• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content

Loading…

Flash Player 9 (or above) is needed to view presentations.
We have detected that you do not have it on your computer. To install it, go here.

Like this presentation? Why not share!

Asia quadro humano e economico

on

  • 2,561 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,561
Views on SlideShare
1,932
Embed Views
629

Actions

Likes
2
Downloads
0
Comments
0

9 Embeds 629

http://lucianopessanhageo.blogspot.com.br 514
http://www.lucianopessanhageo.blogspot.com.br 94
http://www.lucianopessanhageo.blogspot.com 10
http://lucianopessanhageo.blogspot.pt 4
http://lucianopessanhageo.blogspot.com 3
http://lucianopessanhageo.blogspot.mx 1
http://www.lucianopessanhageo.blogspot.tw 1
http://lucianopessanhageo.blogspot.de 1
http://www.feedspot.com 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Asia   quadro humano e economico Asia quadro humano e economico Presentation Transcript

    • ÁSIAQuadro HUMANOSOCIOECONÔMICO  Prof.º Luciano Pessanha www.lucianopessanhageo.blogspot.com
    •  População Asiática- Total: 3.902.404.193 habitantes- Densidade: 89,07 hab./km² (36% é urbana)- Crescimento Populacional: 1,3% ao ano (os países pobres crescem mais)- País mais populoso: R. P. China (1,321,851,888 hab.)- País menos populoso: Maldivas (359.106 hab.)- País mais povoado: Singapura (6.389 hab./km²)- País menos povoado: Mongólia (1 hab./km²)A População asiática é predominantemente rural e concentra-senas áreas férteis de planícies fluviais (rios); A população sedistribui irregularmente pelo território porque fatoresnaturais dificultam a ocupação humana (desertos, áreasfrias e altas altitudes) com altas concentrações populacionais emalgumas áreas e vazios demográficos em outras;A grande quantidade de população acarreta graves problemaspara as cidades que não possuem infra-estrutura adequadapara atendê-los. Faltammoradias, empregos, água, saneamentobásico, hospitais, o que ocasionam problemas ambientaiscomo a poluição do ar, das águas e grande quantidade delixo produzido diariamente;
    • Ásia - PopulaçãoA Ásia possui atualmente (2009), 3,7 bilhões de habitantes (quase 65%).Esse número represente mais da metade da população mundial num único continente.Esse número levante uma dúvida: PODERÁ ESSA IMENSA POPULAÇÃO ALCANÇAR PADRÕES DE VIDA ELEVADOS SEM COMPROMETER SERIAMENTE OS RECURSOS NATURAIS DE SEUS PAÍSES E DO MUNDO ?
    • Desenvolvimento X 1 Bilhão de pessoas
    • População Asiática
    • Distribuição da População na ÁsiaA China ( mais de 1,5 bilhão de hab.) e a Índia (mais de 1,2 bilhões de hab.) são os países mais populososA maior parte da população concentra-se na parte litorânea (sul e leste do continente) onde estão as planícies, favoráveis a agricultura. O interior é cheio de montanhas e o clima e rigoroso assim como na parte ao norte.Há áreas onde a concentração de pessoas (densidade demográfica) é muito elevada como em Bangladesh (880 hab./Km2) e Índia (303 hab./Km2) e outras com pouca concentração de pessoas como os desertos, montanhas e extremo norte da Rússia e Mongólia.
    • Densidade Demográfica no Mundo
    • Políticas de Controle de Natalidade Devido ao constante crescimento da população asiática foi necessário aos governos de alguns países criar programas de controle de natalidade.
    • China – Política do Filho Único Na China onde foi implantado a política do filho único nas áreas urbanas (nas rurais pode-se ter o 2º filho desde que o primeiro seja mulher) Quem tem o 2º filho nas cidades paga multas e perde direitos de cidadania para a criança. Isso não é bom pois na China não há hospitais ou escolas particulares. Os ricos podem pagar as multas Na china não é permitido aos pais ou familiares saber o sexo do bebê antes do nascimento devido ao infanticídio feminino (a mulher não carrega o nome da família do pai destruindo a geração dos seus antepassados pois assume o nome do marido). Isso gera um desequilíbrio populacional com muito mais homens do que mulheres na sociedade. Na internet já se percebe uma grande quantidade de chineses procurando estrangeiras em agências de casamento.
    • China - Propaganda Anti-Natalidade
    • India – Controle de Natalidade Na Índia foram realizadas políticas de conscientização por meios de comunicação e planejamento familiar nas escolas.O governo decidiu reduzir o preço dos aparelhos de TV na Índia."O entretenimento é um componente importante da política decontrole da população", "Queremos que o povo veja televisão
    • População da Índia 2000 a 2005 Taxa de Natalidade na Índia
    • Taxa de Fecundidade e Mortalidade Infantil Expectativa de Vida - Índia
    • População x Extinção de Animais
    • Dote X Violência contras a MulherNa Índia, sete mil mulheres morrem por causa do dote - cerca de vinte por dia - assassinadas oupor suicídio. As peças abaixo mostram a palavra dote (dowry) em ilustrações de forca, faca epoço, numa alusão aos instrumentos mais usados nessas mortes. A tradição não se limita ao mero desembolso econômico no momento do casamento, já que, nosmeses e anos seguintes, é possível que o marido e sua família continuem pedindo dinheiro ou bens àesposa em relação às despesas vinculadas ao casamento, ou como confirmação de certo statussocial. Por causa das chantagens, extorsões e maus-tratos, o pagamento do dote foi proibido na Índiaem 1961 com uma lei chamada Dowry Prohibition Act, aplicável quando uma mulher casada morreem circunstâncias estranhas: nesse caso, o acusado, normalmente o marido, é considerado culpadoaté que se prove o contrário.A lei só ampara as mulheres por sete anos após o casamento, prazo noqual se considera que são mais vulneráveis de sofrer abusos relacionados com o dote.
    • 3 Civilizações do Mundo Moderno tem sua origem na Ásia
    • 1) CIVILIZAÇÃO HINDU OU HINDUÍSTA  Divindade : Brahma( o que se encontra na essência de tudo que existe).  Também chamada de Bramanismo.  Acreditam que a situação de miséria do presente é resultado de erros cometidos no passado e sua aceitação indicará uma vida melhor na próxima encarnação.  Praticas da bondade encontra-se nos Vedas, conjunto de orações que foram transmitidas oralmente de geração em geração antes de serem escritas.  Acreditam na reencarnação pela transmigração do carma, a alma, de um corpo para outro humano ou animal.  O rio Ganges é considerado sagrado.
    • Sistema de casta Castas: sociedade dividida em grupos, cujo integrantes não podem casar entre si. Hierarquia social:4. Sacerdotes - brâmanes 5.Militares - xátrias6. Comerciantes, artesãos e camponeses - vaixias 7.Serviam as demais castas - sudras 8.Marginalizados, sem qualquer direito - párias Em 1947 o sistema de castas foi extinto oficialmente, porém continua vigorando no cotidiano da cultura indiana.
    • Brahma
    • Mahatma Gandhi
    • Mahatma Gandhi (1869 –1948) Líder pacifista  Gandhi ajudou a indiano. Principal libertar a Índia do personalidade da governo britânico, independência da inspirando outros Índia. povos coloniais a Einstein era um de trabalhar pelas suas seus maiores próprias admiradores. Martin independências Luther King inspirou-  Frequentemente se nele. Mahatma Gandhi afirmava a Gandhi é um dos simplicidade de seus grandes homens do valores, derivados da século XX. crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-
    • 2) CIVILIZAÇÃO ISLÂMICA Religião maometana, conhecida como muçulmana. Criada por Maomé no séc. VII. Dinvidade: Alá, e o próprio Maomé. Livro sagrado: Alcorão ou Corão. Irã possui um governo teocrático, política e religião se misturam, autoridades religiosas acabam ocupando cargos importantes no
    • Divide-se em correntes, as maisconhecidas são a sunita e xiita. Sunita - mais moderada, separa política de religião. Xiita - mais radical, fundamentalismo islâmico.Arábia Saudita exemplo de governo xiita.
    • Mundo Árabe
    • 3) CIVILIZAÇÃO CHINESA Formam a base da civilização chinesa - confucionismo, taoísmo e budismo.
    • ConfucionismoBaseado nos ensinamentos de Confúcio, formulados no século V a.C, introduziu um conjunto de regras que pregam o respeito ao idoso, a família e a pátria.  "A sinceridade é principio e fim de todas as coisas. Sem a sinceridade nada seria possível.“ "O homem não deve viver retirado, mas entre ahumanidade, participando de suas dores. “  "Amemos os outroscomo a nós mesmos, sintamos as suas dores e as suas alegriascomo se fossem as nossas dores e as nossas alegrias. E quandoquisermos para eles o mesmo que queremos para nós; e quandotemermos para eles o mesmo que para nós tememos- entãoseguiremos as leis da verdadeira caridade."
    • Taoísmo Baseado num livro chamado Tao Te Ching, atribuído ao filosofo Lao-tsé, que viveu no século VI a.C. Segundo o Tao o mundo é dinâmico, com contradições que se completam: o yin e o yang, a busca do equilíbrio, mesmo que um dos dois lados se sobreponha ao outro momentaneamente, a vida é uma busca do equilíbrio entre essas duas forças. A acupuntura é um exemplo de utilização do taoísmo no cotidiano da civilização ocidental, pois parte do principio de que o corpo e o espírito estão em equilíbrio, se o corpo adoece é porque o espírito sofre.
    • BudismoBudismo: Surgiu na Índia, VI a.C. Siddharta Gautama, posteriormente chamado de Buda,”O iluminado”, foi o fundador do budismo .Pregava contra o sistema de casta.A ideia fundamental é a de que o homem deve abandonar os desejos materiais e BUSCAR A ILUMINAÇÃO
    • JERUSALÉM A Cidade 3 vezes SantaA terra santa para cristãos, judeus e muçulmanos
    • JUDEUS: Jerusalém é importante para os judeus por ter sido acapital do reino de Judá e por abrigar as ruínas do Templo deSalomão. Este templo fora construído a mando do rei judaicoentre 974-937 a.C. e era onde ficavam as tábuas dos 10mandamentos. O templo foi destruído e reconstruído váriasvezes, e o que sobrou dele é chamado de Muro dasLamentações. Esse nome se deve ao fato de os judeus – devárias partes do mundo – se dirigirem para lá para orar elamentar a dispersão de seu povo após a destruição da cidadepelos antigos romanos.CRISTÃOS: A cidade é sagrada por ser o local onde Jesuspadeceu e foi morto, segundo as indicações bíblicas. Sobre olocal onde Jesus teria sido sepultado, construiu-se a Basílica doSanto Sepulcro, no alto da Via Sacra, caminho que ele teriapercorrido com a Cruz nos ombros. Até hoje, recebe muitosreligiosos em procissão.MUÇULMANOS: Para os muçulmanos, Jerusalém é uma cidadesanta porque lá se localiza a mesquita que abriga o Domo daRocha, ou seja, o rochedo de onde Maomé teria alçado voo aoscéus.