Mapas conceituais

227 views
177 views

Published on

Como trabalhar os conteudos integrados por meio de uma rede

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
227
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Mapas conceituais

  1. 1. Os mapas conceituais permitem representar e organizar argumentos e pensamentos. Podem ser utilizados de diversas maneiras em grupos e Individualmente .
  2. 3. Trata-se de um esquema representativo de uma estrutura de conceitos que se relacionam de forma significativa para compor proposições. Baseado na concepção de que a aprendizagem significativa decorre da relação de uma ideia ou conceito com outra(o) ideia (conceito) mais geral, a fim de constituírem novos significados preposicionais, hierarquicamente organizados, segue-se que os conceitos mais amplos e inclusivos, em geral, situam-se na parte superior do mapa e os conceitos mais específicos, menos inclusivos são dispostos, sucessivamente, em níveis inferiores de especificidade.
  3. 6. FIGURA 11 - Modelo para mapeamento simples (FONTE: Odorizzi, 1994)
  4. 7. Situação-problema , podemos dizer que é toda e qualquer situação onde se deseja obter uma solução, cuja resposta exige pôr à prova tudo o que se sabe. Geralmente, a resolução surge de um raciocínio passo a passo, cuja solução ou resultado causa grande satisfação quando assim descoberta. Contudo, a resolução de um problema pode ser complexa para um determinado aluno e simples para outro.
  5. 8. “ situações-problema são problemas de aplicação que retratam situações reais do dia-a-dia e que exigem o uso da Matemática para serem resolvidos... Por meio de conceitos, técnicas e procedimentos matemáticos procura-se matematizar uma situação real, organizando os dados em tabelas, traçando gráficos, fazendo operações, etc. Em geral, são problemas que exigem pesquisa e levantamento de dados. Podem ser apresentados em forma de projetos a serem desenvolvidos usando conhecimentos e princípios de outras áreas que não a Matemática, desde que a resposta se relacione a algo que desperte interesse”. DANTE, 2003 Pág 53 TP1

×