Implantação Politíca de Gestão de Pessoas

21,714 views
21,417 views

Published on

Os passos sequencias para se ter um conhecimento das necessidades dos colaboradores dentro da organização e como agir perante elas.

Published in: Business, Technology
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
21,714
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
259
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Implantação Politíca de Gestão de Pessoas

  1. 1. IMPLANTAÇÃO DE UMA POLITÍCA DE GESTÃO DE PESSOAS FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAVAÍ RECONHECIDA PELO GOVERNO ESTADUAL, CONFORME LEI Nº 13.282 DE 25/10/2001 – CNPJ (MF) 80 904 402/0001-50 Campus Universitário Paranavaí - Av. Gabriel Esperidião, s/nº - Telefone (44) 423-3210 Fax 423-2178 Caixa Postal, 306 - CEP 87703-000 - PARANAVAÍ - PARANÁ V A N D E R L E I M O R A E S Paranavaí – Pr 2009
  2. 2. V A N D E R L E I M O R A E S APRESENTAÇÃO DA EMPRESA A Silva Metais é uma empresa voltada para o comércio de metais ferrosos e não ferrosos utilizados para a confecção de torneiras e válvulas em geral. Atuando no mercado desde 1999, tem por meta principal desenvolver os ambientes de negócios para que tenham condições de garantir a total satisfação de seus clientes. A Empresa Ediley Massucato Fim da Silva – Loanda, que tem por nome fantasia SILVA METAIS – CNPJ: 03.423.132/0001-14, está localizada na cidade de Loanda – Pr. Trata-se de uma empresa de formato individual, que trabalha com a fabricação e comércio de válvulas e torneiras. Atualmente conta com o apoio de 12 colaboradores, que estão divididos nos seguintes setores: Administrativo; Usinagem; e Montagem.
  3. 3. V A N D E R L E I M O R A E S OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Descrever os métodos de aplicação utilizados em Administração de Recursos Humanos para que a empresa elabore um modelo de gestão de pessoas que mais se adapte às suas necessidades e, futuramente, possa vir a implantar o setor de Recursos Humanos; OBJETIVOS ESPECÍFICOS Apresentar à empresa os benefícios de se empregar um sistema de Recursos Humanos e propor a implantação do setor de Recursos Humanos para um melhor desenvolvimento dos funcionários e da empresa.
  4. 4. V A N D E R L E I M O R A E S METODOLOGIA O presente estudo se apresenta como sendo de natureza qualitativa, uma vez que a base para o desenvolvimento do mesmo se deu através de pesquisas bibliográficas em diversos autores da área de Administração de Recursos Humanos, e também a utilização de questionário, entrevistas com a empresária e observação direta. De acordo com Gil (2002, p. 44), A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas.
  5. 5. V A N D E R L E I M O R A E S FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ABORDAGEM DIAGNÓSTICA PARA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Aquino (1989 p.9) analisa que; Administração de Recursos Humanos é um desafio de todas as empresas interessadas em aumentar a produtividade da mão-de-obra e em colaborar com melhores condições de trabalho para o quadro de pessoal. É uma atividade que pertence a toda a organização, interessando fundamentalmente aos funcionários de nível de chefia.
  6. 6. V A N D E R L E I M O R A E S FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS Segundo Chiavenato (1994 p. 239); As descrições de cargos relacionam as tarefas, os deveres e responsabilidades do cargo, enquanto as especificações de cargos se preocupam com os requisitos necessários ao ocupante. Geralmente, a descrição do cargo relata impessoalmente o conteúdo do cargo, enquanto as especificações do cargo fornecem a percepção da organização da organização a respeito das qualificações humanas desejáveis para o trabalho, expressas em termos de educação, experiência, iniciativa etc.
  7. 7. V A N D E R L E I M O R A E S AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Segundo Marras (2002 p. 173), Avaliação de Desempenho é um instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos por um empregado ou por um grupo em período e área especificas (conhecimentos, metas, habilidades etc.).
  8. 8. V A N D E R L E I M O R A E S FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL Segundo Toledo (1981 p. 66), “recrutamento é a série de atividades que trata dos estudos e contatos com o mercado de mão de obra, assim como da primeira convocação de candidatos”. Para Aquino, Cleber (1980 p. 164); A seleção caracteriza-se pela investigação, junto aos aprovados pelo Recrutamento, dos melhores candidatos. É também um processo de pesquisa, porém realizada com maior profundidade. Inicia-se com as provas, apesar de alguns o realizarem com entrevistas.
  9. 9. V A N D E R L E I M O R A E S FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Segundo Megginson, Mosley E Pietri (1998 p. 302), “remuneração é dar aos empregados um pagamento financeiro como recompensa pelo trabalho realizado e como motivador de desempenho futuro”. Para Chiavenato (1994 p. 303), “salário é a retribuição em dinheiro ou equivalente paga pelo empregador ao empregado em função do cargo que este exerce e dos serviços que presta”.
  10. 10. V A N D E R L E I M O R A E S FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ESTRUTURA DE BENEFÍCIOS SOCIAIS Segundo Chiavenato (1994 p. 339): Benefícios sociais são aquelas facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados, no sentido de poupar-lhes esforço e preocupações. Podendo ser financiados parcial ou totalmente, pela organização; contudo, constituem sempre meios indispensáveis na manutenção de força de trabalho dentro de um nível satisfatório de moral e produtividade.
  11. 11. V A N D E R L E I M O R A E S FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Na visão de Toledo (1989 p.156), Higiene e Segurança no Trabalho reduzidas a uma expressão simples, são medidas de proteção das pessoas e dos bens da empresa. Faz-se essa proteção contra acidentes, fogo, roubo, avarias, em relação aos bens, e contra os acidentes e más condições de higiene, em relação às pessoas.
  12. 12. V A N D E R L E I M O R A E S FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Segundo Marras (2002, p.145), Treinamento é um processo de assimilação cultural em curto prazo que, objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho. Para Fleury (1995 p.19), “a aprendizagem é um processo de mudança resultado de prática ou experiência anterior que pode vir ou não se modificar em uma mudança perceptível de comportamento”.
  13. 13. V A N D E R L E I M O R A E S CONCLUSÃO Hoje a empresa Silva Metais se encontra em ascensão e necessita de um departamento de R.H. capaz de controlar não só a rotação de pessoal que é grande, mas também de criar novas crenças na empresa e fazer com que ela se adapte aos seus funcionários, ou então adapte os funcionários a ela. Entender a empresa e tentar implantar um plano de cargos e um processo de treinamento mais especifico, esse é o primeiro passo. O segundo é encontrar um profissional com capacidade de efetivar essas mudanças na empresa, lembrando que este estudo tem apenas os dados seqüenciais para uma breve compreensão do assunto. Este estudo não tem como intenção esgotar o assunto, todavia, acreditamos que poderá ser uma referência para a empresa em estudo e, quiçá, para outros estudiosos de gestão de pessoas.
  14. 14. V A N D E R L E I M O R A E S REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AQUINO, Cléber Pinheiro de. Administração de Recursos Humanos: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1980. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos na Empresa. Ed. Compacta, 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 1994. DAFT, Richard L. Administração de Recursos Humanos. 4ª Ed. Rio de Janeiro: LCT, 1999. GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002. MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos, do Operacional ao Estratégico. 1ª Ed. São Paulo: Atlas 2002. MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução à Administração. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 1995. TOLEDO, Flávio de. Administração de Pessoal: Desenvolvimento de Recursos Humanos. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 1989. TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.
  15. 15. V A N D E R L E I M O R A E S V A N D E R L E I M O R A E S Vanderlei Moraes https ://twitter.com/MoraesVanderlei http://admvanderlei.blogspot.com/ [email_address]

×