Alunos Atendidos: 3º ano “B”
Período: Vespertino
Professoras: Rosineya Mazutti
Duração: 7 dias
JUSTIFICATIVA
O “Projeto Trânsito na Escola” busca “contribuir efetivamente na preservação, na
redução dos acidentes e aux...
OBJETIVO GERAL
- Desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivência socialmente justa por
meio da Educação e d...
Metodologia
Relembramos que existem diversos exemplos de projetos pedagógicos que tratam dessa
temática, em diferentes loc...
Trabalhar o trânsito de forma ampla e participativa permite aos alunos analisar os
problemas, as situações e os acontecime...
E) HISTÓRIA
- História dos meios de transporte,
- Origem e aspectos das profissões ligadas ao trânsito,
- As grandes naveg...
- Realizar panfletagem de textos informativos para a comunidade em vias públicas,
sempre com o acompanhamento de “Agentes ...
RECURSOS MATERIAIS
Nesse tópico apresentamos de forma detalhada os recursos materiais básicos necessários
para a execução ...
AVALIAÇÃO
A avaliação do “Projeto Trânsito na Escola” se dará durante todo o processo
pedagógico, de maneira que os profis...
BIBLIOGRAFIA
Bogue, E.A.T.; Ferreira, M.A.S.; Silva, M.H.G. 2008. Trânsito - “Educação,
Participação e Consciência”. Curso...
Anexos
Atividades para os pais em casa
DICAS PARA OS PAIS EDUCAREM AS CRIANÇAS
- Jamais deixe de usar cadeiras e cinto de ...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

PROJETO TRÂNSITO 2012

5,319

Published on

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
5,319
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
109
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

PROJETO TRÂNSITO 2012

  1. 1. Alunos Atendidos: 3º ano “B” Período: Vespertino Professoras: Rosineya Mazutti Duração: 7 dias
  2. 2. JUSTIFICATIVA O “Projeto Trânsito na Escola” busca “contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas” (Bogue et al., 2008).
  3. 3. OBJETIVO GERAL - Desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivência socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Destacamos que esses objetivos específicos desse Projeto se baseiam principalmente em Lobo (2008) e Vieira et al. (2008), e são: - Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva; - Conhecer a historia dos meios de transportes; - Reconhecer os meios de transportes aéreos, aquáticos e terrestres; - Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança; - Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas; - Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Código Nacional de Trânsito; - Observar o movimento de pessoas dentro da Escola; - Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola; - Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola; - Saber reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito; - Conscientizar sobre a relevância dos primeiros socorros; - Desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito; - Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo, humildade etc.
  4. 4. Metodologia Relembramos que existem diversos exemplos de projetos pedagógicos que tratam dessa temática, em diferentes localidades do Brasil. Dessa maneira, o presente Projeto se espelha nesses trabalhos, utilizando tais referências, especialmente de Bogue et al. (2008), Lobo (2008) e Vieira et al. (2008). Como proposta de abordagem do tema, o professor poderá realizar debates e discussões em classe enfocando assuntos diversos, como por exemplo: (1) desobediência à sinalização; (2) organização em sala de aula, no pátio, na calçada, na rua, no ônibus; (3) comportamento no interior do veículo; (4) comportamento das pessoas como motorista, ciclista, motociclista e pedestre; e (5) consciência da realidade, da mudança, da política social e consciência cidadã. Outra atividade a ser trabalhada é a produções de textos, tais como: (1) convivência entre as pessoas em sociedade; (2) a vida e a sociedade em que vivemos; (3) leitura e comentários da coleção de livros do cartunista Ziraldo; (4) interpretação de textos jornalísticos que tratam o trânsito da cidade; (5) análise de dados estatísticos sobre frota de veículos e número de acidentes; e (6) estudo dos meios naturais construídos pelo homem, que fazem parte do contexto social dos alunos e ampliação da visão de mundo. Para complementar tais atividades, sugerimos: (1) realização de trabalhos de casa, que podem ser individuais ou em grupo; (2) pesquisas em instituições públicas ou na internet; (3) entrevistas com guardas de trânsito e outras pessoas; (4) criação de poesias, músicas, cartazes, paródias, tabelas, gráficos, mapas e maquetes; (5) realização de apresentações de teatro e dramatizações; (6) realização de concurso de desenhos e redações com temática trânsito; (7) criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da Escola; e (8) mapeamento do percurso escola/casa; e (9) apresentação de documentários em DVD.
  5. 5. Trabalhar o trânsito de forma ampla e participativa permite aos alunos analisar os problemas, as situações e os acontecimentos dentro de um contexto e em sua globalidade, utilizando, para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e sua experiência socio-cultural (Faria, 2008). Abaixo apresentamos idéias de conteúdos que podem ser trabalhados nas diferentes disciplinas, sempre com enfoque multidisciplinar. CONTEÚDO A SER TRABALHADO EM SALA DE AULA A) PORTUGUÊS - Leitura de textos sobre trânsito, - Elaboração de redações e poesias com essa temática, - Interpretação de placas de trânsito com os seus significados, - Pesquisas dos fatos e noticias de acidentes causados no trânsito na cidade, - Debates e apresentação de vídeos. B) MATEMÁTICA - Desenhos geométrico, - Cálculo das multas de transito, - Elaboração de gráficos de acidentes de trânsito. C) Ed. FÍSICA - Estudo da velocidade dos veículos, - Estudo do atrito, - Direção dos ventos e os balões, - Estudo das marés e correntes marítimas. D) ARTES - Composição de músicas e paródias, - Cores dos semáforos, - Organização de teatros e dramatizações, - Desenhos de faixas educativas, - Recortes e confecção de meios de transportes com utilização de materiais recicláveis.
  6. 6. E) HISTÓRIA - História dos meios de transporte, - Origem e aspectos das profissões ligadas ao trânsito, - As grandes navegações – as caravelas portuguesas e espanhóis. F) GEOGRAFIA - O trânsito urbano, rural e nas grandes cidades, - Noção de espaço das vias urbanas e ciclovias, - Estudo de mapas de rodovias e estradas vicinais, - Conhecimento das leis que regulamenta e instilucializam os espaços, - Estudo da altitude, latitude, longitude e coordenadas geográficas com ênfase nos trasnportes aéreos e marítimos. G) CIÊNCIAS/ MEIO AMBIENTE - Primeiros socorros, - Poluição do Ar, - Aquecimento Global, - Combustíveis fósseis e biocombustíveis. ATIVIDADES EXTRA-CLASSE Há uma grande possibilidade de atividades “Extra-classe” para se trabalhar a temática do trânsito na Escola, entre as quais: - Passeios ao redor da Escola para que os alunos possam conhecer as formas de sinalização (faixas), placas e semáforos. - Passeio ciclístico na comunidade . Nesse trabalho é importante que o professor oriente e demonstre aos alunos como utilizar a bicicleta como meio de transporte seguro e ecologicamente correto.
  7. 7. - Realizar panfletagem de textos informativos para a comunidade em vias públicas, sempre com o acompanhamento de “Agentes de Trânsito” ou de Policiais Militares. - Realizar uma passeata na "Semana Nacional do Trânsito" com intuito de promover uma reflexão em todos os seguimentos da comunidade sobre a importância de trabalharmos juntos pela “paz no trânsito”. - Visita às Unidades de Saúde (Hospitais, Clínicas, Postos de saúde etc.) para observação de pessoas vítimas de acidentes no trânsito. Destacamos que as atividades práticas “Extra-classe” permitem que os alunos entrem em contato com os conteúdos disciplinares a partir de conceitos concretos e práticos. Nessa perspectiva, os conteúdos deixam de ser um fim em si mesmos e passam a ser meios para ampliar a formação dos alunos e sua interação com a realidade, de forma crítica e dinâmica. Há também o rompimento com a concepção de "neutralidade" do tema trabalhado, que passa a ganhar significados diversos, a partir das experiências sociais dos alunos (Faria, 2008). Sabemos que um enfoque globalizador deve ser dado às questões do trânsito. As aulas e demais atividades devem receber uma abordagem que seja centrada na resolução de problemas significativos. Para isso, o professor deve coordenar o processo ensino- aprendizagem de modo a criar situações problematizadas, introduzindo novos conceitos e informações, dando condições para que os alunos avancem em seus esquemas de compreensão da realidade. Nisso, os alunos se apropriam desses novos conteúdos, auxiliados pelo professor, que cria situações para que isso aconteça e de forma significativa. Para tanto, é necessário que o educando esteja compromissado com sua contínua mudança pessoal e com a aplicação da visão holística no processo educativo.
  8. 8. RECURSOS MATERIAIS Nesse tópico apresentamos de forma detalhada os recursos materiais básicos necessários para a execução do “Projeto Trânsito na Escola”. A – MATERIAL DIDATICO Resma de papel A4, Cartolinas e papel crepom, Tesouras, cola branca e fita adesiva, Pincel atômico, Pincel para pintura, Tinta guache, Caixas de lápis-de-cor, Caneta hidrocor, Revistas, jornais, gibis e folhetinhos etc. B – MATERIAL DE APOIO Aparelho de DVD, TV , Filmes de DVD, Aparelho de som portátil, CD's diversos, Máquina fotográfica digital.
  9. 9. AVALIAÇÃO A avaliação do “Projeto Trânsito na Escola” se dará durante todo o processo pedagógico, de maneira que os profissionais de educação e demais colaboradores possam obter informações e dados indicativos do aprendizado que pode ser medido através da participação, interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas em “Classe” e “Extra-classe”. Além disso, o professor e a equipe administrativa da Escola poderão observar a mudança de comportamento, de atitude, de postura ética e moral, nos educandos e demais segmentos da Escola. Isso será observado na convivência social, no contexto do trânsito enquanto pedestres, ciclistas, passageiros e futuros condutores. Haverá também a divulgação de um “Informativo”, que ocorrerá a cada seis meses, e a publicação do “Relatório de Gestão” do Projeto, em dezembro, serão dois instrumentos importantes de avaliação de todas as atividades e parcerias desenvolvidas no decorrer de cada ano. Esses trabalhos servirão para sistematizar a organização das ações, permitindo uma análise acurada dos dados, bem como para criar uma melhor transparência na gestão do Projeto.
  10. 10. BIBLIOGRAFIA Bogue, E.A.T.; Ferreira, M.A.S.; Silva, M.H.G. 2008. Trânsito - “Educação, Participação e Consciência”. Curso de Mídias na Educação – Ciclo Básico – Universidade Federal de Campo Grande (MS). 7p. BRASIL. 1997. Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 24 de setembro de 1997. BRASIL. MEC / Secretaria de Educação Média e Tecnológica. 1999. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasília (DF). Faria, E.O.F. 2008. Desenvolvendo um projeto com o tema trânsito. APATRU – Associação de preventiva de acidentes e assistência às vitimas do trânsito. São José do Rio Preto (SP). Disponível em: http://www.transitocomvida.ufrj.br/DesenvolvendoProjetoComTemaTransito.asp JESUS, DAMÁSIO. Notas ao art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro: Crime de Embriaguez ao Volante. Disponível em: http://www.transito.hpg.ig.com.br Lobo, B.L. 2008. Projeto Trânsito. Disponível em: http://brunaleaolobo.blogspot.com/2008/08/projeto-transito.html Prefeitura Municipal de Gurupi / Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED). 2005. Projeto Educação para o Trânsito. Gurupi (TO). 14p. Rodrigues, J.N. 2007. Placar da Vida: uma analise do Programa ¨Paz no Trânsito” no Distrito Federal. (Dissertação de Mestrado em Sociologia). Brasília. Universidade de Brasília. 116p. Disponível em: http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=32144564 SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Capoeira Viva. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1047416 SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Dança de Rua é Cidadania. Gurupi (TO).
  11. 11. Anexos Atividades para os pais em casa DICAS PARA OS PAIS EDUCAREM AS CRIANÇAS - Jamais deixe de usar cadeiras e cinto de segurança ao transportar crianças em veículos. E faça o mesmo! Seu filho vai se espelhar em você na hora de agir no trânsito; - Quando estiver andando com seu filho na rua, aproveite para explicar sobre as leis de trânsito, placas e semáforos e do respeito que deve existir com pedestres, ciclistas e motoristas. É preciso dar o exemplo de uma convivência civilizada e humanizada no trânsito; - Ao atravessar a rua, segure seu filho no pulso. Pela mão ele pode se soltar com facilidade de você; - Vão fazer um passeio de bicicleta? Separe o kit de segurança e escolha um local seguro para se divertirem. Fontes: ONG Criança Segura, DENATRAN (Adaptado) Atividades propostas 1) O texto que você leu é: ( ) narrativo. ( ) descritivo. ( ) informativo. 2) O texto lido é direcionado: ( ) aos ciclitas. ( ) aos pais. ( ) aos filhos. 3) Segundo o texto, de cada 100 crianças mortas no trânsito; ( ) metade tem de 0 a 14 anos. ( ) 40 têm de 0 a 14 anos. ( ) mais da metade tem 14 anos. 4) Ainda segundo o texto, os pais devem educar os filhos: ( ) pelo castigo. ( ) através de ameaças. ( ) pelo exemplo. 5) Sublinhe no texto a fala de uma especialista que justifica sua resposta ao item 4. 6) De acordo com o texto, os seguintes hábitos ou atitudes devem fazer parte do trânsito: ( ) imprudência. ( ) respeito. ( ) prevenção. ( ) brincadeira. 7) Leia o texto em casa com o papai e a mamãe.

×