Europa quadro socioeconomico

4,675 views
4,421 views

Published on

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,675
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Europa quadro socioeconomico

  1. 1. Europa – Quadro Socioeconômico  Prof.º Luciano Pessanha www.lucianopessanhageo.blogspot.com
  2. 2. NAÇÃO  POPULAÇÃO  POVOPOPULAÇÃODefinição : Conjunto de pessoas que residem em determinado território. Não confundir comnação; assim a população de um país pode conter várias nações. Ex: países da África ou váriasnações em um país. Ex: Iugoslávia .
  3. 3. Europa - População O povoamento no continente europeu é muito antigo e foi marcado pela presença de inúmeros povos. O sul da Europa foi berço de grandes civilizações do passado como os gregos , os árabes e os romanos apresenta hoje grande variedade étnicaDo Séc I ao II: Expansãodo Império RomanoDo Séc. IV ao V: PovosBárbaros vindos do leste daEuropa ocuparam as áreasa oeste.Do Séc VIII ao XIV: Osárabes (mouros) ocuparama Península Ibérica)
  4. 4. Europa - População Troncos Linguísticos:1) Latinos: (Europa Meridional) Portugueses, Espanhóis, Italianos e Franceses;2) Germânicos: (Centro e Norte da Europa) alemães, austríacos, holandeses, suecos, noruegueses e britânicos;3) Eslavos: (Europa Oriental) russos, poloneses, ucranianos, eslovenos, tchecos, eslovacos e sérvios.OBS: Minorias Étnicas e Linguisticas: Gregos,CatalãesFinlandeses, Húngaros, Bascos, Ciganos, etc...
  5. 5. 4- Analise as afirmações abaixo:I – A Europa apresenta grande variedade étnica com predomínio deeslavos, germânicos, anglo-saxões e latinos.II – O crescimento populacional nos países da Europa Ocidental estáse reduzindo, mas ainda é suficiente para a reposição de mão-de-obrano mercado de trabalho.III – Após o abandono do socialismo, os países do leste europeu temapresentado significativo crescimento econômico e elevação de seupadrão de vida, conseguindo fixar sua população, esperançosa de seequiparar aos níveis sócio-econômicos da Europa Ocidental.Estão corretas as afirmativas:a) I e II b) I e III c) II e III d) somente a I e) I, II e III
  6. 6. EUROPA – DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO População Absoluta: (2005) 728 milhões de hab. (11% ) População Relativa (2005)70 hab/km2Essa população está distribuídairregularmente com maioresvazios demográficos nas áreasmais frias ao norte e cadeiasde montanhas. As maioresconcentrações sãoencontradas nas principaisáreas urbanas e industriais,especialmente no oesteeuropeu.
  7. 7. MINORIAS ÉTNICAS NA EUROPACatalunha e País Basco
  8. 8. Europa - Religiões Predominam os católicos (cristãos); O Protestantismo é praticado sob diferentes formas na Europa Setentrional, Na França e Inglaterra (Calvinismo), na Alemanha (Luteranismo) e na Inglaterra (Anglicanismo). Cristianismo Ortodoxo na Grécia, Bulgária, Rússia, Bálcãs e Ucrânia O Islamismo é forte na Turquia, Albania, Bálcãs, Bósnia-Herzegovina O Judaísmo aparece espalhado por toda a Europa devido a perseguição nazista.
  9. 9. Europa - O Caso da Irlanda do Norte Os Irlandeses da Etnia Celta eram pagãos (Druidas) e foram Cristianizados a partir do século V; Em 1534, o rei Henrique VIII deu início à Reforma Anglicana, que estabeleceu na Inglaterra e em Gales uma religião protestante oficial. Os irlandeses permaneceram inteiramente católicos, Em 1956, surgiu na Irlanda do Norte o IRA (Irish Republican Army ou Exército Republicano Irlandês) – organização terrorista cujo objetivo é promover a anexação da Irlanda do Norte ao Eire. Em 1972 acontece a “Domingo Sangrento” em que o exército britânico (católico) matou 14 e feriu 26 manifestantes da Irlanda do Norte (protestantes) , todos desarmados e 5 alvejados pelas costas. Hoje (2012) : 40% católicos / 35% protestantes U2 - SUNDAY BLOODY SUNDAY
  10. 10. EUROPA – INDÚSTRIA Berço da Revolução Industrial Máquina á Vapor James WattOBS: A proximidade comas jazidas de ferro defácil extração e carvãomineral facilitaram oinício da maquinofatura. Hoje, 4 dos 8 países do G8 são Europeus.
  11. 11. EUROPA - INDÚSTRIAEuropa Ocidental :mais industrializadaEuropa Oriental:industrialização atrasadadevido ao isolamentoSocialista até 1991. 2004
  12. 12. Reino Unido - INDÚSTRIA
  13. 13. França - INDÚSTRIA
  14. 14. Alemanha - INDÚSTRIA
  15. 15. Itália - INDÚSTRIA
  16. 16. Portugal e Espanha - INDÚSTRIA
  17. 17. Europa Central - INDÚSTRIA
  18. 18. CEI- INDÚSTRIA
  19. 19. 1ª FASE: Até o Séc. XVIII (+ N e + M) As 3 Fases( 200 anos atrás) RegimeDemográficoPrimitivo2ª FASE: Início do Séc. XVIII até ofim do Séc. XIX (+ N e – M)( Explosão Demográfica –Revolução Industrial-Urbanização )3ª FASE: Início do Séc. XX (- N e – M)( Transição Demográfica )métodos contraceptivos, êxodorural, aborto, mulher no mercadode trabalho, custo de um filho eavanços da ciência.
  20. 20. PIRÂMIDE ETÁRIA - EUROPAPROBLEMAS: Poucos jovens devido a baixa natalidade Envelhecimento da população (inativos e gastos com saúde pública)• Os países desenvolvidos enriqueceram primeiro e depois envelheceram• Os países subdesenvolvidos estão envelhecendo antes de enriquecer.CONSEQUÊNCIAS: Migração In e Externa (Xenofobia, Nacionalismo e Racismo)
  21. 21. EUROPA – MIGRAÇÕESFluxos Internos1) DENTRO DE UM MESMO PAÍS:EX: SUL DA ITÁLIA (POBRE EAGRICOLA) PARA O NORTE DAITÁLIA (RICO E INDUSTRIALIZADO).DA ALEMANHA ORIENTAL PARA AOCIDENTAL DEPOIS DA QUEA DOMURO2) DE UM PAÍS EUROPEU PARAOUTRO:EX: turcos para a Alemanha, albanesespara a Itália, bem como habitantes doleste europeu que têm se deslocadopara a Europa Ocidental após asreformas e abertura política na EuropaOriental
  22. 22. EUROPA – MIGRAÇÕESFluxos Internacionais FLUXOS x MOTIVOS1) Saída de Europeus: Séc. XV - Grandes Navegações Séc. XVI ao XIX – Perseguições Religiosase Crises Econômicas Séc. XX – 2 Guerras Mundiais2) Entrada de Imigrantes: Séc. XX – Pós 2ª Guerra (população europeia morta) – mão de obra africana e asiática Crise de 1970 – Desemprego é culpa dos Imigrantes – nascem os Skinheads (Inglaterra) e neonazistas (Alemães) – Fim da política de atração de Imigrantes – Xenofobia fortalecida.
  23. 23. EUROPA – MIGRAÇÕESInversão da Lógica? Existe Racismo e Xenofobia na Europa? O entrevistador pergunta ao francês típico, que leva a baguete em uma das mãos e puxa o cachorro com a outra: "Então, a presença de negros e árabes não incomoda muito o senhor...". O francês interrompe: "... Enquanto eles marcarem os gols...".
  24. 24. URBANIZAÇÃO• O grau de urbanização no continente é elevado, principalmente na• porção ocidental. Duas cidades localizadas nessa porção são consideradas• metrópoles globais: Londres e Paris. Como a urbanização na Europa é antiga e• se processou lentamente há um predomínio de cidades de pequeno e médio• porte. A infraestrutura urbana no continente não apresenta os graves• problemas de áreas urbanas inchadas do Terceiro Mundo.

×