Grupo 1 - Rios de Portugal
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Grupo 1 - Rios de Portugal

on

  • 1,097 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,097
Views on SlideShare
590
Embed Views
507

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

4 Embeds 507

http://adescobertadeaventuras.blogspot.pt 311
http://www.adescobertadeaventuras.blogspot.pt 106
http://moodle.cjp.com.pt 74
http://adescobertadeaventuras.blogspot.com 16

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Grupo 1 - Rios de Portugal Grupo 1 - Rios de Portugal Presentation Transcript

  • Algumas curiosidades sobre os rios de Portugal Trabalho de: André, Carolina, Sara Filipa e Vasco Martins
  • Rio MinhoO rio Minho serve de fronteira entre o norte de Portugal(Minho) e a Galiza, em Espanha.Nasce em Espanha, na serra de Meira e desagua em Caminha.A sua extensão é de 300Km, com 75Km fazendo fronteira com Portugal.
  • Rio DouroO rio Douro nasce na serra de Urbión , em Espanha e desagua junto à cidade do Porto.O rio Douro é um dos maiores rios da Península Ibérica, é o que tem a maior bacia hidrográfica.É o maior rio de Portugal em extensão que é de cerca 895Km, dos quais 322 em Portugal.
  • Rio MondegoO rio Mondego nasce na serra da Estrela, em Portugal e desagua na Figueira da Foz.É o maior rio inteiramente português.A sua extensão é de 225Km.
  • Rio TejoO rio Tejo é o segundo maior rio português em extensão que é de cerca de 1040Km, dos 275 em Portugal.É o maior rio da Península Ibérica.É o maior rio da Europa Ocidental , com 320Km quadrados.Nasce na serra de Albarracim, em Espanha e desagua em Lisboa.
  • Rio SadoNasce na serra da Vigia, em Portugal e desaguaem Setúbal.A sua extensão é de cerca de 130Km.É o maior rio totalmente português a sul doTejo.
  • Rio GuadianaNasce em Lagoas de Olhos do Guadiana(Ruidera), em Ciudad Real, em Espanha edesagua em Vila Real de Santo António.A sua extensão é de cerca de 870Km, dosquais 220 em Portugal.Ele corre de norte para sul e, em doistroços, serve de fronteira entre Portugal eEspanha ( são cerca de 100Km).
  • Porque é que os rios são importantes?Porque abastecem de água as povoações.Neles podemos encontrar peixe.Servem de vias de comunicação.Através da construção de barragens, a água dos rios é utilizada na produção de energia elétrica.Proporcionam, muitas vezes a prática de desportos náuticos e natação.
  • Curiosidades!Cheia(s)- Ocorre(m) quando caudal de um rio aumenta anormalmente, por haver muita chuva(tecnicamente diz-se << precipitação>>)ou pelo facto de as barragens a montante fazerem grandes descargas de água.Delta- Foz de um rio em que este, por trazer consigo muitos sedimentos(areia e terra) e perder velocidade, se espalha em muitos cursos de água ao entrar no mar. Podem ter aspetos muito diferentes.
  • Estes sãotodos os riosde Portugal