PPT DE FONTES DE INFORMAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ..ECO92
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

PPT DE FONTES DE INFORMAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ..ECO92

on

  • 987 views

 

Statistics

Views

Total Views
987
Views on SlideShare
987
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
14
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

PPT DE FONTES DE INFORMAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ..ECO92 Presentation Transcript

  • 1. Acadêmicos: Adriano Ferreira- 42893 Aline Silva- 46069 Débora Pereira-43381 Francine Pachetti- 45165 Gabriele Viveiros- 45144 Heloisa Porciuncula – 48325 Jaqueline Duarte-45150 Josiele Machado- 48333 Marta Fernandes-48308 Natalia B. Godinho-46508 Patricia Medeiros - 48335 Vanessa Acosta – 45164 Universidade Federal do Rio Grande- FURG Instituto de Ciências Humanas e da informação- ICHI Curso de Biblioteconomia Fontes de Informação em Meio Ambiente
  • 2. *A chamada Eco-92 tem história e desdobramentos importantes dos pontos de vista científico, diplomático, político, social e da comunicação. E ainda exige uma compreensão específica a partir de uma realidade brasileira. Da mesma forma que pressupõe abordagens apropriadas para cada um dos grandes temas da Conferência.
  • 3. *Objetivo Geral *O objetivo geral dessa conferência foi buscar meios que permitissem o desenvolvimento socioeconômico aliado à conservação da natureza. Assim amadureceu o conceito de desenvolvimento sustentável, a Eco 92 ajudou a popularizar as questões ambientais no Brasil e em diversos países, conscientizando as nações ricas a ajudarem os países em desenvolvimento na implementação de uma economia sustentável.
  • 4. *Objetivos Específicos *Já os objetivos específicos era estruturar uma responsabilidade comum sobre o planeta, principalmente por parte das nações desenvolvidas, gerando uma mudança de percepção perante à complexidade das questões ambientais por parte dos governos e da opinião pública. Outra proposta feita foi buscar propostas e maneiras de cada país desenvolver suas ideias ecológicas para ter um melhor desenvolvimento sustentável. *Outra preocupação é a nítida necessidade de planejar que as sociedades tenham a possibilidade da gestão de uma economia sustentável e que assim busquem um modelo econômico que menos consuma equilibrando assim as necessidades ambientais.
  • 5. * Os debates culminaram na elaboração de documentos oficiais que veremos alguns a seguir *- Agenda 21; *- Convenção da Biodiversidade; *- Convenção das Mudanças Climáticas (Protocolo de Kyoto ) *- A Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento; *- Carta da Terra
  • 6. *. Convenção da biodiversidade Basicamente, o tratado que foi assinado por 153 países, mas não pelos Estados Unidos, diz que conservar a biodiversidade requer financiamentos para os países em desenvolvimento; que estes países devem ter acesso à tecnologia para explorar sua riqueza biológica; que eles conservem a autoridade para permitir o acesso a seus recursos genéticos, devendo, porém, facilitar esse acesso para usos ecologicamente corretos.
  • 7. Tratado sobre Mudanças Climáticas É um tratado internacional acordado durante a Cúpula da Terra, realizada em 1992. A proposta entre os signatários era de estabilizar a concentração de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera, para evitar interferências no sistema climático. O acordo foi firmado após a realização de 17 conferências. A partir das negociações, foram elaborados importantes documentos, como o Protocolo de Kyoto, em 1997, que chegou a ficar mais conhecido do que a própria Convenção do Clima.
  • 8. Protocolo de Kyoto (ou Quioto)) É o protocolo ou ata de um tratado mundial que abriga rígidas obrigações de países participantes quanto à redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa. Foi um dos protocolos mais polêmicos já propostos. Lançado em 1997, entrou em vigor somente a partir de 2005. O Brasil só adotou em 2002 e os líderes americanos não aceitaram assinar.
  • 9. Algumas cidades que já foram sedes desses encontros foram: Berlim(1995), Genebra (1996), Quioto (1997)- adotado o Protocolo de Quioto-, Buenos Aires (1998), Bonn (1999), Haia e Bonn (2000), Marrakech (2001), Nova Délhi (2002), Milão (2003), Buenos Aires (2004), Montreal (2005), Nairóbi (2006), Bali (2007), Poznan (2008), Copenhague (2009), Cancun (2010), Durban (2011).
  • 10. Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento Foi a declaração final da ECO- 92, que contém 27 princípios que buscam reafirmar a Declaração aprovada em Estocolmo, em 1972. Acenando para um mundo inspirado pelo ativismo ambiental, verde e utópico, porém vigilante.
  • 11. *A Carta da Terra *Tem sido utilizada como um código de ética planetário que está voltado à sustentabilidade, à paz e à justiça socioeconômica, visto que é um documento que está sendo idealizado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas em 1987, dessa forma a Carta da Terra ganhou notoriedade na Cúpula da Terra que foi realizada no Rio de Janeiro em 1992. Foi traduzida para 40 idiomas e é reconhecida por várias organizações em todo o mundo.
  • 12. *A Carta da Terra *A Carta da Terra tem objetivos que devem alcançar metas e produzir resultados satisfatórios, tais como, integridade ecológica, respeito aos direitos humanos, justiça social e econômica, erradicação da pobreza, democracia, não violência, paz, acesso da população à água potável e alimentação, sociedade democrática e sustentável que preservam o meio ambiente. Assim, pode disseminar seu conteúdo para a população da seguinte forma entre amigos e familiares, e também pressionar os governos, as empresas e as escolas que devem respeitar os princípios desse código de ética planetário.
  • 13. Alguns temas atuais discutidos desde a Eco-92
  • 14. *A preocupação com o aquecimento global vem desde os anos 70, mas foi intensificada na Eco-92. A qualidade do ar também foi discutida. Os debates foram base, inclusive, para a criação, em 1997, do Protocolo de Kyoto, resolução de vários países que visa reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa *
  • 15. *O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, foi fruto de discussões na Eco-92 sobre a importância da preservação dos recursos naturais. A água foi um dos recursos mais maltratados nos últimos 50 anos – o rio Tietê, que cruza quase todo o estado de São Paulo, por exemplo, só passou a sofrer com a poluição nesse período *
  • 16. *Opções de locomoção para substituir os automóveis também foram discutidas na conferência. Isso levou alguns países a estimular o uso de bicicletas, que beneficiam o trânsito das cidades e diminuem a poluição. Nessa trilha também seguem os veículos movidos a eletricidade e a combustíveis renováveis *
  • 17. *Uma das resoluções da Eco-92 atentava para o desperdício crescente de alimentos, água e energia, ampliando descompasso entre o crescimento populacional e a oferta de recursos naturais. A reciclagem minimiza esses efeitos ao reaproveitar materiais beneficiados como matéria- prima para novos produtos *
  • 18. *Na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – RIO +20 (2012, p. 13) abordou-se a questão sobre “Trabalhos verdes – inclusão social” ressaltando a necessidade de investimentos em: [...] práticas e gerenciamento sustentáveis do solo e de recursos hídricos, agricultura familiar, agricultura ecológica, sistemas de produção orgânica, gerenciamento florestal sustentável, uso racional de biodiversidade com propósitos econômicos e novos mercados ligados a fontes de energia renovável e não convencional.
  • 19.  Um fato que se observa em relação à agricultura sustentável e que se modificou desde a ECO 92 foi à liberação, no comércio, do milho transgênico para a alimentação animal, o que traz como consequência a ingestão desse tipo de alimento para os indivíduos que consomem carne branca ou vermelha. Assim nesse sentido parece ter ocorrido um retrocesso uma vez que os transgênicos não respeitam, ao meu ver, a ecologia.
  • 20. Fatos e Fotos importantes ocorridos na ECO-92
  • 21. * *A mais extraordinária conquista da Conferência do Rio de Janeiro foi a exposição que deu, no mundo todo, através dos meios de comunicação, os problemas ambientais e científicos, em geral confinados a pequenos espaços e abordagens superficiais. Foi haver incorporado a questão ambiental ao cotidiano dos cidadãos comuns, que puderam avançar sua consciência. Foi haver incorporado o meio ambiente ao jogo democrático. Se não for assim, a vitória maior da Conferência do Rio de Janeiro — o avanço na informação e na consciência social — correrá o risco de perder-se. Teremos de esperar pelas catástrofes para nos mover.
  • 22. * * WALDMAN, Maurício. A Eco-92 e a necessidade de um novo projeto. In: Vanda Claudino Sales (Org.), Ecos da Rio-92: Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento em Questão. 1ª edição. Fortaleza (CE): Associação dos Geógrafos Brasileiros- Seção Fortaleza, 1992. p. 20- 32. Disponível em: <http://www.mw.pro.br/mw/eco_eco92_e_a_necessidade_de_um_novo_projeto.pdf>. Acesso em: 12 jun. 20113. * O texto da carta da terra. In: A CARTA DA TERRA EM AÇÃO. Disponível em: <http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html>. Acesso em: 12 jun. 2013. * http://www.infoescola.com/ecologia/eco-92/ Acesso em: 16 de junho de 2013 ás 20:00. * Eco-92: avanços e interrogações http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103- 40141992000200005&script=sci_arttext * http://veja.abril.com.br/multimidia/galeria-fotos/eco-92-2012 * http://www.ambiente.sp.gov.br/agenda21.php * http://www.mma.gov.br * http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/3996.html * http://www.onu.org.br * http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/4006.html#lista * Brasil tentou dar o exemplo na Eco-92 - Seja Sustentável - Estadao.blogs.estadao.com.br * CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – RIO +20. 2012. Disponível em: http://www.rio20.gov.br/documentos/documentos-da- conferencia/esboco-zero/at_download/esboco-zero.pdf. Acesso em 17 jun. 2013.