Loading…

Flash Player 9 (or above) is needed to view presentations.
We have detected that you do not have it on your computer. To install it, go here.

Like this presentation? Why not share!

Revolta no contestado

on

  • 10,832 views

A história do Conestado.Guerra dos pelados.

A história do Conestado.Guerra dos pelados.

Statistics

Views

Total Views
10,832
Slideshare-icon Views on SlideShare
10,824
Embed Views
8

Actions

Likes
5
Downloads
207
Comments
0

3 Embeds 8

http://vsorso.blogspot.com 6
http://www.slideshare.net 1
http://www.vaniasalvo.blogspot.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Revolta no contestado Revolta no contestado Presentation Transcript

    • Revolta noContestado:
    • Território contestado:No ano de 1853, já havia uma disputa entre osestados de Santa Catarina e do Paraná: não haviaacordo sobre o local onde deveria se situar afronteira entre ambos.Assim, com o objetivo de resolver o assunto, oestado de Santa Catarina recorreu ao SupremoTribunal Federal que deu ganho de causa aoscatarinenses. Essa disputa durou mais de 60 anos.
    • A cidade de Mafra tem essenome como uma homenagemao advogado Manuel da SilvaMafra que defendeubrilhantemente os interesses deSanta Catarina junto aostribunais, na disputa de limitescom o Paraná.
    • A questão envolvia uma área deterras de aproximadamente 48.000 2km e tinha muita importânciasocial e econômica para o Paranáe Santa Catarina.Essa disputa envolvendo umaquestão de limites ficou conhecidacomo a Questão do Contestado.
    • Todos os caminhos levam você ao Vale do Contestado!!!
    • A disputa entre os estados do Paraná e deSanta Catarina envolvia uma questão deterras.Já se sabia que as terras que estavam sendodisputadas eram ricas em erva-mate e emmata nativa, formada principalmente porárvores de madeira nobre e imensospinheirais.A área era então como uma “terra sem dono”.Ambos os estados desejavam essas terras quesignificavam mais riqueza vinda da natureza, apossibilidade de recolher mais impostos etc.
    • Em breve, as fazendas de criação de gado queestavam instaladas nas regiões de Lages,Curitibanos e Campos Novos foram aumentandoa sua ação e iniciando a ocupação da regiãocontestada; fazendas e pequenas serrarias foramsurgindo.Já o homem simples, com pouco ou nenhumrecurso, entrava mato a dentro em busca de umlugar onde pudesse viver com sua família etrabalhar. Escolhido o lugar, fazia a sua casa,começava as suas plantações e ali vivia. Esteseram os posseiros, que não tinham nenhumdocumento que lhes garantisse a propriedade daterra.
    • Esses posseiros geralmente eram caboclos.Homens religiosos, dotados de boa fé, acreditavamem monges que passavam pela região, pregando,rezando e dando remédios para a população.Esses monges não eram padres, mas a populaçãoos considerava como homens santos e nelesacreditava. Um desses monges, muito famoso, eraitaliano e havia chegado ao Brasil em 1.844. Eraconhecido como monge João Maria e descritocomo um homem simples, magro e de barbasbrancas.
    • Nesse clima de fé em monges, bem maistarde, a população vai acreditar em MiguelLucena, que embora procurado pela políciado estado do Paraná, se intitulava tambémmonge José Maria.Este vai ter um papel decisivo nas lutasarmadas que vão acontecer na região doContestado.
    • Companhias estrangeirasHá muito tempo o governo brasileiro desejavaconstruir uma estrada de ferro que fizesse aligação entre São Paulo e Rio Grande do Sul.Essa construção foi efetuada por uma empresanorte-americana, a Brazil Railway Company.A estrada começou a ser construída no ano de1906. A empresa construtora recebeu, comopagamento, o direito de explorar uma faixa de terrade 15 km de cada lado da ferrovia. Logo aempresa Brazíl Railway, que era uma empresamuito poderosa, criou a Brazil Lumber Company.
    • O objetivo da Lumber era explorar a madeira queali havia. Assim, como empresa madeireira, aLumber construiu no Brasil, duas serrarias queestavam entre as maiores do mundo. Issosignifica uma enorme derrubada de árvores edevastação ambiental.A serraria da Lumber que foi instalada em TrêsBarras (SC) era o maior empreendimentomadeireiro da América do Sul.A empresa precisava de operários para aconstrução da estrada de ferro, para explorar aárea, derrubar árvores e transformá-las emmadeiras para a exportação. Muitos aí tiveramemprego.
    • Mas a ação da companhia gerou problemas. Aoexplorar a larga faixa de terra ao lado da ferrovia,provocou a expulsão dos que ali trabalhavam eviviam — eram os posseiros.Além disso, ao encerrar as atividades deconstrução da estrada, afirma-se que perto de 8.000trabalhadores perderam o emprego, muitos daregião e muitos vindos de longe.Essas populações ficaram sem trabalho e sem terpara onde ir. Era uma situação geral de muitainsegurança e mesmo de preocupação com asobrevivência.
    • Como se tratava de populações muito religiosas,acreditaram no monge José Maria que andavapela região pregando um mundo melhor onde,sob a lei de Deus, não haveria desigualdade entreos homens.O monge José Maria logo passou a ser seguidopor uma grande multidão de revoltados edescontentes. Breve começou a preparação paraconfrontos militares. A população de posseirosarmou-se como podia: facões, foices, armasde caça. Passam a atacar as povoaçõespróximas, dando início a uma verdadeira guerrana região.
    • O governo do Paraná toma providências, no anode 1912, e enfrenta uma luta contra os revoltosos.O combate deu-se na região de Irani. Na ocasião,morre o monge José Maria e também ocomandante das tropas paranaenses JoãoGualberto.Mas as lutas apenas haviam iniciado. Vão seestender até o ano de 1915 e delas vai participar oexército brasileiro.Grande número de militares e de armamentos sedeslocaram para essa região do país. A luta durouquatro anos. Houve milhares de mortes, de ambosos lados; em ambos os lados da luta houve heróis.
    • A guerra do Contestado é considerada como omaior conflito armado ocorrido na região suldo Brasil.Na guerra do Contestado, pela primeira vez oavião foi usado, no Brasil, como arma deguerra.Chegou a paz, no ano de 1916. Com o apoio dopresidente da República, Wenceslau Brás, foiestabelecido que a região do Contestado deveriaser dividida em duas partes: o Paraná ficariacom, aproximadamente, 20.000 Km2 e SantaCatarina com 28.000 Km2.
    • Nessa extensão territorial moravampopulações que assim passaram a ser“catarinenses”.Desse modo, o acordo de 1916 trouxepara Santa Catarina um aumento depopulação e de território, dando-seassim a definitiva configuração doterritório catarinense.