Itinerário da missão pe. altevir maio 2011
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,156
On Slideshare
1,156
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
31
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Encíclicas Missionárias São documentos de caráter pastoral e doutrinal dos Papas, que têm a finalidade de orientar a reflexão e a ação missionária frente aos desafios que o mundo apresenta em determinadas épocas. As mais lembradas, pelo fato de ser mais recentes: Evangelli Nuntiandi – o empenho em anunciar o Evangelho, de Paulo VI, que não é propriamente uma encíclica, mas uma exortação apostólica; Redemptoris Missio – a missão do Redentor, de João Paulo II.
  • 2. Itinerário da Missão
    • Termos que foram se desenvolvendo a partir da reflexão e da ação missionária:
    Missão Evangelização Missões Santas Missões Missão Ad Gentes Missão Além-Fronteiras Missão Aquém-Fronteiras Missão Universal Dimensão Planetária da Missão
  • 3. Missão A raiz vem da palavra latina “missio”, que quer dizer “ENVIO”. Missão para os cristãos, portanto, é o envio a anunciar a Boa Nova de Jesus por toda parte.
  • 4. Evangelização É o objetivo da missão e da constituição da Igreja. Ela foi instituída para evangelizar. Contudo, missão e evangelização, estão sim, interligadas, mas não significam exatamente a mesma coisa.
  • 5. Missões Ou “missões estrangeiras”. O uso da expressão no plural da palavra missão, tem origem por volta do século XVI com as grandes descobertas geográficas por parte do ocidente cristão. O termo no plural começa a indicar um determinado tipo de atividade eclesial realizada em um determinado território não-cristão chamado “terra de missão” ou “país de missão”. Pelos seus requisitos históricos, ligado à era da colonização, e por perceber que “terra de missão”, são também os países de antigas e novas cristandade, o uso desta palavra considera-se ultrapassado.
  • 6. Santas Missões Ou missões populares, são atividades evangelizadoras itinerantes que têm como objetivo vivificar, renovar e fortalecer a fé do povo já cristão, mas que não dispõe de todo o acompanhamento necessário por parte do clero, ou que acomodou-se numa rotina de vida da qual não brota uma vivência cristã profunda e generosa.
  • 7. Missão Ad Gentes É a missão que tem por destinatários aqueles que ainda não crêem em Cristo. Ad gentes é uma expressão latina que quer dizer “aos povos”. Hoje se amplia este conceito, mediante os desafios das grandes cidades, onde imensas massas perdem o sentido da vida cristã envolvidas nas propostas de uma cultura secularizada.
  • 8. Missão Além-Fronteiras Ou missão ad extra, para fora. O termo criado pela IV Conferência dos bispos latino-americanos em Puebla, México, em 1979, para expressar o envio de missionários de uma Igreja local para outros continentes, a serviço da missão ad gentes. A missão além-fronteiras representa a contribuição mais significativa do envolvimento de uma Igreja local com a dimensão planetária da missão.
  • 9. Missão Universal É o horizonte global e ideal da missão da Igreja. Ela foi enviada para anunciar o Evangelho a todas as pessoas do mundo, sem excluir ninguém. O universal define a vocação missionária da igreja no aspecto de preocupação com tudo o que há na face da terra.
  • 10. Dimensão Planetária da Missão Diante do processo da mundialização que está ocorrendo, devido ao desenvolvimento tecnológico e a expansão da economia de mercado, a missão universal da Igreja descobre responsabilidades urgentes e concreta para com a vida futura da humanidade, e interpela sua própria capacidade de pensar e agir fora de seu contexto geográfico e cultural.
  • 11. Animação Missionária campos de atuação
    • Sete passos
    • Missão – Testemunho no mundo :
    • é o testemunho silencioso da vida cristã nos vários âmbitos profissionais e cotidianos. Os bispos Latino Americanos em Santo Domingo confirmaram que “o testemunho da vida cristã é a primeira e insubstituível forma de evangelização” (SD 33, cf RM 42).
  • 12. Animação Missionária Campo de atuação 2. Pastoral Missionária na Paróquia Se a Igreja é “por sua natureza missionária” (AG 2) toda sua atividade deve ser missionária, evangelizadora. Aqui cabe também a animação da paróquia para a dimensão planetária da missão.
  • 13. Animação Missionária Campos de ação 3. Nova Evangelização’ Junto aos cristãos culturais: seu ponto de partida é a primeira “evangelização” e a religiosidade popular. O seu objetivo é aprofundar, completar e corrigir as deficiências da formação cristã do povo de Deus.
  • 14. Animação Missionária Campos de ação 4. Reevangelização Junto aos ex-cristãos secularizados: os destinatários são ex-cristãos que perderam suas raízes referenciais cristãs. A finalidade da reevangelização seria sua reintegração ao cristianismo de origem.
  • 15. Animação Missionária Campos de atuação 5. Missão Ecumênica Junto aos cristãos não-católicos. O ponto de partida é a “missão ecumênica” é o escândalo da ruptura dolorosa entre os cristãos e o objetivo é realizar a unidade proclamada por Jesus para ser sinal de comunhão e fraternidade frente ao mundo.
  • 16. Animação Missionária Campos de ação 6. Diálogo Inter-Religioso Junto aos seguidores de religiões naõ-cristãs. A finalidade do diálogo entre as religiões é o aprofundamento, o intercâmbio e o enriquecimento do próprio caminho na compreensão do mistério de Deus e da humanidade. O diálogo ajuda também a somar forças na luta contra as grandes questões que hoje atormentam a humanidade: a paz, a justiça, a diversidade cultural, a nova ordem mundial, a ecologia, as futuras gerações.
  • 17. Animação Missionária Campos de ação 7. Missão Ad Gentes Junto aos que não crêem em Deus. Gentes na terminologia clássica são os “pagãos”. Hoje, para nós são os ateus. A missão ad gentes mira a anunciar o evangelho neste mundo materialista e secularizado.
  • 18. Animação Missionária Campos de ação Uma oitava Dimensão é representada na Missão Além-Fronteiras como envio ao mundo. Ela é uma dimensão transversal que envolve todas as sete dimensões citadas na responsabilidade planetária da missão. O envio missionário além – fronteiras significa hoje a solidariedade e a colaboração mútua entre as Igrejas frente aos desafios missionários do mundo contemporâneo, sejam eles de diálogo inter-religioso, de missão ad gentes, de missão ecumênica ou de nova evangelização.
  • 19. Campos de Ação na Animação Missionária
    • Trabalho por grupos:
    • Com base nos campos de ação mencionados, escolha um, e apresente de maneira criativa uma experiência referente ao mesmo, que está acontecendo na diocese ou paróquia.
    • Apresente uma proposta missionária possível dentro de um dos campos da ação para animação missionária.