• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Projeto Trânsito
 

Projeto Trânsito

on

  • 3,301 views

Projeto desenvolvido na EM. Pref. Manoel Inácio de Souza, envolvendo todas as séries e disciplinas dos períodos matutino e vespertino, com atividades diversificadas.

Projeto desenvolvido na EM. Pref. Manoel Inácio de Souza, envolvendo todas as séries e disciplinas dos períodos matutino e vespertino, com atividades diversificadas.

Statistics

Views

Total Views
3,301
Views on SlideShare
2,950
Embed Views
351

Actions

Likes
1
Downloads
19
Comments
0

8 Embeds 351

http://manoel-inacio.blogspot.com 177
http://manoel-inacio.blogspot.com.br 166
http://www.manoel-inacio.blogspot.com 3
http://manoel-inacio.blogspot.pt 1
http://www.manoel-inacio.blogspot.com.br 1
http://manoel-inacio.blogspot.jp 1
http://manoel-inacio.blogspot.com.es 1
http://manoel-inacio.blogspot.fr 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Projeto Trânsito Projeto Trânsito Presentation Transcript

    • PROJETO TRÂNSITO NA ESCOLA 2011 ESCOLA MUNICIPAL PREF. MANOEL INÁCIO DE SOUZA
    • ESCOLA MUNICIPAL PREF. MANOEL INÁCIO DE SOUZA PROJETO “TRÂNSITO NA ESCOLA” EQUIPE COLABORADORA: DIRETORA: MARIA EDINALVA DO NASCIMENTO SUPERVISORA: DOMILZA BISSOLI DE SÁ ORIENTADORA: CÁSSIA DE SOUZA PINHEIRO PCTE: VANUZA LEITE DO NASCIMENTO DE BRITO PCTE: KLEITON RAMIRES PIRES BEZERRA ASSISTENTE DE BIBLIOTECA: MARIA APARECIDA DE CARVALHO
    • Educação para o Trânsito na Escola Municipal Pref. Manoel Inácio de Souza “ Faz-se educação de trânsito para transformar.” Transformar atos imprudentes em ações prudentes, desrespeito em respeitos às regras, posturas egocêntricas em sociais, visões individuais em coletivas, irresponsabilidades em responsabilidade, desarmonia em harmonia, ignorância em conhecimento violência em compreensão, riscos de morte em potencial de vida.”. (Ministério das Cidades - DENATRAN/ Curso Técnico Básico de Trânsito - 2004)
    • 1 . Apresentação Projeto: Educação para o Trânsito na Escola Municipal Pref. Manoel Inácio de Souza, Público Alvo: Alunos do 2ª,3º ,4º, 6º,7º,8º e 9º anos do período Matutino e Vespertino da Escola Municipal Pref. Manoel Inácio de Souza, Sendo : 3º A, 4ºA,6ºA,7ºA,7ºB,8ºA,9ºA-Matutino e 2º A e 5ºA do período vespertino . Professores regentes envolvidos: Adriana, Ceila Regina R.E. Silva, Celso José dos Santos, Débora, Elisabete Marães, Ermelinda Bertuol, Lucas Henrique Ferreira, Maria Fátima, Maria de Lourdes, Nilva Heimbach, Roberto Cortez, Veronice. Professores de tecnologias: Kleiton Ramires Pires Bezerra E Vanuza Leite do Nascimento de Brito,. Assistente de Biblioteca: Maria Aparecida de Carvalho
    • 2 . Introdução Dentre as dinâmicas integrantes do nosso cotidiano o trânsito se faz presente na rotina das pessoas, tanto na área urbana quanto na área rural, elemento este formado pelas vias (rápida, lateral, coletora e local) pelos veículos (bicicleta, motocicleta, carros, carroças,caminhões e ônibus) e o HOMEM. Segundo Vasconcelos (1998), o problema de trânsito já afetava as cidades do Império Romano. Na época de Júlio César, já havia medidas para tentar diminuir os impactos que o trânsito causava no centro de Roma. A cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul possui a terceira maior frota per-capta de veículos do país, fator este alvo de constantes estudos de engenharia e urbanismo na reordenação do fluxo das vias e planejamento dos acessos aos bairros que são implantados nas regiões periféricas. Neste universo faz-se necessário a aplicação da legislação do Código de Trânsito Brasileiro-C. T.B. aprovado em 1998, que estabelece no seu capítulo VI e preconiza a implantação/implementação continuada em todas as séries do ensino fundamental e médio, acordado em sua especificidade na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - L.D.B. o ensino de Educação para o Trânsito em todas as escolas públicas e privadas nos Parâmetros Curriculares Nacional- PCN's, o Parecer Orientativo e Políticas Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul. Cabe então ao sistema de ensino aplicar de forma qualitativa tal conhecimento às crianças e adolescentes, construindo assim uma geração a priori de pedestres e futuros condutores responsáveis, conhecedores das regras de trânsito; e fundamentalmente cidadãos comprometidos com a ética, executores de uma cidadania voltada à solidariedade e respeito à vida em vias públicas .
    • Nossa capital dispõe de órgãos públicos como a Agência Municipal de Transporte e Trânsito – AGETRAN e o Departamento Estadual De Trânsito – DETRAN fontes de logística de apoio na execução dessa proposta, e a parceria com a iniciativa privada trarão aos nosso munícipes informações e condições de acessibilidade e mobilidade mais segura, diminuindo assim os danos causadores de acidentes, fator este de alto custo às famílias, pois compromete parcial ou totalmente a saúde dos envolvidos.
    • 3. Objetivo Qualificar professores e multiplicadores na orientação e formação de crianças e adolescentes usuários do trânsito de forma respeitosa, consciente e ética, com vistas à diminuição de acidentes e valorização da vida.
    • 4. Metodologia Cada série irá identificar os problemas de trânsito que enfrentam diariamente e são passíveis de mudanças de hábitos e estruturais: pedestres (travessia) veículos (estacionamento irregular), ciclistas e passageiros de veículos e transporte coletivo; Aula prática de reconhecimento e aplicação do conteúdo de educação no trânsito em sala de informática, com vídeos e palestras; Participar do Projeto Cidade Escola de Trânsito – Detranzinho; Desenvolver atividades com jogos educativos no laboratório de informática; Palestra para os alunos, em parceria com a OAB e COVEL/HONDA. Efetivar as produções dos alunos em cada componente curricular: cartazes, panfletos, teatro, poesias, jogos, e demais produções que se fizerem apresentadas.
    • 5. Recursos a serem utilizados: Sala de informática, projetor, computadores, note book, vídeos,data show caixa de som amplificada, microfone, máquina digital. Materiais para confecção de maquetes e cartazes.
    • 6. Referências BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas transversais em educação. Brasília: MEC/SEF, 1998. MANTOVANI, Roberta. Vida em trânsito . São Paulo: Lemos, 2003. MARTINS, João Pedro. A educação de trânsito : campanhas educativas nas escolas. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. MORENO, Montserrat. Temas transversais : um ensino voltado para o futuro. São Paulo: Ática, 2001. VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara. O que é trânsito. São Paulo: Brasiliense, 1998. (Coleção Primeiros Passos, n. 162). Campanha Infantil Educativo Trânsito youtube.com 29 maio 2011 - 1 min - Vídeo enviado por Radio89FmLisboa Vídeo de : PAULOZOLA-FRANCIS MONTEIRO Jogos da Monica - Turma da Mônica jogosonlinegratis.uol.com.br agosto/2011
    • ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
    • PALESTRA PARA O 3° ANO A MATUTINO 31/08 – Dra. TASILA
    • PALESTRAS- COVEL/HONDA PUBLICO: TODAS AS TURMAS DE PRÉ AO 9° ANO – MATUTINO E VESPERTINO DIAS 08/09 E 09/09/2011SALA DE TECNOLOGIAS PALESTRANTES: Profª.. MARINA, Profª. LIGIA, Profª. MICHELY E Profª. VITÓRIA
    • Durante a palestra foram apresentados equipamentos de segurança para motociclistas
    • A COVEL/HONDA OFERECEU MATERIAL DIDÁTICO SOBRE PREVENÇÃO A ACIDENTES DE TRÂNSITO
    • PASSEIO A CIDADE DO TRÂNSITO – DETRANZINHO 3° A E 4° A MATUTINO
    • ALUNOS ASSISTINDO VÍDEOS SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO NA SALA DE INFORMÁTICA
    • PROFESSOR LUCAS CONVERSANDO COM OS ALUNOS APÓS VIDEOS SOBRE O TRÂNSITO
    • ATIVIDADES NA SALA DE TECNOLOGIAS
    • ATIVIDADES EM SALA DE AULA
    • SEMINÁRIO 4° A – PROFª. ERMELINDA
    •  
    •  
    • MAKET SOBRE O TRÂNSITO
    • Escola Municipal Prefeito Manoel Inácio de Souza Campo Grande, MS 25 de agosto de 2011. Professora: Ermelinda PCTE: Vanuza AULA: TRÂNSITO APLICATIVOS: COMPUTADOR, POWER POINT E INTERNET SITUAÇÃO DIDÁTICA: OS ALUNOS IRÃO DESENVOLVER ATIVIDADES DE JOGOS COM PERGUNTAS SOBRE O TRANSITO – QUIS SOBRE O TRÂNSITO, CLICANDO NO LINK QUE ESTARÁ NA ATIVIDADE EM POWER POINT, QUE OS LEVARÁ AO SITE : http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1326 OBJETIVO: Conscientizar os alunos sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito.
    • Atividades dos alunos sala de informática
    • E.M. PREF. MANOEL INACIO DE SOUZA Nome: Alberto N. Bazilio Junior Série:7º A Data: 22/08/11 PCTE: Vanuza Professor: Roberto
    • TRANSITO E MEIO-AMBIENTE
      • Preservar o meio ambiente é responsabilidade de todos e a valorização das questões ambientais tem alterado as relações de toda a sociedade e, particularmente, as relações das organizações empresariais com o meio ambiente.
      • Dentre as piores questões ambientais urbanas no Brasil, destaca-se a poluição atmosférica. Os problemas ambientais gerados pela poluição do ar nas grandes cidades brasileiras são as fontes industriais e as veiculares. Sendo que a principal fonte de poluição atmosférica ainda é o monóxido de carbono produzido pela frota de veículos, cujo crescimento resultou do desenvolvimento da indústria automobilística. O monóxido de carbono emitido por veículos leves é responsável por 68,4% total desta fonte. Os veículos pesados contribuem com 28,6%, os processos industriais com 2,2% e a queima de lixo com 2,6%.. Os problemas ambientais gerados pela atividade industrial decorrem dos efeitos de seus poluentes. Para que haja integração entre trânsito e meio ambiente é muito importante o desenvolvimento de termos ambientais como “humanização no trânsito”, que levem à observação e ao registro dos elementos que compõem o meio ambiente, possibilitando diagnosticar os problemas causados pelo comportamento inadequado do homem, principalmente no ambiente urbano e apontar medidas práticas para solução dos problemas diagnosticados.
    • Conseqüências causados pela relação trânsito e meio ambiente:
      • Poluição atmosférica, visual, sonora e de gases poluentes.
      • Erosão (resultante do mau planejamento de estradas).
      • Agressões contra o meio ambiente (resultante de acidentes com o transporte de produtos tóxicos poluentes).
      • Incêndios devastadores, pelo uso inadequado de lugares de descanso às beiras das rodovias, ou pelo cigarro jogado pela janela do veículo.
      • Poluição do hábitat natural, (rios e matas) pelos detritos jogados pelos motoristas nas rodovias.
      • Enchentes em vias urbanas; provocadas pelo acúmulo de lixo deixado pelos usuários (motoristas e pedestres) em bueiros ou próximo aos rios e lagos.
      • Mortes de animais silvestres, provocadas por excesso de velocidade e descaso à sinalização.
      • Muitos tipos de agressão ambiental causados pelos usuários das vias públicas rurais ou urbanas podem ser caracterizados como resultantes do trânsito existente no local, de forma irresponsável.
    •  
    • COMO EVITAR E REDUZIR A POLUIÇÃO DOS CARROS
      • Use transportes coletivos
      • Passe a caminhar ou andar de bicicleta ao invés de usar o carro
      • compre carros econômicos que tem o numero de fumaça expelida reduzida
    • E.M.Pref.Manoel I. de Souza alunos :Karolaine e Elimara serie :7°a Disciplina :historia pcte:Vanuza L. do Nascimento de Brito
    • Como esta o transito em Campo Grande ?
      • O transito em nossa capital esta muito ruim por que tem muito acidentes tem muitas e tambem tem muitas mortes causadas por acidentes .sabia que a nossa capital que tem mais acidentes As entrevistas foram realizadas no âmbito da universidade (UCDB) e em feiras, supermercados, postos de gasolina e oficinas mecânicas. A relação entre o grupo de entrevistados e a freqüência de erros, violações agressivas e violações do código de trânsito, foi avaliada pelo teste do qui-quadrado, bem como para se verificar a relação entre sexo e estado civil com os tipos de comportamento de risco. A comparação entre o percentual de comportamentos apresentados pelos entrevistados não universitários e entrevistados universitários, foi realizada por meio do teste z. 
    • Como os motoristas estão comportando em campo grande ?
      • Os motoristas de nossa capital estão se comportando muito mal com muita imprudência e sempre a imprudência é causada sempre pela pressa .
      • Escola.Mun.pref.Manoel Inácio de Souza
      • DATA:21/10/11
      • PROFESSORA PCTE:VANUZA
      • ALUNOS;RENATO E CAMILA
      • 8° ANO A - MATUTINO
    • noticias
      • Trânsito
      • Gestante fica ferida em acidente envolvendo caminhão na Gury Marques
      • A mulher conduzia um veículo Celta que foi atingido na traseira por um caminhão da empresa Queiroz Cargas. A condutora, que está grávida de 2 meses, sofreu ferimentos leves e teve que ser encaminhada para o UPA (Unidade Pronto Atendimento) do...
    • noticias
      • Trecho da avenida Afonso Pena até a Padre João Crippa já está liberado
    • Noticias
      • .
      As rodovias federais registraram 58 acidentes e três mortes em Mato Grosso do Sul durante o feriado prolongado. Comparado a 2010, houve redução nas estatísticas. No ano passado, foram seis mortes e 82 acidentes. A Operação Nossa Senhora Aparecida foi realizada pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) entre sexta-feira e ontem. Os acidentes fatais foram registrados nas BR-262 e 267.
    • texto minha opinião
      • Na minha opinião as leis do transito deviam ser mais rigorosas por exemplo
      • aqui em campo grande temos exemplos
      • Os moto taxistas que ficam parados perto
      • Da rodoviária estacionam na faixa amarela que e considerada multa
      • Temos tanto desrespeito no transito
      • Que uma vergonha,e hoje temos um transito tão violento que o prefeito devia se conscientizar
      • Uma sugestão e que colocarem guardas da agetran
      • Em todas as esquinas de campo grande.
    • Como está o transito em Campo Grande? PCTE: Vanuza L. do Nascimento de Brito Aluno: Alberto N. Bazilio Junior Disciplina: Historia _______________________PARÓDIA_________ Dirijo devagar Dirijo devagar, Porque já tive pressa. Devagar eu dirijo, Porque já bati demais. Conhecer as ruas, Como palma da mão. Conhecer as passagens, Como os vagões. Não é preciso dor para aprender. É preciso paz para dirigir Se vier a chuva evitar sair