáveis. (Expectativa do MEC) IV CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
  • 14. Provocação: O que é uma Conferência?
  • 15. Uma Conferência é um processo democrático de diálogo e participação no qual as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos, expõem pontos de vista, deliberam coletivamente e escolhem representantes que levam adiante as ideias acordadas entre todos.
  • 16. Vídeo: IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente – 12’39”
  • 17. A Escola Sustentável... - Promove a saúde do ambiente e das pessoas; - Cultiva a diversidade biológica, social, cultural, etnicorracial, de gênero; - Respeita os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes; - É segura e permite acessibilidade e mobilidade para todos; - Favorece o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades; * Importante: respeita todas as formas de vida, tem atitude de cuidado e ética pela vida.
  • 18. Vamos pensar o que cada um de nós tem a ver com isso? Ousamos dizer que cada um de nós tem absolutamente tudo a ver com isso, por exemplo, com a necessária participação no processo de discussão, que tem nas conferências um excelente lócus de compartilhamento de informações.
  • 19. Sensibilização: Vídeos: * Amigo é Casa (Capiba/Hermínio B. de Carvalho) -3’57” * O Sal da Terra (Beto Guedes)3’35”
  • 20. “Construindo a árvore dos sonhos”
  • 21. Os participantes serãoOs participantes serão divididos em 4 grupos (Ar,divididos em 4 grupos (Ar, Água, Terra e Fogo) paraÁgua, Terra e Fogo) para responder as perguntas:responder as perguntas: -Como é a escola dos nossos sonhos?Como é a escola dos nossos sonhos? - Como é a comunidade dos nossos- Como é a comunidade dos nossos sonhos?sonhos?
  • 22. Agrupando os sonhos... A negociação coletiva mostrará que muitos sonhos são parecidos e que juntos podemos torná-los realidade. Os sonhos agrupados são os objetivos dos grupo.
  • 23. As pedras no caminho...
  • 24. Lembrar que somos todos responsáveis por essas ações!
  • 25.  “O tempo não está do nosso lado. Agora estamos em um ponto em que, simplesmente, temos que começar a fazer as coisas que vão garantir a sobrevivência e a sustentabilidade da vida na Terra como a conhecemos.” (Maurice Strong, 2012).
  • 26. Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação da luta pela justiça e pela paz, e a alegre celebração da vida.
  • 27. Pense nisso!!! Vídeo: Para a Paz de Roupa Nova -5’27”