MAC OS X - Caio

8,668 views
8,288 views

Published on

MAC OS X
CAIO VINICIUS RODRIGUES
2 semestre de 2008

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
8,668
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
34
Actions
Shares
0
Downloads
486
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

MAC OS X - Caio

  1. 1. Apresentador: CAIO VINICIUS RODRIGUES
  2. 3. O QUE É O MAC OS X ? MAC OS X é um Sistema Operacional desenvolvido, fabricado e vendido pela Apple destinados aos computadores Macintosh. O primeiro MAC OS X foi lançado em 2001 com o Kernel Darwin.
  3. 4. CONFIGURAÇÃO MINIMA PARA INSTALAÇÃO DO MAC OS X É necessário um iMAC de 400MHz em diante com 256 de RAM, aconselhável 512 de RAM
  4. 5. ARQUITETURA DO MAC OS X
  5. 6. AQUA Aqua é o ambiente gráfico e tema principal do sistema operacional Mac OS X, da Apple. Aqua, como o nome já diz, baseia-se no conceito da água, com elementos semelhantes a gotas e efeitos de translucência com o azul e o grafite como opções básicas de cor. A interface gráfica aqua é exclusiva da Apple e não pode ser usado em outro sistema operacional, embora diversas aplicações tentem reproduzir as características visuais desta interface.
  6. 8. DASHBOARD Dashboard é um gerenciador de utilitários no desktop do MAC OS X, chamamos os utilitários de widgets. Os desenvolvedores podem criar widgets, como um relógio ou uma calculadora.
  7. 9. SPOTLIGHT Spot light é um novo sistema de busca interna do MAC OS. O usuário digita o nome do arquivo que deseja encontrar e ele abre uma nova tela com os resultados da pesquisa.
  8. 10. Accessibility O MAC OS X com a Acessibilidade pode criar aplicativos para que possa alternar dispositivos de Entrada e Saída.
  9. 11. COCOA Cocoa é uma API, ou seja, uma interface de programação de aplicativos para computadores da Apple e seu sistema operacional Mac OS X. Cocoa é a linguagem de programação nativa do MAC OS, e para se fazer aplicações em Cocoa é necessário ter o conhecimento da linguagem C Orientada a Objeto.
  10. 12. CARBON O Carbon é um conjunto de APIS que permite que os usuários façam aplicativos em C e C++.
  11. 13. JAVA O MAC OS X tem suporte para a linguagem de programação Java assim todos os usuários conseguem fazer aplicações em Java.
  12. 14. Quicktime O Mac OS X ainda conta com a tecnologia Quicktime, que permite ao usuário assistir eventos pela internet, ouvir MP3 e criar seus próprios filmes.
  13. 15. CORE AUDIO Core Audio refere-se ao sistema de serviços no Mac OS X que agiliza o processo de desenvolvimento de áudio e de aplicação para todos os desenvolvedores que querem incorporar áudio em seus produtos.
  14. 16. CORE IMAGE E CORE VIDEO Core Image faz com que a sua placa de vídeo trate das necessidades de imagem e restituição do computador, para que os gráficos sejam apresentados o mais rápido possível e o computador funcione de forma mais eficaz. Core Video aplica todos os benefícios de Core Image aos serviços de vídeo, tais como QuickTime.
  15. 17. OPENGL A Open GL permite que jogos e aplicativos que exijam gráficos pesados, rodem com melhor desempenho no sistema. Isso tudo afiliado com o Darwin, melhora a performance do Open GL, transformando o Mac num dos melhores computadores para jogos 3D e criação de imagens pesadas.
  16. 18. DARWIN Darwin é o nome do núcleo do Mac OS X. Segundo os especialistas da Apple, o Darwin é uma grande evolução, graças aos esforços conjuntos dos engenheiros da Apple e de programadores da comunidade de software de código aberto. No núcleo do Darwin, está o componente chave da interação entre programas e máquina: o kernel. O kernel do sistema é baseado no Mach 3.0 da Universidade de Carnegie-Mellon e no FreeBSD 3.2 (derivado do BSD 4.4-Lite da Universidade de Berkley, na Califórnia).
  17. 19. MULTITAREFA PREEMPTIVA Hoje em dia, é necessário que os sistemas operacionais, "agüentem" várias tarefas diferentes aos mesmo tempo, dando prioridade ao seu aplicativo primário, mas ainda sim, executando outras tarefas em segundo plano. No Mac OS X, isso tornou-se possível graças à multitarefa preemptiva, embutida no Darwin. Ele cuida do processador, organiza as prioridades, cuidando para que todas as tarefas usem seu nível máximo de atividade e fazendo com que cada tarefa receba os recursos necessários. Ele que possibilita que você navegue na internet ou use um outro programa enquanto você espera a tarefa que você pediu, ser concluída.
  18. 20. MULTIPROCESSAMENTO SIMÉTRICO O Darwin oferece suporte para os Power Mac G4 com duplo processador. Ele automaticamente tira vantagem dos dois processadores, alocando tarefas de aplicativos para processadores separados. Ele pode usar um processador para rodar uma complexa transformação de imagem, enquanto cria uma nova música em MP3 no outro. Todos aplicativos são beneficiados pelo duplo processamento e com isso, os desenvolvedores não precisam fazer praticamente nada para que seus programas sejam beneficiados pelo poder de processamento adicional. Já aplicativos multithreaded, podem quase dobrar a performance de tarefas que usem o processador intensivamente. Assim, operações de imagem complexas e codificação de MP3 por exemplo, tornam-se quase duas vezes mais rápidas num Power Mac G4 Dual rodando Mac OS X.
  19. 21. GERENCIAMENTO DE MEMORIA Uma das grandes novidades neste novo sistema operacional, é o esquema de memória protegida, que é responsável por manter a integridade dos dados, ou seja, evitar que eles sejam perdidos ou corrompidos. Com isso, o sistema alocará um único espaço na memória para cada programa aberto, e o programa não poderá interferir no espaço de outros, pois isso pode causar grandes problemas, como travamento do computador e conseqüentemente, perda dos dados. Se um programa apresentar um problema desse tipo, o Darwin simplesmente fecha esse programa, permitindo que você continue seu trabalho nos outros programas abertos.
  20. 22. MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE TODOS

×