Diferenças e convergências entre a ead e a

826 views

Published on

Diferenças e convergências entre as modalidades de ensino a distância: a EAD e a EOL

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
826
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
598
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Diferenças e convergências entre a ead e a

  1. 1. Diferenças e convergências entre a EAD e a EOL
  2. 2. CONCEITOS
  3. 3. EAD É uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que alunos e professores podem ficar separados geograficamente e/ou temporalmente. Ou seja, não precisam necessariamente permanecer fisicamente presentes em um mesmo espaço físico onde ocorre o processo ensino-aprendizagem, mas podem ocorrer encontros presenciais.
  4. 4. EOL É uma modalidade de educação a distância realizada via internet, cuja comunicação ocorre de forma síncrona ou assíncrona.
  5. 5. Diferenças entre EAD e EOL: EAD: pode ser realizada pelo uso de diferentes meios, tanto impressos como eletrônicos; por mais que o professor exerça sua função, fazse necessária a ação do tutor, também chamado de “monitor”. O tutor auxilia o professor quanto ao atendimento (presencial ou a distância) dos alunos em diferentes horários; pode fazer uso de materiais didáticos impressos e outras mídias como: correio postal, programas de TV, internet, correspondências, CD-ROM etc.
  6. 6. EOL: utiliza apenas meios eletrônicos; O docente é orientador. Estabelece metas, agencia e acompanha o processo de aquisição de conhecimento, avalia o rendimento, certifica-se de que todos os recursos necessários ao cumprimento das suas tarefas estão disponíveis; A educação on-line envolve somente o uso do computador ou de um outro aparelho electrónico que possibilite a educação via internet para que, de uma forma ou outra, possa fornecer material educativo não impresso.
  7. 7. Convergências entre EAD e EOL Uso de programas para realização dos cursos: editores de texto; recursos para descarregar ficheiros; ferramentas de comunicação (fóruns, correio electrónico, mensagens instantâneas); ferramentas de avaliação; ferramentas de monitorização do acesso e percurso; ferramentas de colaboração.
  8. 8. Ferramentas utilizadas em ambiente virtuais de aprendizagem: Em ambas a comunicação pode ocorrer de forma síncrona ou assíncrona: Comunicação assíncrona: E-mail, Grupos de discussão, World Wide Web (WWW), FTP e Download, Vídeo e Áudio. Comunicação síncrona: Chat, Videoconferência, Teleconferência, Áudioconferência.
  9. 9. No desenvolvimento das atividades tanto em EAD quanto em EOL a interação e a comunicação são de suma importância, pois essa nova maneira de produzir conhecimento vem se instalando com o computador, veiculando a possibilidade de se aprender, fazendo.

×