A escola novos tempos

1,438 views
1,207 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,438
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
23
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A escola novos tempos

  1. 1. UMA NOVA ESCOLA PARA NOVOSTEMPOS JOSÉ CARLOS LIBÂNEO DANILO E LUÍS ARMANDO GANDIN PEDRO DEMO EDGAR MORIN
  2. 2. Relação escola sociedade Até que ponto a Educação escolar está contribuindo para os resultados sociais pré estabelecidos? Necessidade de estabelecer um rumo à luz de um referencial global para a educação. Se a Escola está em crise, esta é um reflexo da crise de valores vivida pela sociedade.
  3. 3. O que é uma escola para ademocracia? Democracia e educação: dois caminhos entrelaçados de construção do progresso social e humano; Democracia conjunto de procedimentos para poder conviver racionalmente, dotando de sentido uma sociedade cujo destino é aberto... Pressupõe a condição da possibilidade da sociedade poder pensar sobre si própria e optar por seu próprio destino – reflexividade coletiva.
  4. 4. Democracia e educação precisam uma daoutra para construir-se reciprocamente. O sistema democrático, em si, é um modelo educativo que torna possível a educação na sua plenitude porque liberta os sujeitos dos entraves, garante a expressão das liberdades criadoras, condições de autodeterminação. O propósito de uma teoria democrática é mostrar como a educação pode capacitar todos os cidadãos para participar do debate pelo qual sua sociedade é reproduzida e transformada.
  5. 5. Como a Escola constrói ademocracia? A escola democrática é uma escola aberta ao conhecimento Educação: “formação da competência humana histórica com qualidade formal e política” “Hoje o destino da democracia, definida como uma política do sujeito, é definido na escola e na cidade”. (Touraine, 1997)
  6. 6. A DEMOCRACIA NA ESCOLANÃO SE ESGOTA NAPARTICIPAÇÃO, MASSIGNIFICA QUE TODAS ASSUAS PRÁTICAS REFLETEME TRANSPIRAM OSVALORES BÁSICOS DADEMOCRACIA ( SACRISTÃ, 1999)
  7. 7. Qual é o desafio? É o momento da transformação da sociedade na direção de um mundo menos individualista, mais grupal, com maior consciência pessoal e coletiva. Há contribuições importantes que a escola pode dar ao desenvolvimento da consciência e de metodologias aprópriadas de vivências participativas.
  8. 8. Condições e cuidados Clareza da relação de dependência da educação ao processo social no qual ela se insere; as mudanças sociais e educacionais ocorrem juntas, implicando abertura e luta intransigente pela mudança social e educacional concomitantes.
  9. 9. Condições e cuidados... Aprofundar as questões ligadas à participação e poder; A aprendizagem da participação se faz na prática; abrir espaços de participação; investir em metodologias participativas.
  10. 10. ASPECTOS MAIS VISÍVEIS DO NOVOPARADIGMA... Avanços tecnológicos; internacionalização do capital e dos mercados; reorganização das relações de trabalho; mudanças no papel do Estado; mudanças nos paradigmas da ciência e do conhecimento; agravamento da exclusão social.
  11. 11. QUAL O PAPEL DA ESCOLADIANTE DESSE NOVOPARADIGMA?Possibilitar o contato dos alunos com acultura provida pela ciência, pela técnica,pela linguagem, pela estética, pela ética.Posicionar-se contra a exclusão:econômica, política, cultural epedagógica.
  12. 12. ...QUAL O PAPEL DA ESCOLA DIANTEDESSE NOVO PARADIGMA? Prover a formação geral básica: capacidade de ler, escrever, formação científica, estética e ética; cognitivas e operativas; repensado na interação com as outras instâncias educativas da sociedade.
  13. 13. “Na escola, os alunos aprendemaatribuir significados às m ensagens e inform ações recebidas de fora, dos m eios de com unicação, da vida cotidiana das form de educação as proporcionada pela cidade, pela com unidade”.
  14. 14. OBJETIVOS DA ESCOLA, ENQUANTOESPAÇO DE SÍNTESE Desenvolvimento de capacidades cognitivas e operativas (conteúdos escolares) desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade, da imaginação preparação para o processo produtivo e para o mundo tecnológico e comunicacional formação do cidadão para intervir e transformar formação ética.
  15. 15. AMPLIANDO OS OBJETIVOSDA ESCOLASendo função da escola interagir e articular-se com as práticas sociais, têm surgido novos movimentos de ação política, como: Educação para a igualdade entre os sexos; Educação ambiental; Educação multicultural.
  16. 16. “A organização escolar precisasaber articular as culturasformais e informais, ajudar osalunos a fazerem a ligação entrea cultura elaborada e seucotidiano, de modo a adquirireminstrumentos conceituais,formas de pensar e sentir parainterpretar e intervir narealidade”

×