Your SlideShare is downloading. ×
Um pouco da história do Sistema de Númeração Decimal - PNAIC
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Um pouco da história do Sistema de Númeração Decimal - PNAIC

7,789
views

Published on

Published in: Education

1 Comment
9 Likes
Statistics
Notes
  • cicera,formando para cer professora.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total Views
7,789
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
465
Comments
1
Likes
9
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO SURGIRAM OS NÚMEROS?
  • 2. Olhando ao nosso redor observamos a grande presença dos números. Mas, você já parou para pensar de onde vem os números?
  • 3. Quem os criou? Porque os criou?
  • 4. Desde a pré história os homens já haviam percebido a necessidade de contar. À princípio para contar o tempo, a fim de realizarem seus rituais religiosos no tempo certo... Registravam nas paredes das cavernas, em ossos de animais, em pedaços de madeira...
  • 5. Naquela época, o homem vivia da caça, mas com o passar do tempo a família aumentou e começou a plantar e a criar animais, reunindo-se em grupos maiores.
  • 6. Como saber se um pastor de ovelhas tinha perdido um animal ou se ele tinha sido comido por um animal maior? Havia uma preocupação dos pastores em saber quantas ovelhas ou carneiros tinham no pasto. Pela manhã ao soltarem os carneiros guardavam em uma bolsa uma pedra para cada carneiro que soltavam, e ao final do dia faziam o inverso, para cada carneiro que voltava tiravam uma pedra da bolsa, permitindo assim guardar a quantidade contada.
  • 7. A palavra que usamos hoje, cálculo, é derivada da palavra latina calculus, que significa pedrinha. Esses pastores de ovelha tão antigos não iriam imaginar que teriam uma homenagem Matemática...
  • 8. Contavam fazendo correspondência um à um(para cada objeto, uma pedrinha). Usavam também sementes, folhas secas,nós em cordas, os dedos...
  • 9. Os números surgiram através dessa contagem com objetos! Mas... De ONDE surgiram os números que conhecemos hoje?
  • 10. Os símbolos que conhecemos hoje começaram a ser criados com os egípcios... Por causa da necessidade de fazer contas os egípcios criaram desenhos para representar a quantidade de objetos. Mas esses desenhos eram iguais aos números de hoje?
  • 11. Será??? Os egípcios criaram 7 desenhos para representar os números e com eles escreviam qualquer número. Eles formavam grupos de 10, assim como nós fazemos hoje! Os egípcios faziam adições com esses símbolos!
  • 12. Mas… De todas as civilizações da antiguidade, os Romanos foram os mais importantes! Por quê? Eles usaram as letras de seu alfabeto para representar os números. Seu sistema de numeração se baseava de 7 números: I, V, X, L, C, D, M.
  • 13. Ainda era muito difícil fazer cálculos com esses sistema de numeração... Foi então que na Índia foi inventado o SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL!!! Vocês conhecem a ele?
  • 14. É o nosso sistema numérico! Aproximadamente no século VI , os hindus criaram um sistema com 10 símbolos, com a invenção do 0. Mas foram os indianos que colocaram esse símbolo no sistema, no final do século VI. Com a introdução do 0 nosso sistema decimal estava completo! Esse símbolos são chamados de HINDU-ARÁBICOS! E os símbolos 0; 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; e 9 são chamados de algarismos, e é de base 10 pois usamos 10 algarismos para formar qualquer número.
  • 15. Número Número é a ideia de quantidade que nos vem à mente quando contamos, ordenamos e medimos. Assim, estamos pensando em números quando: ● contamos as portas de um automóvel; ● enumeramos a posição de uma pessoa numa fila; • medimos o peso de uma caixa.
  • 16. Numeral e algarismos Numeral é toda representação de um número, seja ela escrita ou falada. Algarismo (ou dígito) é todo símbolo numérico que usamos para formar os numerais escritos. Por exemplo, o número vinte e três pode ser representado pelo numeral XXIII ( no sistema romano ), pelo numeral 23 (no sistema indo-arábico ) e de muitas outras maneiras. No sistema indo-arábico, sua representação usou os algarismos 2 e 3, e no sistema romano usou os algarismos X e I. Além disso, um mesmo numeral, como 34, pode representar números diferentes dependendo do sistema numérico.
  • 17. Os indianos criaram um sistema decimal e posicional. Isto porque ele é formado por dez símbolos, com os quais se escreve qualquer número, e porque a ordem do símbolo na representação do número influencia no seu valor. É o sistema de ordens que conhecemos: dependendo do seu lugar na escrita do número, o algarismo 5, por exemplo, pode representar 5, 50, 500 e 5000.
  • 18. 5 5 3 5 4 6 5 6 9 8 M C D U
  • 19. O sistema indiano diminuiu a quantidade de símbolos, o que permitiu calcular mais rápido
  • 20. Os símbolos inventados pelos indianos e divulgados pelos árabes são os números que utilizamos hoje. Por isso, eles formam o chamado sistema indo- arábico de numeração.
  • 21. Posição Nosso sistema numérico é posicional, ou seja, se mudarmos a posição de um número, mudamos o número todo. Exemplo: 375 = Trezentos e setenta e cinco 357 = Trezentos e cinquenta e sete 573 = Quinhentos e setenta e três 735 = Setecentos e trinta e cinco Ou seja, sem mudar os algarismos, podemos fazer diversos números mudando apenas a posição dos algarismos.